Glifage XR 500 pode alterar a gama GT ou não pois gostaria de saber

2 respostas
Glifage XR 500 pode alterar a gama GT ou não pois gostaria de saber
Dra. Nathália Carraro Eduardo de Castro
Hepatologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Aumento de enzimas hepáticas (como a GTT) causado pelo uso Metformina (Glifage) é muito raro. Por ser extremamente raro, não deve ser a principal hipótese de investigação do aumento de GGT. A metformina é muitas vezes usada para o tratamento de diabetes e a diabetes é fator de risco para o desenvolvimento de gordura no fígado (esteatose hepática). A esteatose é uma patologia que pode, por exemplo, aumentar GGT. É preciso fazer uma análise mais detalhada e completa caso a caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Alana Di Pace
Hepatologista, Internista
João Pessoa
O Glifage XR 500 mg (metformina de liberação prolongada) não costuma provocar elevação da gama-GT.

Essa enzima hepática geralmente se eleva em casos de lesão ou sobrecarga hepática (por exemplo, uso de álcool, esteatose hepática, colestase, medicamentos hepatotóxicos), mas a metformina tem perfil de segurança hepática favorável. Em alguns estudos, inclusive, seu uso está associado à melhora de marcadores hepáticos em pacientes com esteatose hepática não alcoólica.

Se a gama-GT estiver alterada, é importante investigar outras causas — doenças hepáticas, consumo de álcool, uso de outros medicamentos, distúrbios metabólicos — pois é improvável que a metformina seja a responsável.
Procure seu hepatologista

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.