Há alguma pré-disposição genética para o desenvolvimento da fibromialgia? Existe algum tratamento

4 respostas
Há alguma pré-disposição genética para o desenvolvimento da fibromialgia?
Existe algum tratamento alternativo eficaz que auxilie o tratamento convencional?
Algumas pesquisas indicam que os filhos de fibromiálgicos apresentam maior chance de desenvolverem a síndrome.
Este resultado aponta a tendência genética como um possível componente do conjunto de fatores que propiciam o desencadeamento da fibromialgia, doença caracterizada por dor em vários pontos do corpo, cujas causas e fatores de risco ainda estão sob estudo dos especialistas no assunto.
É necessária ação conjunta de vários profissionais (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, acupunturistas, etc) cujos trabalhos se complementam e produzem uma melhora mais rápida, eficaz e duradoura no paciente.

Olá. Os últimos estudos na área de Psicotraumatologia e Psiconeuroimunologia têm conseguido explicar o que acontece nas doenças autoimunes e inflamatórias, entre elas a fibromialgia. O que se conhece hoje é que essas doenças são fruto de duas possíveis situações: 1) Transtorno de Estresse Pós-traumático Crônico, quadro que causa todo um desequilíbrio do sistema nervoso, fazendo com que o cérebro libere constantemente substâncias que alimentam essas doenças; 2) Pessoas que carregam a tendência a desenvolver hipocortisolemia, por herdarem essa condição da mãe, se esta -durante a gestação - tinha Transtorno de Estresse Pós-traumático. Os primeiros casos podem ser curados por terapias de reprocessamento (EMDR e Brainspotting), que tratam TEPT, e os segundos casos são somente controlados por medicação, mas podem ser amenizados pelas terapias de reprocessamento. (Se quiser bibliografia à respeito: "A Neurobiologia do Processamento de Informações", Uri Bergmann, Ph.D.)
Pode até ser que sim, fibromialgia ainda é uma patologia em estudo. É considerada uma doença autoimune. Está dentro das psicossomáticas. Faça o acompanhamento certinho com um reumato ou psiquiatra e mais terapia. A psicoterapia ajuda muito, porque é preciso falar das dores da alma para que a dor no físico diminua ou até mesmo se torne suportável e menos limitante. Faça yoga, alongamentos, caminhada, hidroginastica pode te ajudar muito mais do que imagina.
Concordo com a Andréa Cristini Barros Buteri (psicóloga). Só acrescentaria tratamento com homeopatia.
Rosa - psico