gastrite crónica atrófica com metaplasia intestinal com atividade ligeira presença de h pylori e

3 respostas
gastrite crónica atrófica com metaplasia intestinal com atividade ligeira
presença de h pylori e historial de família direta com cancro de estomago
e grave ?
a alguma ligação de poder vir a ter cancro do estomago ?
A infecção pela bactéria Helicobacter pylori está relacionada à atrofia de mucosa gástrica e metaplasia intestinal, sendo esses os primeiros passos para o desenvolvimento de um câncer de estômago, entretanto muitos outros fatores estão envolvidos. O tratamento da bactéria e a vigilância endoscópica são importantes para a detecção de lesões pré-malignas ou até de um câncer precoce, muitas vezes podendo ser tratados pela endoscopia, sem necessitar de cirurgia. Cada caso deve ser avaliado isoladamente. Consulte um bom gastroenterologista para ter o seguimento adequado. Grande abraço.

Olá! Em se tratando de metaplasia intestinal, existem dois tipos, a completa e a incompleta, sendo que a incompleta necessita de um acompanhamento médico mais rigoroso, pois existe um maior risco futuro de desenvolvendo de neoplasia (cancro) gástrica. Pacientes com parentes de 1º grau com história de câncer de estômago, caso possuam a bactéria H.pylori, devem ser tratados para a erradicação da mesma. A bactéria H.pylori está associada alterações nas células do estômago, que a longo prazo, podem levar ao desenvolvimento de câncer gástrico. Pela descrição da sua pergunta, sugiro levar o exame para o médico gastroenterologista realizar todo o tratamento e acompanhamento necessários. Atenciosamente!
A gastrite atrofica e a metaplasia são lesões consideradas precursoras do câncer gástrico. Aumentam a change de desenvolver o câncer, sendo necessário um acompanhamento medico com endoscopias de controle, assim como o tratamento e erradicação do H. Pylori.