Há uma idade limite quanto a efetividade ortodôntica?

7 respostas
Há uma idade limite quanto a efetividade ortodôntica?
Quando o problema é apenas dentário (envolve somente dentes e não os ossos) conseguimos, na grande maioria dos casos, sucesso dos tratamento ortodônticos. Porém, quando pensamos em problemas esqueléticos (que envolve também os ossos) a idade é um fator limitante sim. Algumas má oclusões podem ser corrigidas quando o indivíduo encontra-se em fase de crescimento, de forma bem eficiente. O que, por sua vez, pode ser contra-indicado em indivíduos adultos. Entretanto, como o colega citou acima, para estes casos indica-se o tratamento orto-cirúrgico (tratamento ortodôntico associado a cirurgia ortognática) para melhores resultados.

Não podemos dizer limite, mas certos objetivos podem ser comprometidos devido a condição clínica e idade (quando estamos falando de paciente em crescimento). Uma avaliação comm especialista irá identificar caso a caso e fazer as observações pertinentes no seu caso.
Olá, indica-se levar a criança para se consultar com o ortodontista na fase de dentição decídua (dente de leite), pois pode-se acompanhar e diagnosticar precocemente alguma má oclusão, e intervir de forma preventiva. Depois temos a fase de crescimento (estirão ), onde aproveita-se para obter ganhos de direcionamento e expansão (aumento) de espaços para "caber" os dentes permanentes na boca, e os que estão erupcionando. Na fase adulta complica fazer alguns procedimentos com o aparelho, quanto não se interveio de forma precoce. Porém é importante destacar que não existe idade para cuidar da sua saúde bucal. Colocar aparelho ortodôntico em adulto, hoje em dia, é sinal de cuidado e zelo com sua estética também. Indica-se procurar um especialista em ortodontia para avaliar seu caso. Existem diversos aparelhos modernos como o invisalign (discreto, estético e transparente) muito utilizado em adultos.
O tratamento ortodôntico com o Aparelho Invisalign não possui limitação quanto à idade do paciente. O ideal é fazer uma consulta com especialista para diagnosticar seu problema e indicar o tratamento adequado conforme sua necessidade.
Acredito que sempre seja possível conseguir bons resultados em tratamentos ortodônticos. O mais importante para isso é que o diagnóstico do caso a ser tratado seja bem feito e individualizado para cada um. Atualmente existem muitas ferramentas das quais podemos lançar mão para tratarmos os nossos pacientes de acordo com o necessário e atingirmos os objetivos do tratamento.
Na minha opinião a idade não limita a efetividade do tratamento, desde que este tenha sido bem indicado e bem conduzido desde o início.
A efetividade se da em praticamente todos os casos, o que muda muito de paciente para paciente, é o tempo em que as mudanças ocorrem.
Esta ai uma pergunta difícil de responder.

Como eu acredito em crescimento , creio que exista sim uma melhor idade para conseguir o máximo de eficácia do tratamento .

Entretanto com os avanços na área , principalmente cirúrgicos é possível resolver qualquer tipo de caso !