Fui submetida a procedimento cirúrgico (tumorectomia), e a análise do material retirado indicou "hiperplasia

3 respostas
Fui submetida a procedimento cirúrgico (tumorectomia), e a análise do material retirado indicou "hiperplasia ductal com atipia". O laudo ainda caracterizou lesão do tipo RE+ e HER2-, com Ki67 igual a 15%. Qual seria o seguimento ideal do tratamento? Há risco de carcinoma subdiagnosticado?
Em geral, quando a lesão é completamente ressecada, não há mais risco de carcinoma. A hiperplasia com atipias é uma lesão marcadora de risco para desenvolvimento de um câncer de mama. Nos casos onde o RE (receptor de estrogênio) é positivo, medicamentos para diminuir esse risco podem ser receitados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nao ha risco de carcinoma. Se o laudo do patologista esta correto e a lesão foi toda ressecada, nesse caso nao ha mais nada a se fazer. Esta lesão é uma alteracao da mama, aumenta a chance de ter um cancer de mama no futuro. Para isso deve manter acompanhamento regular com seu médico, com exames periódicos ( da mesma forma que mulheres que nao tiveram essa alteração).
A hiperplasia ductal atípica (HDA) pode ser o seu único achado do exame anatomo-patológico (biópsia) e, não havendo comprometimento das margens cirúrgicas ou lesões residuais em exames de imagem, seu seguimento será clínico e imaginológico. Pacientes com HDA geralmente são acompanhadas em intervalos mais curtos de tempo, por se tratarem de grupo de risco mais aumentado para desenvolvimento de lesões. O emprego de inibidores hormonais deverá ser discutido com seu médico, em virtude de riscos e benefícios para cada paciente individualmente.

Especialistas

Adriano Meira Oliveira

Adriano Meira Oliveira

Mastologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 235 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.