Gostaria de saber se a paralisia cerebral neonatal CID10 G80 é considerada Transtorno de Desenvolvim

1 respostas
Gostaria de saber se a paralisia cerebral neonatal CID10 G80 é considerada Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI) ou Deficiência Física ?
Tenho 59 anos. Tive atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM). Tenho deficiência intelectual leve - CID10 70, também, Disartria CID 10 R47.1
Olá. A paralisia cerebral (CID-10 G80) não é, por definição, deficiência intelectual . A paralisia cerebral é considerada principalmente uma deficiência física, porque o problema central está no controle dos movimentos, da postura e da coordenação, decorrente de uma lesão cerebral ocorrida ainda na gestação ou durante o parto ou nos primeiros anos de vida.
Já o deficiência intelectual ntelectual (CID-10 F70 a F79) é outra condição, que se refere a limitações no funcionamento intelectual e nas ditas habilidades adaptativas (como aprendizado, raciocínio, resolução de problemas e autonomia para o auto-cuidado e realização de tarefas mais complexas, como trabalhar e lidar com o dinheiro). Na verdade, o CID 10 ainda usa o termo retardo mental, que será substituido no CID11 pelo termo que você descreve, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
O que pode acontecer, e acontece em muitas pessoas, é a associação das duas condições.
Ou seja: a pessoa pode ter paralisia cerebral (deficiência física) e também deficiência intelectual, que é classificada separadamente, com outro CID.
Pelo que você descreve, no seu caso: 1) Paralisia cerebral CID-10 G80, enquadra-se como deficiência física;2) deficiência intelectual leve CID-10 F70 , enquadra-se como transtorno do desenvolvimento intelectual (pelo CID 11) e 3) disartria CID-10 R47.1 , é uma alteração da fala, frequentemente associada à paralisia cerebral, mas classificada à parte
O atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) que você teve na infância é um termo descritivo do desenvolvimento, muito usado em pediatria, e ajuda a explicar a história clínica, mas não substitui os diagnósticos atuais.
Portanto, uma coisa não exclui a outra: a paralisia cerebral não “vira” deficiência intelectual, mas as duas podem coexistir, cada uma com sua classificação própria. Espero que a resposta tenha ficado clara, as vezes muito CID acaba mais confundindo que ajudando.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.