Haverá algum chá que não se pode beber com o consumo de xarelto????

2 respostas
Haverá algum chá que não se pode beber com o consumo de xarelto????
Prof. Karin Schmidt Rodrigues Massaro
Médico clínico geral, Hematologista
São Paulo
Não há problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A rivaroxabana (Xarelto) é metabolizada principalmente pelas enzimas CYP3A4/5, CYP2J2 e pelos transportadores P-gp e ABCG2. As interações medicamentosas clinicamente relevantes ocorrem principalmente com medicamentos que são inibidores ou indutores potentes dessas vias, como cetoconazol, ritonavir, carbamazepina, fenitoína, rifampicina e a erva de São João. O uso concomitante desses medicamentos pode alterar a ação do Xarelto, tanto aumentando sua ação anticoagulante quanto reduzindo sua eficácia.
No que diz respeito a chás, a literatura médica e as bulas oficiais não descrevem interações clinicamente relevantes entre a rivaroxabana e chás comuns, como chá preto, chá verde, chá de camomila ou chá de erva-doce. É importante que pacientes informem o uso de fitoterápicos e suplementos ao médico que o acompanha para avaliação individualizada, mas grosseiramente não há contraindicação ou alerta para chás. A única exceção relevante é o chá de erva de São João (St. John’s wort/Hypericum perforatum), que é um potente indutor de CYP3A4 e P-gp, podendo reduzir significativamente as concentrações plasmáticas de rivaroxabana e, consequentemente, sua eficácia anticoagulante. Assim, o uso concomitante é contraindicado. Portanto, fora o chá de erva de São João, não há evidências de interações clinicamente relevantes entre a rivaroxabana e chás comuns. Recomenda-se cautela com fitoterápicos não padronizados e sempre considerar a composição exata do chá consumido, especialmente em pacientes sob anticoagulação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1550 perguntas sobre Xarelto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.