Fumar causa crise de pancreatite com dores fortes, tal qual acontece com o álcool?

3 respostas
Fumar causa crise de pancreatite com dores fortes, tal qual acontece com o álcool?
Dr. Eric Pereira
Gastroenterologista
Niterói
Oi. Tudo bem?
O cigarro não é causa de pancreatite, mas é um fator de risco para câncer do pâncreas. O álcool pode gerar pancreatite crônica e crises de pancreatite aguda. Após a primeira crise de pancreatite por álcool é recomendado parar de beber e ainda é necessária a investigação de insuficiência pancreática, que tanto pode comprometer a digestão como gerar o diabetes.
Estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O fumo é um fator de risco, portanto, pode ajudar nas crises.
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação e a dor que crises de pancreatite podem causar. O cigarro, embora não seja diretamente responsável por causar pancreatite, é sim um fator de risco importante para o desenvolvimento de problemas no pâncreas, incluindo o câncer. O fumo contribui para a inflamação crônica e, com o tempo, pode agravar condições já existentes, como a pancreatite. Portanto, embora não cause crises de dor da mesma forma que o álcool, ele pode piorar o quadro geral de saúde do pâncreas e facilitar o surgimento de complicações.

O álcool, por outro lado, é uma causa direta de pancreatite, especialmente em casos de pancreatite crônica, que pode evoluir para crises agudas. Essas crises são bastante dolorosas e, após o primeiro episódio de pancreatite induzida por álcool, a recomendação mais importante é interromper o consumo de bebidas alcoólicas completamente. Continuar a beber pode aumentar o risco de novas crises e, com o tempo, causar danos permanentes ao pâncreas, incluindo insuficiência pancreática e diabetes.

Se você já teve uma crise de pancreatite, é essencial manter um acompanhamento médico regular para avaliar a função pancreática e prevenir futuras complicações. Nesse sentido, parar de fumar e beber são medidas fundamentais para preservar a saúde do seu pâncreas e evitar problemas mais graves no futuro.

Caso queira discutir mais a fundo sobre seu quadro ou esclarecer outras dúvidas, uma teleconsulta pode ser a maneira mais prática e segura de falar com um especialista. Plataformas como a Doctoralia facilitam o acesso a médicos com grande experiência, e você pode fazer isso sem sair de casa. Em tempos de doenças infecciosas como a COVID-19, MPOX, ou Parvovírus B19, a telemedicina é a melhor forma de garantir sua saúde e a de sua família, evitando deslocamentos desnecessários e mantendo sua rotina com mais tranquilidade. Se quiser saber mais ou precisar de acompanhamento, basta clicar no perfil para agendar uma consulta online.

Especialistas

Gilberto Peron Jr

Gilberto Peron Jr

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 170 perguntas sobre Pancreatite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.