Fui diagnosticada com doença de graves, fiz tratamento com iodoterapia após 2 anos do tratamento com
4
respostas
Fui diagnosticada com doença de graves, fiz tratamento com iodoterapia após 2 anos do tratamento com iodo, meus hormônios foram regulando, e evoluiu para um hipertireoidismo, que era o esperado, porém a cada 2 ou 3 meses oscila entre hipo e hipertireoidismo, por que isso acontece?
Bom dia. Infelizmente alguns casos de doença auto-imune da tireóide podem assumir um padrão como o seu - oscilando entre hipo e hipertireoidismo. Nesses casos, é fundamental conversar com o seu endocrinologista sobre a possibilidade de se fazer um tratamento definitivo - seja com uma nova tentativa com iodoterapia, cirurgia ou tratamento combinado (bloqueador + reposição). Para isso, não deixe de perguntar para um médico experiente nesse assunto. Marque um endocrinologista com título de especialista. Boa sorte. Saúde!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Em alguns casos após o tratamento com iodo radioativo para doença de Graves, pode acontecer de não se conseguir atingir o hipotireoidismo. Diz-se que houve resposta parcial ao tratamento. Nesses casos pode ser realmente necessário um tratamento definitivo com cirurgia. Procure o seu médico para maiores orientações.
Compreendo sua frustração com essa oscilação após a iodoterapia para Doença de Graves. A iodoterapia visa reduzir a função da tireoide, e o eutireoidismo/hipotireoidismo são desfechos esperados, pois são mais fáceis de gerenciar. No entanto, o efeito do iodo radioativo sobre as células tireoidianas é gradual e pode ser heterogêneo. Algumas células podem ser inativadas mais rapidamente que outras, ou a destruição pode ser desigual na glândula.
O seu caso precisa ser individualizado. Pode haver necessidade de ajuste de dose de hormonio, ou reativação de doença, ou até mesmo algum fator confundidor no laboratório. É fundamental que você revise exames novos e antigos com seu médico para encontrar a solução.
Lembre-se: Esta não é uma consulta médica. É crucial manter o acompanhamento rigoroso com seu endocrinologista para ajustar a medicação e monitorar esses níveis, buscando a estabilidade ideal.
O seu caso precisa ser individualizado. Pode haver necessidade de ajuste de dose de hormonio, ou reativação de doença, ou até mesmo algum fator confundidor no laboratório. É fundamental que você revise exames novos e antigos com seu médico para encontrar a solução.
Lembre-se: Esta não é uma consulta médica. É crucial manter o acompanhamento rigoroso com seu endocrinologista para ajustar a medicação e monitorar esses níveis, buscando a estabilidade ideal.
É comum que um tempo após o tratamento com iodo radioativo o paciente evolua para hipotireoidismo. Se foi o seu caso e atualmente você está em uso de levotiroxina (o hormônio tireoideano), é provavel que essa oscilação signifique necessidade de ajuste de dose da medicação. É necessário passar por avaliação em consulta.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, fiz uma ultrassonografia da tireóide e o resultado foi Sinais de tireoidopatia difusa com padrão ecotextural compatível com tireoidite. Tireóide tópica com dimensão aumentadas e contornos lobulados. A ecotextural é difusamente heterogênea com múltiplas áreas hipoecigenicas mal delimentadas confluentes,…
- Fiz cirurgia de CA de tereode a cinco meses sinto um bolo na garganta até hoje e normal ?
- Fiz Tiroidectomia Parcial devido à um bocio e na biópsia veio o resultado de Tireoidite Linfócita Crônica Betesda 2. Após 40 dias de cirurgia fiz exames de sangue T4 1.04, TSH 5.15, anti-tireoglobulina 339. Nesse caso é indício de nova cirurgia?
- Tireóide bócio mergulhante impede de assumir concurso?
- Olá tenho uma suspeita de neoplasia Folicular na tireóide, recentemente descobri um cisto no ovário e a ginecologista receitou Dienogeste, há uma contra indicação nesse caso?
- Tenho 22 anos e estou com tireoide típica, dimensões normais, contornos nítidos, ecogenicidade preservada e ecotextura heterogênea , imagem nodular, sólida, hipoecogenica, de contornos regulares, com halo fino e completo, sem calcificações, localizada no terço superior / médio do lobo direito, medindo…
- 1ª PAAF - Atipias de Significado Indeterminado neste caso se refere à presença exclusiva de células de Hürthle com arquitetura folicular e sobreposição celular, podendo corresponder à nódulo hiperplásico em Lesão Benigna ou a Neoplasia de Células Oncocíticas (Células de Hürthle), não sendo possível…
- fiz tireoidectomia total em 2011 ,meu exame de tsh esta em 7,78 está alto correto?
- Fiz tereoidectomia total e meu exame t4 deu 0,77.ta normal?
- dos 17 aos 19 anos de idade fiquei sem ter nenhum ciclo menstrual, ao investigar com exames de sangue meu TSH estava em 446,0 mesmo após repetir esse exame diversas vezes, esse de fato foi o resultado final, fui diagnosticada com Tireoidite de Hashimoto pelo exame de sangue e também pelo USG (que apresentou…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 859 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.