Geralmente quando o paciente decide remover o aparelho ortodôntico antes de terminar o tratamento,as
4
respostas
Geralmente quando o paciente decide remover o aparelho ortodôntico antes de terminar o tratamento,as recidivas são totais ou parciais?
Olá! A resposta de sua pergunta envolve diversos pontos e conceitos relacionados ao tratamento ortodôntico que precisam ser esclarecidos:
1. Casos bem finalizados tendem a ser mais estáveis que casos mal finalizados ou interrompidos;
2. Todo caso tratado ortodonticamente tem algum grau de recidiva após sua conclusão, mesmo que imperceptível;
3. Casos onde não é utilizada contenção fixa ou aparelho removível de contenção, tem maior recidiva;
4. É impossível prever quanto de recidiva um paciente terá, caso não utilize contenção, mas sabemos que alguns tipos de movimento recidivam mais que outros.
Espero ter ajudado. Abraços
1. Casos bem finalizados tendem a ser mais estáveis que casos mal finalizados ou interrompidos;
2. Todo caso tratado ortodonticamente tem algum grau de recidiva após sua conclusão, mesmo que imperceptível;
3. Casos onde não é utilizada contenção fixa ou aparelho removível de contenção, tem maior recidiva;
4. É impossível prever quanto de recidiva um paciente terá, caso não utilize contenção, mas sabemos que alguns tipos de movimento recidivam mais que outros.
Espero ter ajudado. Abraços
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
As reicidivas podem ocorrer em graus mais significativos dependendo de diversos fatores específicos como idade, movimentos realizados, características individuais biológicas, hábitos, utilização de contenção e característica da mesma e outros. Procure um ortodontista para esclarecer melhor seu caso baseado em sua individualidade.
Se pretender remover seu aparelho, procure um ortodontista para acompanhar e fazer da forma correta, o fato de querer apenas remover, sem acompanhamento, pode ocasionar alguns danos , fora que pode perder tudo que conseguiu em caráter de movimentação durante o tratamento, sugiro que procure um ortodontista para finalizar de forma correta
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira
Dentista, Especialista em harmonização orofacial
São José do Rio Preto
O correto é ir até o final do tratamento para que tenha estabilidade. Caso termine o tratamento antes da época, mesmo com a contenção poderá ocorrer recidivas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá a todos vocês! Um bracket se descolou. Estou com o aparelho auto ligado. Infelizmente não tenho como ir na ortodontia onde estou fazendo o tratamento. O que queria saber é se, de uma forma geral, quando um bracket se descola e não parte, se se pode simplesmente voltar a colar ou se precisa mesmo…
- é normal o beiço/lábio ficar torto enquanto ao uso do aparelho? uso a mais de 1 ano e 2 meses e fui perceber que meu lábio está meio torto e queria saber se é normal?
- Olá eu arranquei um siso pra colocar meu aparelho, com quantos dias eu já posso colocar o aparelho ?
- Tenho 26 anos, já arranquei 3 dentes, atualmente tenho 27 dentes na boca, recentemente eu arranquei o dente 16 molar superior direito e fiquei com 27 dentes na boca, posso colocar aparelho ortodôntico com os 27 dentes, e durante o tratamento do aparelho realizar o implante do dente 16 molar superior…
- Posso tomar coca-cola com aparelho fixo se for ocasionalmente? tipo em aniversários
- Gostaria de remover minha contenção fixa, porém não encontro profissional no Rio que queira fazer o procedimento, é tão arriscado assim? Faço limpeza de 6 em 6 meses, uso fita/fio dental, porém sempre há acúmulo de tártaro e me incomoda bastante.
- Retirei o ferrinho do meu aparelho hoje e o dia para por o móvel é daqui 3 dias. Tem o risco de haver movimentação dentária?
- Fazem 5 dias que coloquei aparelho, hoje o bramiste do dente da frente descolou , minha manutenção vai demorar, oque fazer ?
- Tirei meu aparelho fixo ontem dia 26, hoje dia 27 percebi que meu dente dente da frente está se afastando um do outro, estou usando a contenção móvel certinho, isso é normal ele se afastarem?
- Fiquei muito tempo sem usar a contenção, mas de 1 mês, posso volta a usar ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 853 perguntas sobre Aparelho ortodôntico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.