Fui vítima de abuso sexual na infância, e gostaria de saber informações sobre quais tratamentos devo

30 respostas
Fui vítima de abuso sexual na infância, e gostaria de saber informações sobre quais tratamentos devo procurar. Grata
O Acompanhamento psicológico, seria muito importante. Você teria esse espaço para expressar o que sente em relação ao que ocorreu.
Estou a disposição!

atendimento psicológico para você entender melhor sobre os acontecimentos
Eventos traumáticos como abusos sexuais podem gerar traumas e dificuldades para lidar com situações do mundo cotidiano. Se sentir que precisa de ajuda, procure um psicólogo com o qual você se sinta confortável.
Olá,
A primeira pergunta é: como isso impacta sua vida hoje? Isso deverá direcionar sua escolha para tratamento. Talvez o abuso sexual não tenha impacto direto na sua vida, mas basicamente para escolher um profissional psicólogo o indicado é você ler sobre a formação do psicólogo, verificar se é importante pra você que seja uma pessoa mais velha ou de algum gênero específico (lembrando que isso não determina a competência de nenhum profissional) e marcar uma consulta! Eu recomendaria você buscar a terapia cognitivo-comportamental, pois você poderá te ajudar muito! :)
É importante que você procure um profissional da psicologia, para que ele possa te acolher, e entender o que esse abuso lhe causou, uma vez que toda violência sexual, compreendida como toda ação na qual uma pessoa sofre, são frequentes os sentimentos de medo, sensação de solidão, vergonha e culpa, são sentimentos que muitas vezes vão surgindo de graus variáveis, que podem acarretar consequências imediatas ou tardias como fobia, pânico e depressão.
fico a disposição!
Boa noite
Seria interessante você estar fazendo uma avaliação com um profissional de psicologia para identificar os sintomas e possíveis transtornos que esse acontecimento lhe trouxe, e então trabalhar em cima desse diagnóstico, e se necessário encaminhar você para tratamento medicamentoso. Precisando estou a disposição.
É fundamental procurar um acompanhamento psicológico, É trabalhar as " sequelas"emocionais que possam estar desencadeando possíveis sintomas que estejam bloqueando o percurso natural de sua vida em diferentes aspectos.
Me coloco a disposição
Olá! Acompanhamento psicológico, mas você precisa desejar realizá-lo, pois só assim o trabalho poderá ser realizado de forma adequada. Há determinadas situações que vivemos que nos impedem de prosseguir, de crescer, e só com a devida ajuda será possível se conscientizar e fechar situações inacabadas. Estarei aqui se desejar.
Olá! Te indico um acompanhamento psicoterápico, com um profissional da psicologia.
O abuso sexual infantil tem repercussões traumáticas na vida adulta de dimensões incalculáveis. Pode comprometer aspectos relacionados a sua vivência sexual, seus relacionamentos, sua autoestima. É necessário um acompanhamento terapêutico com psicólogo para a ressignificação desse momento.
Ola! Oriento acompanhamento com psicóloga que tenha conhecimento na área de violência sexual e sexóloga.
Olá!
Sim, se está te fazendo questão está na hora de procurar ajuda. Deve ter muito a falar sobre esse acontecimento e seus efeitos na sua vida.
Se decidir, me procure.
A psicoterapia pode ajudar você a elaborar o sofrimento do que aconteceu (passado), a ressignificar esse trauma em sua vida hoje (presente) e desenvolver estratégias psicológicas para não viver como vítima desse trauma por toda a vida (futuro). Se quiser marcar uma consulta, estou a disposição.
Essa é uma pergunta delicada e requer atenção na resposta. O primeiro passo importante é tentar entender quais efeitos este trauma gerou na sua vida e de qual forma você é ainda hoje afetada por isso que te aconteceu.
As pessoas vivem uma mesma experiência de formas diferentes: não há fórmulas mágicas. Seria muito interessante que você pudesse iniciar um processo de terapia com uma psicóloga, pois neste processo você poderá justamente elaborar esse trauma, entender os efeitos dele na sua vida e superar - em alguma medida - os "restos" deste trauma que se mantém presentes na tua vida (ainda que hoje você talvez não veja-os).
No entanto, é importante que você tenha desejo de fazer terapia. Quando o paciente inicia a terapia sem desejar fazê-la, apenas porque alguém indicou ou porque se sente pressionado de alguma forma, o tratamento não anda. Para que a terapia funcione é necessário se colocar de forma ativa nela, e isso acontece somente na medida que você tenha interesse real de se tratar.
Alguns colegas indicam que você procure uma psicóloga que trabalhe com "teoria A" ou com "teoria B", mas isso é besteira. O importante é você encontrar uma profissional que você se sinta acolhida e confortável para poder falar de sua vida, de seus medos, de seus traumas e de suas angústias. Todas as teorias psicológicas possuem arsenal suficientemente qualificado e rico para lidar com a sua questão. Aposte em uma boa profissional, e não em uma teoria.
Se quiseres conversar sobre a possibilidade de iniciar um tratamento, eu me ponho a sua disposição.
