Gostaria de saber qual especialidade da psicologia poderia ajudar com a inteligência emocional, por

23 respostas
Gostaria de saber qual especialidade da psicologia poderia ajudar com a inteligência emocional, por favor?
Olá, qualquer abordagem trabalharia o seu autoconhecimento, e em consequência promoveria suas habilidades de inteligência emocional. Porém, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), tem o foco na auto eficácia, ou seja, trabalha na capacidade do paciente desenvolver habilidades e conhecimentos para resolver seus próprios conflitos e ter confiança para resolver suas questões, sem precisar do psicólogo. A inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
A TCC vai te ajudar a conhecer os seus padrões de pensamentos automáticos e crenças que te levam a ter determinados comportamentos e certamente irá desenvolver sua inteligência emocional. Espero ter ajudado e qualquer dúvida, estou a disposição.

A psicanálise pode lhe ajudar, com certeza!
A que você se identificar. Todas as abordagens tem o mesmo objetivo final, o que as distingue é a forma de conduzir.
Qualquer área da psicologia vai ajudar vc a trabalhar estes sintomas que te incomodam. A Terapia Cognitivo Comportamental tem obtido ótimos resultados. Estou a disposição.
A melhor terapia é aquela que você se sente acolhido, que faz algum sentido para você, que ti toca e faz querer se comprometer com o que está fazendo ali. As abordagens são apenas caminhos para chegar onde se deseja. A inteligência emocional é fundamental para uma vida equilibrada e mais divertida.
Bom dia. A Terapia Cognitiva Comportamental. Atenciosamente
Olá!
A Terapia só funciona se vc se identificar com seu terapeuta !
Inteligência Emocional é uma conexão entre mental e emocional , seu coração e sua mente!
A psicologia é uma ciência que busca o auto conhecimento, então todas as abordagens podem te ajudar. A TCC tem se mostrado muito eficiente
Boa Tarde!

Qualquer abordagem poderá auxiliá-lo(a) no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Muito mais do que a abordagem em si, entendo que o mais importante para um tratamento de sucesso, seja a conexão, afinidade e empatia com o(a) profissional escolhido(a) para que se tenha sucesso.

O que muda em cada abordagem é principalmente a sua história e de onde ela proveio e a forma de enxergar o mundo e a vida.

A Abordagem comportamental trabalhará a partir de uma visão de mundo onde os indivíduos nascem como "tabula rasa" e são moldados pela sociedade e ambiente onde vivem que impactarão em sua forma de ser e agir. Trabalham com bastantes ferramentas e nasceram a partir de pesquisa científica e clínica. Os porquês dos comportamentos serão analisados a fundo, para que possam ser alterados.

A Abordagem Junguiana traz uma visão mais espiritualista do ser e fala mais sobre as relações e como sociedade, crenças e indivíduos impactam um no outro. A teoria foi construída embasada primariamente na psicanálise e posteriormente trazendo experiências de vida e atendimento de Jung, criando assim novos conceitos e formas de atendimento.

A psicanálise foi a primeira forma de atendimento a ser criada em psicologia, com base nos estudos de Freud, na época relacionados a histeria, hipnose e atendimentos clínicos em hospitais psiquiátricos. Com certeza nos dias de hoje a psicanálise como todas as teorias evoluíram bastante e trazem novos embasamentos científicos e teóricos (o que estou te passando aqui é o básico do básico de cada teoria, provavelmente colegas de cada abordagem comentarão e assim você conseguirá entender um pouco mais sobre cada uma).

Ferramentas para trabalhar a inteligência emocional, poderão ser utilizadas em qualquer abordagem, vai muito mais da experiência do profissional e ferramentas que conhece para trabalhar com isto.

Entendo que o mais importante de tudo, é que você busque um(a) profissional com quem tenha conexão, afinidade e empatia e uma abordagem que esteja conectada com sua visão de mundo e forma de enxergar a vida.

