fui diagnosticado clinicamente com a Síndrome de Ehlers-Danlos hipermovel (SEDh), e minha reumatolog

3 respostas
fui diagnosticado clinicamente com a Síndrome de Ehlers-Danlos hipermovel (SEDh), e minha reumatologista comentou que o TDAH é uma manifestação comum associada à síndrome. Ela sugeriu que eu "continuasse no meu seguimento clínico", mas, no momento, não tenho nenhum acompanhamento voltado para isso.
vale a pena, de fato, procurar ajuda especializada para o TDAH nesse contexto, já que ele parece ser uma parte da SEDh?.
exite bibliografia confiavel sobre o tema?.
que tipo de ajuda seria a mais indicada? Devo buscar um neurologista, um psiquiatra (especializado em TDAH ou em condições complexas), ou outro profissional?.
 Matheus De Oliveira Silva
Psicólogo, Psicanalista
Ipiaú
Mesmo quando o TDAH aparece associado à síndrome de Ehlers-Danlos hipermóvel, ele merece atenção própria. Buscar ajuda especializada não é exagero, é cuidado. Uma avaliação adequada pode ajudar a diferenciar o que vem da condição física e o que pode ser tratado de forma específica, trazendo mais qualidade de vida. Cuidar da saúde mental também é parte do seguimento clínico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde.

Bibliografia associando SEDh com TDAH existe sim, mas desconheço se existem protocolos de tratamento específicos para esse tipo de caso e acho que pode não ser necessário haver um protocolo específico.

Recomendo que você observe o seguinte: existe algum aspecto associado ao TDAH que está te gerando sofrimento ou incômodo? Se sim, basta para procurar ajuda nessa questão. O tratamento mais adequadro para esse tipo de caso é o multiprofissional entre psicólogos e psiquiatras. Caso você não saiba ao certo se tem essa condição, também poderia ser interessante fazer a avaliação CASO tenha algo te incomodando em sua vida.

Se não há sofrimento ou incômodo em assuntos associados ao TDAH, não vejo razões para haver um tratamento.
Olá, como vai?
Apesar de estarem associados, será que você apresenta os sintomas do TDAH? No seu relato isso não fica evidente. Você mesmo se percebe apresentando os sintomas clássicos do TDAH? Se caso sim, seria interessante você procurar primeiro um psicólogo, para poder conversar sobre o seu diagnóstico de SEDh e como ele atravessa sua vida, além disso o profissional pode te avaliar, conforme as sessões se ocorrem. Ele também pode e realizar os encaminhamentos necessários aos médicos que você citou, se caso for necessário. Dependendo do caso, a partir da mudança de rotina e a psicoterapia os aspectos do TDAH tendem a diminuir, mas há outros casos que o uso da medicação é necessária para poder ocorrer as mudanças. Nesse caso, se tiver dificuldades, procure um terapeuta ocupacional.
Espero ter ajudado, fico à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.