Fui diagnosticado com taquicardia sinusal! eu sinto falta de ar dor no peito com uma ardencia dor na

3 respostas
Fui diagnosticado com taquicardia sinusal! eu sinto falta de ar dor no peito com uma ardencia dor na nuca e dor nas costas, o medico disse que era ansiedade, posso estar tranquilo? e se fizer infarto como distinguir a dor?
Dr. Alessandro Rocha Milan de Souza
Cardiologista, Médico clínico geral, Intensivista
Rio de Janeiro
De fato o conjunto de sintomas descrito não é típico de doença cardíaca.
A dor de origem cardíaca ( coronariana) não é, necessariamente, acompanhada de taquicardia sinusal.
Na dependência dos fatores de risco do paciente, atividade profissional e/ ou preferência do paciente, seguiria na investigação de doença cardíaca.

Por mais que ansiedade seja uma hipótese provável, os pacientes tem muitas dificuldade de aceitar um diagnóstico de doença psiquiátrica sem a objetividade de um exame complementar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ulisses Lima Gomes
Cardiologista, Médico clínico geral
Piracicaba
A Taquicardia Sinusal é caracterizada ao eletrocardiograma por rítmo cardíaco normal, porém com frequência cardíaca elevada. Quando vem acompanhada de dor torácica com ou sem irradiação para as costas, sensação de "querer puxar o ar que não vem até o final", formigamento nas mãos e/ou rosto, tontura, dentre outros sintomas, realmente pode significar quadro de ansiedade. Em relação à dor no peito, o mais importante é a característica da mesma e seu médico deverá ser o responsável por identificar o dignóstico. Em caso de persistência de dúvidas, principalmente se o diagnóstico inicial foi de ansiedade e para que a mesma não se exacerbe ainda mais, o correto é retornar ao seu cardiologista para reavaliação com ou sem a realização de exames auxiliares, tais como ecocardiograma e teste ergométrico, até que as mesmas sejam sanadas e o paciente esteja seguro quanto ao diagnóstico.
Dr. Leonardo Fernando Ferrari Nogueira
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
O quadro de dor no peito de causa cardíaca e anginosa é definida pelas características da dor por um médico. Existem outras causas de dores no peito e a ansiedade é uma delas. Quanto ao eletrocardiograma, a taquicardia sinusal não é uma doença, apenas quer dizer que a freqüência cardíaca está elevada, mas dentro do ritmo cardíaco normal.

Se você ainda tem dúvidas quanto a dor que sente, sugiro que retorne ao cardiologista para nova avaliação. Tire todas suas dúvidas na consulta, e caso seja descartado causas cardíacas, peça orientação

Especialistas

Fábio M. Fernandes Nunes

Fábio M. Fernandes Nunes

Cardiologista, Médico clínico geral, Nutrólogo

Uberlândia

Agendar uma visita
Daniel Petlik

Daniel Petlik

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Ottávia Helbok

Ottávia Helbok

Médico clínico geral

Rio Do Sul

Marcel Henrique Sakai

Marcel Henrique Sakai

Cardiologista

Cascavel

José Henrique Dias

José Henrique Dias

Cardiologista

Santo André

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 727 perguntas sobre ECG (eletrocardiograma)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.