Caro(a), talvez seja interessante alçar maior compreensão no que concerne à definição desta nomenclatura. Nos últimos anos houve uma espécie de apropriação desta especialidade deflagrada por profissionais não psicólogos e que acabaram por engendrar uma convulsão social no que se refere a modulação das expressões das emoções humanas. As mais diversas linhas de atuação no campo da psicologia se destinam ao estudo das emoções. Mas, especificamente, para a psicanalise conter e/ou interditar as manifestações dos afetos, por vezes, impositivas à cultura estaria ligada a um tipo de negação (denegação, recalque, renegação). Nesse sentido o destino para o interdito será a angustia e a dor. Portanto, as manifestações de sofrimento contemporâneo (ansiedade, depressão, pânico, medo, fobia) decorrem disso. Concordo com os colegas no que concerne à sensação de acolhimento e familiaridade frente a psicoterapia. Sobretudo, em virtude da manutenção do tratamento. Mas é pertinente ter clareza acerca do objetivo motriz que o está procurando.
Bom dia. A inteligência emocional é construída desde o momento do nosso nascimento. É na primeira infância que são significados em nós nossos valores, nossas crenças e construído nosso padrão de funcionamento e comunicação. Muitas vezes quando chegamos na vida adulta sentimos falta de alguns recursos que não nos foram transmitidos e é nesse momento que a terapia vai poder trabalhar com você sua história, seus significados, suas crenças e então você aprender e desenvolver no aqui e agora o que realmente faz sentido para você. Minha abordagem é sistêmica, trabalhamos o ser humano dentro de seus sistemas, suas crenças e influência do meio, assim como a consciência e a responsabilização para que você passe a ser a protagonista da sua história no aqui e agora.
Olá ! Qualquer abordagem acredito te ajudar nas suas questões . O mais importante é você se identificar com a terapeuta e se sentir a vontade para falar das suas questões. Abraços
Todas as abordagem trabalharam na aquisição de inteligência emocional,pois todas as psicoterapias visam o autoconhecimento e consequentemente a auto-regulação emocional= inteligência emocional. Á disposição.
Olá, toda a abordagem que ir pelo viés de auto conhecimento, vai com certeza trazer resultados, acredito que na escolha pontos importantes sejam a identificação com a abordagem e a construção de vínculo com o terapeuta.
Abraços
Inteligência emocional é algo construído e desenvolvido ao longo dos anos e está diretamente ligada com a regulação/entendimento das nossas emoções. Dessa forma, qualquer abordagem da psicologia vai te auxiliar nesse processo de autoconhecimento. O mais importante é que você se identifique com a terapeuta e consiga cria vínculo, para falar das suas questões existenciais. Abraços :)
Qualquer abordagem pide te ajudar; oriento que busque alguém com quem possa se sentir simpático, empático; já seria meio caminho percorrido para ter sucesso no processo psicoterapeutico e de regulação emocional . Ponho-me a disposição.
Olá. Todas as abordagem trabalham. Sugiro pesquisar sobre as abordagens e ver qual mais se identifica.
A terapia do Esquema que é a abordagem que eu trabalho entende que pensamento, comportamento e sentimentos advindos na infância e ou adolescência interferem no desenvolvimento tornando-se disfuncional. O tratamento basea-se 3m oferecer de forma limitada o que lhe faltou. Caso deseje saber mais visite meu YouTube psicóloga Thais Galvão Terapia Galvão lá vai saber se é o que procura como atendimento
Olá! Qualquer abordagem, desde que você se sinta bem com o profissional escolhido por você, será um trabalho muito produtivo para seu desenvolvimento. Porém, vá aberto, para trabalhar tudo o que deseja.
Olá, bom dia!
Não existe a melhor e sim aquela na qual você e terapeuta consigam estabelecer o melhor envolvimento dentro do que chamamos empatia.
Um bom tratamento começa assim. Empatia, confiança, profissionalismo, disciplina.
Esteja disposto e disponível para seu autoconhecimento e desenvolvimento.
Espero ter contribuído.
Boa sorte.
Estou à disposição caso queira saber mais.
Muito obrigada!
Olá!
Todas as abordagens em Psicologia trabalham com as emoções, e por consequência com a inteligência emocional. O que conta é o vínculo entre você e o profissional da Psicologia. Sucesso nessa busca!
Abraço
O benefícios da terapia serão adquiridos principalmente pela relação estabelecida entre cliente/terapeuta e a sua disponibilidade para a transformação. Independente da abordagem, é importante que você sinta acolhimento, confiança e identificação. Sem uma boa relação, qualquer especialidade pode “cair por terra”.
Olá!
Achei muito curiosa e específica sua pergunta!
Descobrimos muito de quem somos diante dos outros, no social a partir das nossas reações emocionais, nosso jeito de ser, como reagimos ou nos damos conta que nem todos fazem do nosso modo.

E como cada um vai se construindo a partir de sua história, mesmo duas crianças criadas na mesma família podem ser muito diferentes entre si. Então o trabalho de olhar para nosso jeito de ser precisa ser singular. Se cada ser é único, não há uma receita única a todos. Ao pensar em tratamento seria importante levar em consideração o encontro com o profissional e como esta relação vai permitir a abertura para o processo.
Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! A melhor abordagem é aquela que você se identifica, se sente acolhido, que faça sentido para você, a ponto de você se comprometer com o que é proposto. Todas as abordagens vão te proporcionar inteligência emocional, a diferença é o caminho que vai ser escolhido. Espero ter ajudado.
Fico à disposição,
Abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!