Há quase um mês a médica trocou de fluoxetina para sertralina de 50 mcg...Desde então muitas dores d

18 respostas
Há quase um mês a médica trocou de fluoxetina para sertralina de 50 mcg...Desde então muitas dores de cabeça.insônia agitação. ..Será que paro e volto ao fluoxetina até o retorno da consúlta?
Os dois primeiros dias são bem críticos em relação a adaptação do organismo ao mecanismo de ação do fármaco. Pode ter sintomas colaterais bem incômodos, melhorando em até 15 dias ou mais, depende muito. Nunca suspenda uma medicação sem orientação médica, pois os sintomas podem piorar e depois deverá passar por uma nova adaptação. Sugiro que procure seu médico urgente para relatar esses sintomas, com isso ele irá ajustando a dose. E também associado ao tratamento uma terapia para que possa ter apoio emocional para seguir o tratamento e tratar de questões do seu cotidiano que possam aumentar os sintomas. Um abraço.

Olá! Somente o profissional que receitou, deve mudar ou não sua medicação. Entre em contato novamente com ele, é a solução mais acertada.
Ola esse acompanhamento no inicio do tratamento e muito importante pelo Psiquiatra e por um psicólogo Clinico esses dois profissionais vão trabalhar juntos, um trata o sintomas e o outro trabalha com você as questões mais profundas e inconscientes o resultado será visível brevemente. abraços.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Alerta vermelho!!!

Perigo! Não brinque com a química do seu cérebro, ela é muito sutil e poderosa.

Não tenha a mínima dúvida com relação a isso, se o seu medico (profissional que te acompanha) solicitou essa mudança e tu estás apresentando efeitos "inesperados" a primeira coisa que deve fazer é procurá-lo SEMPRE...

A química do nosso cérebro é muito sensível e alguns efeitos colaterais ou adversos são comuns de aparecer.

Procura o médico que está te acompanhando para ele poder avaliar e até te acalmar um pouco, te explicando o que é ou não esperado ou possível. E ver as recomendações que ele te passa.

A ideia é que tu e ele possam ser uma equipe pró tua saúde, não inimigo. Então procura ter ele como uma referencia confiável.

Abração
Olá boa tarde.
Nunca pare de tomar medicação por conta própria, sempre agende uma consulta com seu Psiquiatra para que ele veja o que é melhor fazer.
É muito importante seguir a risca as orientações do profissional que te receitou a troca dos medicamentos. Ao sinal de qualquer efeito adverso inesperado o mais indicado é que você o procure com urgência. Raramente os médicos não dão atenção a sinais e sintomas como estes. Ligue pra ele :)
Trata-se de uma adaptação natural.Buscar efeitos imediatos faz parte do quadro. Nunca descontinue psicofármacos Aguarce a consulta de retorno. A alternância constante pode desorientar quanto à escolha de uma prescrição adequada. Boa sorte!
Parar por conta própria por trazer problemas maiores, fale novamente com seu médico com urgência.
Pode ser que a mudança na medicação aprensente efeitos colaterais desconfortáveis só no início, e depois dessa fase crítica, os sintomas diminuiam. Mas seu médico é a pessoa mais indicada para avaliar.
Não deixe de associar o tratamento medicamentoso ao acompanhamento de um psicanalista para tratar as questões internas e inconscientes para resultados a mais longo prazo.
Acredito que o mais assertivo neste caso seria você não tomar nenhuma atitude sem antes falar novamente com o médico que te receitou. Não espere a próxima consulta, pois tais sintomas são muito incômodos para você. Se tiver a possibilidade, procure contato por telefone, WhatsApp ou secretária do seu médico e passe a situação para ele. Espero que consiga resolver sua situação!
O mais provável é haver um acerto de dose a fazer, pegue no telefone e fale com o psiquiatra que prescreveu, estas situações são comuns e muitos psiquiatras podem fazer o ajuste antes da próxima consulta.
Olá.

Procure seu médico psiquiatra para reavaliarem o uso da medicação. È importante que você realize psicoterapia nesse momento também.

