Gostaria de saber se a retirada de paroxetina pode causar apatia, sintomas deprimidos ou algo assim

2 respostas
Gostaria de saber se a retirada de paroxetina pode causar apatia, sintomas deprimidos ou algo assim (a retirada foi feita de acordo com a recomendação da médica, de forma gradual)
Se o diagnóstico for de depressão maior, as recaídas, após se retirar um antidepressivo, são extremamente frequentes, algo entre 50 e 90%, dependendo do quanto tempo durou o episódio de depressão ou de quantos episódios a pessoa já teve. E isto ocorre mesmo após retirada gradual. O que a retirada gradual impede é a "síndrome de retirada", um estado com sintomas de ansiedade, angústia, agitação e insônia que ocorre, com frequência, se a retirada é abrupta, sobretudo com doses mais altas. Mas, a retirada gradual não impede a recaída ou a recidiva do quadro depressivo.

Ola, boa noite .Sim, a retirada da paroxetina, mesmo quando feita de forma gradual e sob supervisão médica, pode causar sintomas como apatia e sentimentos de depressão. Esses efeitos são parte do que se conhece como síndrome de descontinuação de antidepressivos, que pode incluir uma variedade de sintomas físicos e emocionais.
Além de apatia e depressão, outros sintomas comuns incluem tonturas, alterações no sono, irritabilidade e sensações estranhas, como choques elétricos. É importante monitorar esses sintomas e manter comunicação aberta com o médico, que pode ajustar o processo de desmame ou recomendar tratamentos de suporte conforme necessário.
Se esses sintomas se tornarem muito incômodos ou se houver preocupações sobre o estado de saúde após a descontinuação, recomenda-se consultar o médico para orientação adicional.