Gostaria de saber se os exercícios de Kegel para o fortalecimento do assoalho pélvico feminino podem

3 respostas
Gostaria de saber se os exercícios de Kegel para o fortalecimento do assoalho pélvico feminino podem ser feitos em qualquer idade, como prevenção de incontinências urinárias e outros problemas, ou se os músculos da região estão fortes, sem incontinências etc, não são recomendados? Grata!
Dra. Mariana de Sousa Ribeiro de Carvalho
Ginecologista
Belém do Pará
Os exercícios de Kegel, sob orientação de um fisioterapeuta, são excelentes para fortalecer a musculatura da região, não havendo restrição quanto à idade e nem reservada somente para pacientes com incontinência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Katia Godinho
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
A fisioterapia tem uma ação preventiva e curativa. Sofremos pela ação da gravidade sobre nosso assoalho pélvico, má postura, obesidade , multiparidade, perdas gradativas hormonais, e porque devemos esperar apresentarmos os transtornos urinários, fecais ou prolapsos , se podemos aprender e treinar o assoalho pélvico como uma academia intima? Bem amiga meu conselho é que você tome este cuidado mesmo que da forma preventiva, afim de futuramente estar gozando de um forte assoalho e todos os benefícios trazidos por este treinamento.Procure uma fisioterapeuta especialista e cuide-se. A disposição . Abçs
Dra. Cleren Hilário de Souza
Fisioterapeuta
São Paulo
Olá! Os exercícios são ótimos como tratamento para a incontinência urinária, mas se vc não apresenta os sintomas acostume-se apenas a contrair a musculatura de assoalho pélvico quando for fazer algum esforço maior, como por exemplo pegar um peso ou realizar exercícios de musculação. Durante a prática do pilates a tão famosa contração do Core nada mais é do que ativar a musculatura profunda de abdomem, e a maneira mais fácil de aprender esta contração é contraindo o assoalho pélvico. Tendo consciência desta musculatura as chances de apresentar incontinência diminuem bastante.

Especialistas

Daniedja Soares

Daniedja Soares

Fisioterapeuta

Mossoró

Débora Guedes

Débora Guedes

Fisioterapeuta

Maceió

Riva Marcia Carvalho Oliveira

Riva Marcia Carvalho Oliveira

Fisioterapeuta

Santos

Adrielle Silva Almeida

Adrielle Silva Almeida

Fisioterapeuta

Curitiba

Carlos Alberto Fornasari

Carlos Alberto Fornasari

Fisioterapeuta

Piracicaba

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 100 perguntas sobre Incontinência urinária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.