Fui diagnosticado com TDAH, estou domando ritalina 10mg a pouco mais de um mês, vou iniciar a terapi

3 respostas
Fui diagnosticado com TDAH, estou domando ritalina 10mg a pouco mais de um mês, vou iniciar a terapia com psicóloga agora, mas percebo que o efeito tão importante de "calar as vozes, os 1000 pensamentos da minha cabeça" já não está sendo igual no começo!! é normal?
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
Não é normal que ocorra a diminuição dos efeitos já antes atingidos em tão pouco tempo, mas é uma possibilidade. Converse com seu psiquiatra para avaliar tratativas terapeuticas para seu caso (trocar medicação, aumentar dose) e etc.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Theodor Lowenkron
Psiquiatra, Psicanalista
Rio de Janeiro
O medicamento já está fazendo efeito. A psicoterapia vai trazer também benefícios. Abraço.
Sim, é normal perceber que o efeito da Ritalina (metilfenidato) parece menos intenso após algumas semanas de uso; no início, muitas pessoas sentem uma melhora muito forte na concentração e na sensação de “acalmar a mente”, mas conforme o cérebro se ajusta ao medicamento, essa sensação pode diminuir mesmo que ele ainda esteja funcionando, e fatores como dose, horário de administração, alimentação e sono influenciam como você percebe o efeito, por isso não se deve mudar ou interromper a medicação sozinho, e a terapia com psicólogo vai ajudar a desenvolver estratégias de atenção, organização e controle dos pensamentos que funcionam junto com o medicamento e podem se tornar o suporte mais importante a longo prazo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.