Fui diagnosticada com doença de graves, fiz tratamento com iodoterapia após 2 anos do tratamento com

4 respostas
Fui diagnosticada com doença de graves, fiz tratamento com iodoterapia após 2 anos do tratamento com iodo, meus hormônios foram regulando, e evoluiu para um hipertireoidismo, que era o esperado, porém a cada 2 ou 3 meses oscila entre hipo e hipertireoidismo, por que isso acontece?
Dr. Thiago Limoli
Endocrinologista
São Paulo
Bom dia. Infelizmente alguns casos de doença auto-imune da tireóide podem assumir um padrão como o seu - oscilando entre hipo e hipertireoidismo. Nesses casos, é fundamental conversar com o seu endocrinologista sobre a possibilidade de se fazer um tratamento definitivo - seja com uma nova tentativa com iodoterapia, cirurgia ou tratamento combinado (bloqueador + reposição). Para isso, não deixe de perguntar para um médico experiente nesse assunto. Marque um endocrinologista com título de especialista. Boa sorte. Saúde!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. André Pires Cortez
Cirurgião de cabeça e pescoço
Fortaleza
Em alguns casos após o tratamento com iodo radioativo para doença de Graves, pode acontecer de não se conseguir atingir o hipotireoidismo. Diz-se que houve resposta parcial ao tratamento. Nesses casos pode ser realmente necessário um tratamento definitivo com cirurgia. Procure o seu médico para maiores orientações.
Dr. ROMULO OPPENHEIMER
Endocrinologista
São José dos Campos
Compreendo sua frustração com essa oscilação após a iodoterapia para Doença de Graves. A iodoterapia visa reduzir a função da tireoide, e o eutireoidismo/hipotireoidismo são desfechos esperados, pois são mais fáceis de gerenciar. No entanto, o efeito do iodo radioativo sobre as células tireoidianas é gradual e pode ser heterogêneo. Algumas células podem ser inativadas mais rapidamente que outras, ou a destruição pode ser desigual na glândula.

O seu caso precisa ser individualizado. Pode haver necessidade de ajuste de dose de hormonio, ou reativação de doença, ou até mesmo algum fator confundidor no laboratório. É fundamental que você revise exames novos e antigos com seu médico para encontrar a solução.

Lembre-se: Esta não é uma consulta médica. É crucial manter o acompanhamento rigoroso com seu endocrinologista para ajustar a medicação e monitorar esses níveis, buscando a estabilidade ideal.
Dra. Deborah Zylberberg Livi
Endocrinologista, Especialista em clínica médica
Taubaté
É comum que um tempo após o tratamento com iodo radioativo o paciente evolua para hipotireoidismo. Se foi o seu caso e atualmente você está em uso de levotiroxina (o hormônio tireoideano), é provavel que essa oscilação signifique necessidade de ajuste de dose da medicação. É necessário passar por avaliação em consulta.

Especialistas

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Heleine Laudelina de Almeida

Heleine Laudelina de Almeida

Endocrinologista, Especialista em medicina estética

Rio de Janeiro

Rafael Kitayama Shiraiwa

Rafael Kitayama Shiraiwa

Endocrinologista

São Paulo

Giulianna Pansera

Giulianna Pansera

Médico clínico geral

São Paulo

Alana Rocha Puppim

Alana Rocha Puppim

Endocrinologista, Médico de emergência, Médico clínico geral

Vila Velha

Dimona Macêdo

Dimona Macêdo

Endocrinologista

Barreiras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 859 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.