Há 2 anos possui diagnostico de ansiedade por estresse pós traumatico, porem nesse tempo utilizei am

3 respostas
Há 2 anos possui diagnostico de ansiedade por estresse pós traumatico, porem nesse tempo utilizei amitriptilina, risperidona e atualmente haldol, porem desde que fui introduziada a usar os medicamentos até hoje tenho efeitos colaterais, como ganho súbito de peso, erupçoes corretaneas, aumento da mama e produção involuntaria de leite, diminuição do libido, dificuldade na memoria, inquietação, posso substituir a medicação por fitoterapia para diminuir os efeitos colaterais ?
motivo das trocas é pelo relato dos efeitos colaterais que estavam e estão acontecendo.
 Elida Biasoli
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá. Entendi pelo seu relato que há dois anos você vem se tratando com um psiquiatra que lhe prescreveu medicamentos e, como pode acontecer com alguns medicamentos, acabam tendo efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais estão tendo um impacto importante na sua vida, a ponto de você estar perguntando aqui se seria possível a troca por medicações fitoterápicas. Minha sugestão é que você discuta as medicações com o psiquiatra que te acompanha e que, ao invés de ir pra fitoterapia, que você possa fazer simultaneamente ao tratamento psiquiátrico uma psicanálise lacaniana. A psicanálise é um tratamento de grande valia no seu caso, é um tratamento pela palavra de alto alcance na vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A medicação é adequada a tratar desequilíbrios químicos, mas não age na causa raiz, como por exemplo, um problema de relacionamento, é preciso muita vezes mudanças na forma de pensar agir, sentir, etc., que os medicamentos não fazem. É importante trabalhar as questões que causam a ansiedade, juntamente com a medicação, quando essa for necessária. A ajuda de um psicólogo, com quem você se sinta bem e tenha confiança, pode fazer toda a diferença.
Olá, manter o uso regular também é importante para fazer as substituições necessárias, pois o médico vai poder avaliar exatamente como você responde à prescrição atual, e como vai responder a uma nova prescrição. Mudar os medicamentos é super comum, inclusive tirar alguns deles ou até todos, mas isso também é uma conduta médica a ser devidamente acompanhada, senão você corre risco de ficar muito pior e precisar uma intervenção ainda maior. Apresente suas queixas ao médico que te acompanha, elas são muito importantes para qualquer médico te atender da melhor forma possível. Ele está fazendo escolhas junto com você. Ele tem que ouvir sobre sua vontade de parar a medicação e saber te ajudar respeitando sua posição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.