Fui diagnosticado com feucromocitoma a mais ou menos um ano. Atualmente, meu médico conseguiu contro

2 respostas
Fui diagnosticado com feucromocitoma a mais ou menos um ano. Atualmente, meu médico conseguiu controlar minha pressão, e o cardiologista a arritmia.
Diante disso, posso fazer alguma atividade física ? Tipo: capoeira, musculação... De forma moderada
Olá! A prática de exercícios físicos em um paciente com uma doença como o Feocromocitoma, que envolve o excesso de catecolaminas no sangue, só é recomendada após uma avaliação cardiológica cuidadosa. Não deixe de consultar seu cardiologista. Atenciosamente, Felipe

O diagnóstico de feocromocitoma, um tipo raro de tumor que geralmente se desenvolve nas glândulas adrenais e pode causar elevação da pressão arterial e arritmias, traz consigo muitas considerações importantes sobre o estilo de vida, incluindo a prática de atividades físicas. É encorajador ouvir que, com a ajuda do seu médico, você conseguiu controlar a pressão arterial e a arritmia, dois dos sintomas mais desafiadores associados a essa condição.

Quando se trata de atividade física após o diagnóstico de feocromocitoma, a chave é a moderação e a personalização do exercício de acordo com suas capacidades e condição de saúde atual. Atividades físicas, quando realizadas de forma adequada, podem trazer benefícios significativos para a saúde geral, incluindo melhor controle da pressão arterial, fortalecimento do coração e dos músculos, melhoria do humor e do bem-estar geral.

Capoeira e musculação, as atividades que você mencionou, são formas de exercício que podem ser adaptadas para diferentes níveis de intensidade e habilidade. No entanto, é crucial que qualquer programa de exercícios seja iniciado sob a orientação de profissionais de saúde e, se possível, com o acompanhamento de um educador físico ou um fisioterapeuta especializado. Eles poderão ajudá-lo a desenvolver um plano de exercícios que seja seguro e eficaz, considerando sua condição específica e os riscos associados.

Antes de iniciar qualquer nova atividade física, é essencial discutir com seu médico e com a equipe que está acompanhando seu tratamento. Eles avaliarão sua condição atual, os riscos potenciais e os benefícios da atividade física para você. Em alguns casos, podem ser necessários ajustes no tratamento ou monitoramento adicional para garantir que a atividade física seja segura e benéfica.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem holística ao seu plano de cuidados, incorporando atividade física de maneira segura e eficaz. Essa abordagem considera não apenas os aspectos físicos do exercício, mas também como ele se integra ao seu bem-estar emocional e mental, promovendo uma recuperação mais completa e um estilo de vida saudável de longo prazo.

Em resumo, com o controle adequado da pressão arterial e da arritmia, e sob orientação médica, é possível incorporar atividades físicas como capoeira e musculação à sua rotina. No entanto, a segurança deve sempre vir em primeiro lugar, e qualquer atividade deve ser adaptada às suas necessidades individuais e condição de saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.