Gostaria de saber se o uso de Concerta 36 juntamente com atenth 60 mg (dosagem de 1 ao dia de cada)

4 respostas
Gostaria de saber se o uso de Concerta 36 juntamente com atenth 60 mg (dosagem de 1 ao dia de cada) pode levar a pessoa a estimular vício por jogos de azar. No qual a pessoa se sente confiante e corajosa pra jogar sem ter noção do limite.
Olá!

Estimulantes como o Concerta e Atentah podem aumentar a impulsividade em algumas pessoas. Isso pode acontecer com qualquer medicação que module a dopamina. É importante a avaliação de um profissional, pois, se for relacionado às medicações, pode ser necessário ajustar doses, trocar o remédio ou acrescentar psicoterapia focada em controle de impulsos. Não interrompa o tratamento por conta própria e, se possível, afaste-se temporariamente de ambientes ou apps de aposta até ser reavaliado(a).

Estou à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
Concerta e Atenth não causam diretamente vício em jogos de azar, mas podem aumentar a impulsividade e comportamentos de risco em pessoas predispostas. Se perceber esses sintomas, é importante avisar o médico para avaliar o tratamento.
Tanto o Concerta (metilfenidato) quanto o Atenth (lisdexanfetamina) são psicoestimulantes usados no tratamento do TDAH. Em algumas pessoas, principalmente em doses mais altas ou em casos com predisposição, eles podem aumentar a impulsividade, a sensação de euforia ou de confiança exagerada.

Isso pode, sim, facilitar comportamentos de risco — como gastos impulsivos ou jogos de azar — especialmente se houver alguma vulnerabilidade anterior nesse sentido.

É muito importante observar esses sinais e comunicar ao psiquiatra responsável, pois pode ser necessário ajustar a medicação, reduzir a dose ou associar estratégias terapêuticas para lidar com a impulsividade. Esse tipo de reação não é "vício" no sentido clássico, mas pode se tornar um padrão problemático se não for observado a tempo.

Fico à disposição se quiser conversar mais sobre isso ou precisar de orientação para levar essa informação à equipe médica.
Dra. Lilian Muniz
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
Estes são medicamentos que atuam sobre o sistema dopaminérgico, o mesmo sistema envolvido na motivação, no prazer e em comportamentos de busca por recompensa. Embora não causem vício no sentido clássico, em algumas pessoas predispostas (com histórico de impulsividade, ou vulnerabilidade emocional), podem potencializar comportamentos compulsivos, como o jogo patológico. Essa alteração no julgamento, sentir-se mais confiante, impulsivo ou com menor percepção de risco, também é preciso avaliar se trata-se de hipomania ou mania. O seu psiquiatra de confiança precisará te avaliar para responder melhor.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Concerta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.