Um abuso sexual geralmente traz conflitos internos que podem impactar nos relacionamentos interpessoais, amorosos, bem como na relação consigo próprio de forma bastante expressiva. Portanto, a Psicoterapia com um profissional Psicólogo que te proporcione acolhimento e confiança, lhe ajudará no entendimento e na 'cura' interna desta vivência tão desoladora.
Olá, você me parece ser uma pessoa bem objetiva portanto eu também serei. Sua questão é delicada e requer um olhar amoroso e de acolhimento.
A abordagem sistêmica familiar é uma opção que fez muito sentido para mim quando eu passei pelo meu processo terapêutico, por isso agora é a que eu utilizo nos meus atendimentos. Se você quiser saber mais sobre o assunto, estou à disposição para ajudar. Gratidão.
Acredito que seria importante buscar ajuda profissional para trabalhar esse episódio traumático para você. Se precisar estou às ordens. Cristina Fonseca
Olá. Este fato te deixou marcas? Qual a consciência que você tem sobre a interferência desse fato na sua forma de se enxergar, de enxergar o outro e a própria vida.
Surge algum sentimento/pensamento quando você lembra desse fato? Qualquer psicólogo clínico tem a capacidade de dar atenção a esse fato que concorreu na sua vida. Fico na torcida que você encontre um que lhe inspire confiança e que você se sinta acolhida. Boa sorte.
Não temos como apagar o nosso passado.Porém, temos como aprender a lidar com os traumas deste passado, a ponto de podermos compreender, que agora eu posso escolher, decidir e construir o meu presente e futuro, sem pesadelos ou sombras que pareçam monstros. A busca por um psicólogo faz com que eu encontre o bem estar.A psicoterapia faz uma grande diferença, facilita ao indivíduo uma atitude mais autêntica em relação a si próprio,clarifica como agir no futuro em novas direções e a ser construtor de sua existência. Mudança e transformação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Na minha prática profissional utilizo EMDR que é uma abordagem terapêutica indicada para tratamento de transtorno de estresse pós traumático (abuso sexual). No EMDR você realiza o movimento bilateral dos olhos para resignificar traumas de forma rápida e eficaz curando transtornos psicológicos
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
O importante é que você encontre um profissional psicólogo que possa te oferecer uma escuta qualificada, sensível, acolhedora para que seja possível trabalhar as questões provenientes dessa vivência, que pode ser traumática, e desencadeadora de diferentes tipos de sofrimento psíquico. É comum que pessoas que passaram por esse tipo de situação revivam na memória o fato ocorrido, indicando que a experiência foi traumática. O processo de fala e escuta (qualificada) possibilita a construção uma narrativa que permite a elaboração da vivência traumática e das questões dela advindas. Não há solução imediata, mas o convite ao trabalho de 'reconstrução de si' que pode ser uma percurso intenso e transformador.
Tenho certeza de como é difícil para você entrar em contato com este assunto, mas pela sua pergunta vejo que há um interesse em superar essa situação. O atendimento psicológico ajuda muito nisso, pois é possível falar totalmente a respeito e encontrar uma maneira de ressignificar essa situação e seguir de uma mais saudável para você.
Bom dia! A única orientação que lhe passo é de você procurar um psicólogo para conversar sobre essa sua demanda. Daí então vocês juntos analisarem sobre o que lhe aconteceu e se tiver havido prejuízo em relação a sua saúde mental, vocês iniciarem um tratamento adequado.
Agende uma consulta!
Olá! Sinto muito por você ter sido exposto/a à essa experiência. Duas práticas com evidência científica e reconhecimento pela OMS seria o EMDR e a TCC. Espero ter ajudado! Um abraço! :)
Este é um dos traumas mais difíceis de tratamento. Você precisa procurar um psicólogo para poder lidar com o trauma. Com o tempo você conseguirá falar do assunto sem sentir a dor da ferida. Procure ajuda não carregue este fardo sozinha.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Olá! Busque ajuda de um profissional da psicologia, perceba se este abuso tem trazido prejuízos no seu funcionamento e modo de vida atual, uma vez que os traumas ou situações causados por outrem podem impactar na qualidade dos nossos pensamentos e nas relações que estabelecemos. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Psicoterapia, arte, esporte e qualquer coisa do seu agrado.
Olá. Minha orientação é começar com psicoterapia. Abraço.
Como psicanalista, compreendo que o abuso sexual na infância pode ter um impacto significativo na saúde mental e emocional. É importante buscar apoio de um profissional de saúde mental qualificado, como um psicanalista, psicólogo ou psiquiatra, para discutir suas experiências e receber orientação sobre os tratamentos disponíveis. A psicoterapia, em particular a psicoterapia psicanalítica, pode ser benéfica para ajudar a processar o trauma, lidar com o sofrimento emocional e reconstruir a confiança e a autoestima. Além disso, é fundamental receber apoio médico e psicológico para lidar com quaisquer sintomas de estresse pós-traumático ou outras questões de saúde mental relacionadas ao abuso. Lembre-se de que buscar ajuda é um passo corajoso e importante.