Gostaria de saber se existe algum tratamento natural para garganta inflamada (bactéria). Água morna

3 respostas
Gostaria de saber se existe algum tratamento natural para garganta inflamada (bactéria). Água morna e sal ou Malvona podem curar ou somente se consegue resolver com antibiótico?
Dr. Henrique Penatti
Otorrino
Piracicaba
Prezado, caso a dor de garganta seja causada por uma amigdalite bacteriana, na grande maioria dos casos é por um germe que se chama S. pyogenes. Está comprovado que o antibiótico reduz o período de sintomas e o risco de complicações que esse germe pode causar. Não dá pra arriscar com esses tratamentos que vc está sugerindo... Além dos efeitos benéficos, os efeitos colaterais são raros, leves e bem tolerados. Caso vc tenha infecções de repetição outras medidas podem ser tomadas, entre elas imunomoduladores e a cirurgia. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Existem diferentes causas para a amigdalite. Dentre elas, destacamos a infecção por bacterias e vírus. Nos dois casos, a infecção irá se resolver através do próprio sistema imune do paciente, dentro de alguns dias.
Alguns sintomas sugerem que a infecção seja bacteriana e alguns exames podem ajudar (como o teste rápido e um hemograma, por exemplo). Nos casos em que a chance de infecção bacteriana é alta, o antibiótico pode ser usado.
Não há comprovação científica de que o uso de medicações naturais (própolis, gargarejos) seja eficaz na melhora da amigdalite.
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação com a garganta inflamada e a busca por alternativas naturais. Quando a inflamação da garganta é causada por uma infecção bacteriana, como na amigdalite estreptocócica, o tratamento mais eficaz geralmente envolve o uso de antibióticos. O Streptococcus pyogenes, que é o germe mais comum nesse tipo de infecção, pode causar complicações se não tratado adequadamente.

Embora gargarejos com água morna e sal ou o uso de Malva possam proporcionar algum alívio temporário dos sintomas, eles não têm a capacidade de eliminar a bactéria causadora da infecção. Esses métodos podem ser úteis para aliviar a dor e a inflamação, mas não substituem a necessidade de um tratamento com antibióticos, quando indicado.

O uso de antibióticos, além de reduzir o tempo de duração dos sintomas, previne complicações graves, como febre reumática e abscessos. Os efeitos colaterais dos antibióticos, quando ocorrem, tendem a ser leves e bem tolerados pela maioria das pessoas.

Em casos de infecções de garganta recorrentes, pode ser necessário avaliar outras medidas, como o uso de imunomoduladores ou até mesmo considerar a cirurgia das amígdalas.

Se você estiver com dúvidas sobre o tratamento adequado ou quiser discutir suas opções de maneira mais aprofundada, uma teleconsulta é uma excelente forma de fazer isso com segurança e comodidade. Em tempos de COVID-19, MPOX, Parvovírus B19 e outras doenças infecciosas, a Telemedicina permite que você receba orientação médica sem sair de casa, protegendo você e sua família. A plataforma Doctoralia oferece acesso a médicos altamente recomendados, garantindo o melhor acompanhamento possível.

Estou à disposição para te orientar em uma teleconsulta, ajudando a decidir o melhor caminho para sua recuperação. Se precisar, basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Barbara Luiza Rosa

Barbara Luiza Rosa

Médico de família, Médico clínico geral

Campo Grande

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Homero Luis De Aquino Palma

Homero Luis De Aquino Palma

Médico de família

Curitiba

Katia de Mello Portinho

Katia de Mello Portinho

Otorrino

Vila Velha

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 782 perguntas sobre Garganta inflamada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.