Gostaria de saber se alguém que tenha ansiedade e histórico de esquizofrenia na família (tia), se us

3 respostas
Gostaria de saber se alguém que tenha ansiedade e histórico de esquizofrenia na família (tia), se usar álcool , pode desencadear um quadro de esquizofrenia?
O uso de álcool, especialmente em excesso e de forma crônica, pode aumentar significativamente o risco de desencadear quadros psiquiátricos em pessoas geneticamente predispostas, como é o caso de alguém com histórico familiar de esquizofrenia. Isso porque o álcool atua no sistema nervoso central, alterando a neuroquímica cerebral e podendo desorganizar a percepção da realidade, especialmente em indivíduos mais vulneráveis.

Além disso, a ansiedade pode aumentar a tendência ao uso de substâncias como forma de alívio, o que cria um ciclo de risco ainda maior. Embora não se possa afirmar que o álcool “cause” esquizofrenia, ele pode sim funcionar como um gatilho em quem já carrega uma vulnerabilidade biológica.

Será um prazer te atender, tirar suas dúvidas e te acompanhar de forma individualizada. Agende uma consulta pelo meu perfil no Doctoralia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o uso de álcool pode aumentar o risco de desenvolver esquizofrenia em pessoas com predisposição genética — como no seu caso, com histórico familiar (tia com esquizofrenia). A presença de ansiedade também pode ser um fator agravante, já que indica uma sensibilidade maior ao estresse mental, o que pode favorecer o surgimento de sintomas psicóticos.
Sim, uma pessoa com ansiedade e histórico familiar de esquizofrenia (mesmo que em um parente mais distante como uma tia) pode ter um risco aumentado de desencadear um quadro de esquizofrenia ou de agravar uma predisposição existente se usar álcool, especialmente de forma abusiva. O álcool pode atuar como um gatilho ambiental em um indivíduo geneticamente vulnerável.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.