Abraços.
Qualquer mudança na dosagem de remédios deve ser passada sempre primeiro por um profissional da saúde. Procure seu médico assim que possível para trazer suas dúvidas
Prezado(a), penso ser esta uma questão delicada que condiz, sobretudo, ao ajuste medicamentos. Mas é interessante termos em vista que a sertralina é um antidepressivo da mesma família da fluoxetina. Não causa tolerância nem dependência o que pode reduzir seus agravos orgânicos. Seu principio ativo atua basicamente para aumentar a produção de serotonina na fenda sináptica. Esse mecanismo além de se dar de uma forma imediata é o principal responsável pelos efeitos colaterais da medicação. O efeito terapêutico (efeito esperado) acontece em virtude de uma mudança na membrana dos neurônios que demora em média de duas a três semanas. A sertralina tem um efeito peculiar em detrimento dos demais antidepressivos por ela inibir também a recaptação de dopamina. Portanto, ela aumenta os níveis de dopamina na fenda sináptica e a dopamina está associada a uma melhora na motivação, nos níveis de prazer etc. Fato que leva muitos médicos a prescrever a medicação. Os efeitos colaterais são comuns, especialmente, nas duas primeiras semanas como: boca seca, cefaleia, diarreia, sonolência (em casos raros). Claro que os efeitos acarretarão cada organismo de forma individual. Mas se estes estão sendo incômodos o retorno ao médico responsável é o mais indicado.
Olá! É comum que medicações psicotrópicos causem efeitos colaterais nos primeiros dias de uso, que podem variar de 15 a 20 dias. Porém, vale observar se estes efeitos estão sendo muito incômodos para você e buscar um retorno no médico, sem interromper o tratamento, para que ele avalie estas questões junto com você. Melhoras!
Olá! A pergunta sobre medicamento deve ser sempre feita durante sua consulta médica. O vínculo de confiança é muito importante.
Olá,
Sugiro que converse com o Psiquiatra que te receitou estes remédios e relate a ele estes efeitos colaterais, lembrando que a automedicação ou mesmo autogestão na decisão de cessar a medicação como estes antidepressivos, poderá lhe acarretar consequências desagradáveis!
Como Psicanalista lhe digo que a medicação é dirigida acerca da redução sintomática, porém não elimina o transtorno, sugiro então, que entre em contato com algum profissional especializado, para que possa marcar uma consulta e obter ajuda profissional com vosso transtorno!
Olá! Sugiro que entre em contato de imediato com sua médica, para que ela tenha a oportunidade de orientá-la. Os efeitos colaterais devem ser informados, caso persistam. Não é recomendado mudar medicações ou parar de tomá-las sozinha, sem um bom acompanhamento. Junto com o tratamento medicamentoso, importante buscar uma análise/terapia com psicanalista ou psicólogo, a fim de colocar para fora tudo o que está em seus pensamentos e sentimentos.
Compreendo as dificuldades que você tem enfrentado desde a mudança de medicamento, e quero tranquilizá-lo de que é totalmente normal experimentar alguns efeitos colaterais quando se inicia um novo tratamento. A transição de um medicamento para outro, como da fluoxetina para a sertralina, pode ser desafiadora para o corpo, e os sintomas que você mencionou, como dores de cabeça, insônia e agitação, podem ser efeitos temporários enquanto seu organismo se adapta. Entretanto, a decisão de continuar ou parar o uso da sertralina deve ser tomada com o auxílio do seu médico. É crucial que você relate esses efeitos colaterais a ele, pois eles têm o conhecimento necessário para ajustar o tratamento de acordo com suas necessidades individuais. Por favor, evite tomar decisões por conta própria, como interromper o medicamento, uma vez que isso pode resultar em sintomas de abstinência e não é aconselhável. Se a espera para a próxima consulta for difícil, entre em contato com seu médico o mais breve possível para discutir suas preocupações. Juntos, vocês podem explorar diferentes opções, ajustar a dosagem ou considerar alternativas. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada, e estamos aqui para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 230