O meu filho tem 15 anos toma conserta 36mg. Joga futebol, a toma do medicamento nos dias dos jogos p

6 respostas
O meu filho tem 15 anos toma conserta 36mg. Joga futebol, a toma do medicamento nos dias dos jogos pode influenciar negativamente no rendimento do jogo?
 Ketlyn  Garcia
Psicopedagogo, Psicanalista
São Caetano do Sul
Não de maneira alguma. Lembrando que a medicação deve seguir a orientação médica.
Mas vamos pensar que a medicação é para melhorar a função da atenção, sendo assim, durante o jogo ele estará com melhor nível atencional, focando melhor nas jogadas.
Boa sorte, nos jogos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
Olá!

O Conserta (metilfenidato) é um medicamento frequentemente usado no tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ele pode ter efeitos sobre o sistema nervoso central e influenciar a disposição, concentração e energia de uma pessoa.

Quanto à sua pergunta sobre o impacto do medicamento no desempenho durante os jogos de futebol, aqui estão alguns pontos importantes a considerar:

Efeitos do metilfenidato no desempenho físico: O metilfenidato pode aumentar o foco e a atenção, o que pode ser benéfico para atividades que exigem concentração, como o jogo de futebol. No entanto, em algumas pessoas, o medicamento pode causar efeitos colaterais como aumento da frequência cardíaca, nervosismo, insônia ou até mesmo alterações no apetite. Esses efeitos podem, em alguns casos, afetar a performance física e a resistência durante atividades intensas, como os jogos.

Uso no dia dos jogos: Em muitos casos, o metilfenidato é tomado pela manhã e tem um efeito de duração de cerca de 4-6 horas. Isso significa que, dependendo do horário do jogo, a medicação pode já ter um efeito estabilizado no corpo e não causar um impacto negativo. Porém, como cada pessoa reage de maneira diferente ao medicamento, é importante observar como seu filho se sente após a medicação, especialmente durante atividades físicas intensas.

Monitoramento dos efeitos: Se você perceber que ele apresenta algum efeito adverso, como cansaço excessivo, aumento da frequência cardíaca ou nervosismo durante os jogos, é importante conversar com o médico que acompanha o tratamento. O médico pode ajustar a dosagem ou sugerir outro horário para a administração do medicamento.

Consulta com o médico: Como a resposta ao medicamento pode variar de uma pessoa para outra, é sempre recomendável discutir a questão com o médico que acompanha o tratamento. Ele pode fornecer uma orientação mais específica, levando em consideração a saúde do seu filho, a intensidade das atividades físicas e o efeito do Conserta no corpo dele.

Se você tiver mais dúvidas ou quiser conversar mais sobre esse assunto, estou à disposição!







Dra. Adriana C C Scalici
Psicólogo, Psicopedagogo
Guarulhos
Sim, alguns medicamentos utilizados para tratar a concentração podem interferir no desempenho esportivo.
Olá, acredito que não, o concerta ajuda no foco e concentração.
 Maristela Zander Gonzalez
Psicopedagogo
Porto Alegre
Olá, o uso do concerta é indicado para criança, adolescente e adultos diagnosticados com o transtorno do neurodesenvolvimento de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH. O uso da medicação não irá influenciar negativamente nos treinos. Sugiro conversar com o especialista que indicou este tratamento, pois cada organismo reage de uma maneira aos efeitos do fármaco. O concerta, melhora o controle inibitório, a autorregulação, a atenção e a hiperatividade. Favorece o desempenho tanto em sala de aula como em atividades esportivas, pois a criança, o adolescente consegue se autorregular em seu comportamentos e ações. Uma avaliação psicopedagógica também pode ser importante pois auxilia na identificação das habilidades cognitivas e funções executivas desenvolvidas e as que merecem intervenção. Qualquer dúvida estou à disposição.
Prof. Cindia Lopes Figueiredo
Psicopedagogo
Piabeta
Não.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Concerta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.