Ha mais de 7 anos que nao saio de casa .Sempre fui muito timida,insegura, me sentia, e ainda me sinto

10 respostas
Ha mais de 7 anos que nao saio de casa .Sempre fui muito timida,insegura, me sentia, e ainda me sinto inferior as outras pessoas. Quando sou obrigada a sair tenho sensações terriveis( coração acelerado, falta de ar...) gostaria de saber quem devo procurar primeiro, psiquiatra ou psicologo?
Olá. Também penso que deveria fazer um acompanhamento multidisciplinar, tendo em vista as dificuldades que você tem encontrado no seu dia-a-dia. A medicação, num primeiro momento atuaria no sentido de abrandar os sintoma e possibilitar que o tratamento psicoterápico se dê. Neste, você poderá outras formas de lidar com o que causa mal-estar e num momento futuro, dependendo dos resultados, suspender a medicação.

Nesse caso deveria fazer um acompanhamento multidisciplinar, ou seja, com o psiquiatra e paralelamente com o psicólogo. Você descreveu alguns sintomas e periodos que caracteriza uma depressão.
Boa sorte.
O ideal seria procurar primeiro um psicólogo, para ajudar a identificar as distorções de pensamento que estão na base dos seus sintomas. Mas se os sintomas forem muito fortes e inviabilizarem sua saída de casa, neste caso é indicado procurar um psiquiatra, para que com o uso de uma medicação você se sinta em condições de buscar ajuda do psicólogo. Em alguns casos o trabalho é multidisciplinar mesmo, tratando tanto com medicação quanto com terapia, até que os sintomas vão abrandando e você vai aprendendo estratégias para lidar com as situações até a retirada gradativa dos medicamentos.
Olá,a priori sugiro que busque um psicólogo. O profissional poderá junto contigo levantar possíveis razões e gatilhos desses pensamentos disfuncionais. É importantíssimo detectar quais são os dificultadores das suas ações, identificando-os buscaremos entender e tentar a mudança de padrões de comportamento que podem estar causando essa "trava" social.
Pelas informações e características relatadas é bem provável que necessite intervenção medicamentosa, mas isso será num segundo momento. É de suma importância dar o primeiro passo e não "acostumar-se" com a dor emocional, concordo que é muito difícil, porém não impossível, você é capaz...acredite na sua força.
Grande abraço Bueno Jr
Essas sensações que você descreve podem estar relacionadas a sua ansiedade quando esta aumenta devido a situação que você está ou, antecipadamente, estará passando. O psicólogo seria um profissional ideal para conversar e, com mais detalhes, conseguir te orientar da melhor forma possível. Dependendo de como você esteja com os sintomas e como vem lidando com eles, pode ser que você realize um trabalho em conjunto com o psiquiatra também, mas isso é avaliado entre você e o profissional se há essa necessidade. A medicação seria apenas para amenizar os sintomas mais emergentes para que você consiga trabalha-los com as sessões de psicoterapia. Com a sua evolução no processo terapêutico, vão sendo reavaliadas a sua medicação (caso esteja sendo medicada) e diminuindo a dosagem até ficar com o tratamento 100% com o psicologo. Espero ter ajudado. Não deixe que os seus sintomas acentuem mais. Procure um profissional e tenho certeza que sua qualidade de vida vai melhorar e muito.
De acordo com seu relato, parece que você apresenta sintomas que podem indicar o transtorno depressivo associado ao transtorno de ansiedade. Talvez tenha também crises de Pânico. Nestes casos, o tratamento envolve tanto o psiquiatra quanto o psicólogo. O primeiro irá avaliar qual o medicamento mais adequado e o segundo irá lhe ajudar com as questões emocionais que culminaram do desenvolvimento destes problemas. Espero que consiga se tratar e fique bem!
Olá! Com certeza ambos profissionais serão importantes nessa situação. As medicações (psiquiatra) podem auxiliar na diminuição e até mesmo na eliminação desses sintomas que você vem sentindo. Já a psicoterapia (psicólogo) vai possibilitar a identificação das causas desses pensamentos e sentimentos e também formas de trabalhar com estes para minimizar seus efeitos no seu dia a dia. Melhoras!
Ambos.
Boa sorte
Olá, se procurar um psiquiatra ele vai sugerir psicoterapia e se procurar um psicólogo ira encaminhar a um psiquiatra. Espero ter ajudado.
Olá! Procure um psiquiatra para o tratamento medicamentoso para minimizar ou eliminar os sintomas e o psicólogo para o trabalhar junto com você as causas dos sintomas, identificando os pensamentos que os desencadeiam. Além disso, o psicólogo poderá ajudar a superar sua timidez, desenvolver as habilidades sociais e sua autoestima.