Fui diagnosticada com otosclerose no ouvido esquerdo. A deficiência na audição não está afetando

3 respostas
Fui diagnosticada com otosclerose no ouvido esquerdo. A deficiência na audição não está afetando minha vida, mas o barulho que ouço na cabeça tem me incomodado muito. Minha pergunta é se apenas com aparelho auditivo posso minimizar o problema ou se tem tratamento? Não quero recorrer a cirurgia.
Prezada paciente-internauta,

A Otosclerose é uma rara causa de deficiência auditivan e zumbido que, "dá ao paciente a opção da cirurgia" - diferentemente da maior parte dos demais casos.

É fato que, com a tecnologia digital, as próteses auditivas do tipo AASI (aparelho de amplificação sonora individual) estão cada vez melhores e provendo maiores facilidades na adesão pelos pacientes; no entanto, a cirurgia te trará a possibilidade de um resultado permanente, com a regressão dos sintomas por muitos anos ou até mesmo definitivamente, dependendo do caso, em que pese, é claro, os riscos mínimos, mas existentes deste ato operatório.

Lembrando que os resultados com os derivados dos fluoretos, citados na resposta de meu colega acima como possibilidade de tratamento cklínico-medicamentoso são muito ruins, com altas taxas de efeitos adversos e pouquíssima melhora efetiva do quadro.

Para os zumbidos, ainda temos a habituação ou TRT, terapia à base de som que poderá auxiliar também.

Minha cara, o zumbido é muito incômodo mesmo na otosclerose. Em alguns casos é possível
entrar com medicação para retardar a progressão da perda auditiva, e com isso minimizar esse sintoma. Porém, inexoravelmente, ocorre piora após alguns anos de doença. O aparelho auditivo é uma opção válida sim, e vc pode testá-lo durante algum tempo antes de adquiri-lo. A cirurgia é uma ótima opção, dependendo do caso. Talvez seja algo para se pensar com mais calma, mas vc não deve deixá-la totalmente fora de cogitação. Um abraço e boa sorte!
Muito bem explicado pelos colegas acima porém vale lembrar que pode ocorrer perda total da audição e vertigens pós operatórias na cirurgia da otosclerose, variando em até 5 % dos casos operados. Por isto só opere sem realmente se convencer entre os benefícios de melhora com os riscos. Em nossa clínica optamos pele cirurgia caso não haja riscos maiores do paciente.