Há dois anos, tomei Qlaira por dois meses para tratar acne e parei a cartela no meio. Depois disso,

1 respostas
Há dois anos, tomei Qlaira por dois meses para tratar acne e parei a cartela no meio. Depois disso, tive eflúvio telógeno, provavelmente causado pela interrupção abrupta. Já testei outras marcas e métodos e nunca tinha dado queda quando parava, já que nunca tomei rotineiramente.

Em agosto de 2025, comecei a usar Iumi junto com Roacutan (20mg 3 vezes na semana) e Espironolactona 100 mg para evitar queda de cabelo. Em novembro de 2025, parei a Espironolactona antes de terminar o Roacutan.

Ainda faço uso dos dois remédios, mas agora estou percebendo um aumento na queda de cabelo e não sei se é efeito do Roacutan ou da suspensão da Espironolactona. Tenho vontade de parar com todos os remédios, mas tenho receio de acabar acentuando ainda mais a queda com a pausa do anticoncepcional.

Se eu voltar a tomar a Espironolactona e parar com o anticoncepcional, pode evitar que tenha mais queda?ou quando eu vier a parar com a Espironolactona terei queda de qualquer forma?
Dra. Miucha Rios O. Zucchi
Ginecologista, Sexólogo
São Paulo
Entendo a sua angústia, mas é importante deixar claro que não é possível orientar o que suspender, manter ou reintroduzir sem avaliação médica, pois isso seria antiético e inseguro. A queda de cabelo pode ter várias causas e, no seu caso, existem muitos fatores envolvidos ao mesmo tempo, como anticoncepcional, Roacutan, espironolactona e as interrupções dessas medicações, o que torna impossível definir a causa exata ou prever a reação do organismo sem exame clínico e acompanhamento. Por isso, o ideal é seguir em acompanhamento conjunto com ginecologista e dermatologista, que poderão avaliar seu histórico, exames e o padrão da queda para decidir a melhor estratégia, seja ajuste, troca ou suspensão gradual das medicações, sempre de forma individualizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4129 perguntas sobre Roacutan
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.