Há mais de um ano venho sentindo ardência no ânus depois de defecar, desconforto prisão de ventre, e

1 respostas
Há mais de um ano venho sentindo ardência no ânus depois de defecar, desconforto prisão de ventre, e tenho impressão que nunca consigo concluir a defecação até o final, o que posso passar ou tomar pra aliviar esse desconforto? Boa noite.
Continuo com a prudente política de NADA responder de modo pessoal a quem pergunta.
Mas a pergunta me chama a atenção por 2 problemas:
1) desconforto ao evacuar
2) sensação de evacuação incompleta

Sobre desconforto ao evacuar, fico sempre imaginando que é possível escrever um livro(ou um capítulo de um livro) sobre o que pode causar esse sintoma.
Não tenho condições de escrever um capítulo aqui. Meu aperfeiçoamento médico, em uma Universidade a 100 km de Londres, continua. E eu tenho todo meu tempo dedicado a esse aperfeiçoamento. Não reclamo, pois estou aprendendo coisas novas e tive uma chance ímpar de fazer isso.

Gostaria de ter tempo para escrever sobre desconforto ao evacuar. Já vi inúmeros casos com dor/desconforto anal que apresentavam problemas ano-retais. Por exemplo fissura anal ou hemorróidas trombosadas. Contudo, não acharei tempo (e nem há espaço) para escrever tudo sobre esses 2 problemas aqui.
Prefiro escrever sobre a avaliação proctológica, tema que assusta a muitos e (ainda) pode ter mitos. Acho que isso pode beneficiar aos leitores.
Desse modo, sem querer falar sobre cada um desses problemas(seria longo e exaustivo) prefiro dizer que levo a sério o desconforto/ dor anal, especialmente para evacuar. E procuro investiga-los com atenção.
Habitualmente inicio com uma História Clínica detalhada, e como sempre avalio fatores como internações/cirurgias anteriores (especialmente as cirurgias ano-retais), doenças concomitantes (por exemplo, quem tem Doença de Crohn pode ter problemas ano-retais mesmo muitos anos antes ou depois da descoberta da mesma), uso de medicamentos, fumo e álcool, História Familiar e breve avaliação da dieta.

Tendo todos os dados, normalmente inicio com Avaliação Proctológica (geralmente incluo Retosigmóidoscopia) e dependendo desta, Colonoscopia. Geralmente uso esta sequencia, mas isso varia com cada caso. Tudo é personalizado.

Como recebo muitas perguntas sobre a Avaliação Proctológica e Retosigmóidoscopia, exames cercados de mitos, falo abaixo sobre elas
E tento responder a famosa pergunta:
Doutor, por que o senhor nao faz a Colonoscopia em primeiro lugar?

1) POR QUE UM MÉDICO PEDE(ou faz) RETOSIGMÓIDOSCOPIA?

Esse exame é muito útil para ver o canal anal, ânus e reto. Assim, doenças como hemorróidas, fissuras anais, fistulas, etc. podem ser diagnosticadas com relativa facilidade, pela Retosigmoidoscopia rígida e anuscopia.
Claro que esse diagnóstico depende(muito) da experiência e treinamento do médico que faz o exame

2) TEM DIFERENÇA ENTRE O EXAME RÍGIDO E O FLEXÍVEL?

Tem sim. O exame rígido permite ótima visualização do ânus/canal anal e reto. Já o exame flexível não vê essas áreas com tanta precisão, mas permite ver o reto e colon sigmóide com muita nitidez.

3) A COLONOSCOPIA NÃO ENXERGA TUDO? Por que nao se faz Colonoscopia de uma vez?

Essa é uma pergunta que recebo quase todo o dia.
Posso fazer uma analogia: cada exame serve para coisas diferentes.
Por exemplo, quando vou ao Sertão fazer minhas Atividades Humanitárias, a empresa aérea usa um avião adequado para pousar em aeroportos pequenos. Não usa um enorme Boeing 787. Um avião enorme não conseguiria usar a pequena pista do Sertão.
É a mesma coisa para o intestino. Se queremos ver o canal anal e ânus apenas, não vamos usar a Colonoscopia que apenas vê esses locais de passagem. Devemos escolher o equipamento adequado.
Quando fazemos uma viajem para o Japão ou Europa, aí sim a empresa aérea usa um Boeing 787, e não um pequeno ATR72. Se queremos ver o colon transverso, ascendente ou mesmo íleo, aí usamos o colonoscópio.
Em outras palavras, cada exame tem suas indicações, vantagens e desvantagens.

4) RETOSIGMÓIDOSCOPIA DÓI?
Também recebo essa pergunta todo dia.

Sempre digo que o exame pode ser tranquilo, desde que o Médico saiba faze-lo rapidamente mas com muita calma. No meu caso, além de tranquilizar o paciente, costumo explicar cada passo um pouquinho antes de acontecer. Por exemplo, falo: "agora o senhor vai sentir um geladinho que é a anestesia".
E nunca tive qualquer complicação ou problema. Ao contrário, muitos pacientes ficam aliviados ao saberem que "já acabou o exame que eu tinha tanto medo".

UMAS PALAVRINHAS aos muitos que ME PROCURAM

1) Nesta e na próxima semana não haverá nem mesmo atendimento telefônico na Clínica-SP.
Já pedi isso, mas peço novamente: por favor, NAO entre em contato com a Clínica quando eu estiver fora de S. Paulo.
Mesmo assim o número de ligações tem sido grande.
Não quero frustrações em meus (queridos) pacientes.
Pretendemos REFORMULAR a Agenda tão logo eu esteja no Brasil.

2)
Consultas online
A procura por Consultas online continua grande. Sou um entusiasta desse método, seguro e efetivo.
Tenho orgulho de ter pacientes online em 18 dos 27 Estados do Brasil.

Mas :

a. a Consulta online só é feita se eu estiver fisicamente em condiçoes de dar a meu paciente toda a atenção. Assim, só posso faze-las em datas em que não esteja viajando, em Atividades Humanitárias ou Filantrópicas. Quando estou estudando no Exterior, prefiro não fazer Consultas Online.

Sigo nas Consultas Online aquilo que faço em qualquer local: a Consulta dura o tempo que eu achar necessário para fazer o Raciocínio Clínico e estar seguro do diagnóstico ou tratamento.
Há hora para iniciar, e geralmente sou pontual. Mas a Consulta dura o que for necessário.
Muitas vezes os 15 minutos previstos se estendem a 30 minutos, 45 minutos, até mais de uma hora.
Faço assim na Consulta online e também na Consulta presencial, Serviço Público ou no Sertão.

b. todos os Honorários são doados a ABEA Filantropia. É a ABEA que cuida de todos os aspectos administrativos e dá o Recibo.

Não atendo por questões financeiras. Atendo para fazer o bem, e poder ajudar a quem me procura.

NESSE SENTIDO, tenho uma orientação:

Sei que, devido as múltiplas atividades, nao tenho grande celeridade tanto nas consultas presenciais quanto online. Procuro não exagerar no número de atendimentos, pois assim posso dar mais atenção a cada paciente. Por isso mesmo, tenho limites para marca-las. Prefiro fazer menos consultas , mas de alto nível.
Fico sempre honrado se me procuram.

MAS
deixo uma palavrinha pessoal

se por acaso meu paciente perceber que aguardar pela minha Consulta poderá prejudicar sua Saúde, PEÇO ENCARECIDAMENTE que não me aguarde. Nesse caso, procure atendimento mais rápido.

É uma honra ter o Consultório bem procurado, e atender muitas Consultas Online. Mas MUITO MAIS IMPORTANTE que isso é a sua Saúde.