hipnoterapia ajuda a recuperar a memória, ou parte dela, que eu perdi durante um blecaute alcoólico?

14 respostas
hipnoterapia ajuda a recuperar a memória, ou parte dela, que eu perdi durante um blecaute alcoólico?
A hipnoterapia pode ajudar a recuperar a memória perdida durante um blecaute alcoólico em algumas situações, mas não é garantido que isso aconteça.

Um blecaute alcoólico é uma condição em que o indivíduo tem dificuldade em formar novas memórias enquanto está intoxicado pelo álcool. Durante um blecaute, a pessoa pode continuar a agir e interagir com outras pessoas, mas não consegue se lembrar dessas experiências depois.

A hipnoterapia pode ajudar a recuperar essas memórias perdidas, mas há alguns fatores a serem considerados. Primeiro, é importante determinar se as memórias realmente foram perdidas ou se foram simplesmente esquecidas devido ao efeito do álcool. Em alguns casos, a informação pode ainda estar lá, mas o indivíduo não pode acessá-la devido à intoxicação.

Além disso, a hipnoterapia pode ser eficaz em algumas pessoas, mas não em outras. Cada pessoa é única e responde de maneira diferente à hipnose. Algumas pessoas podem ser hipnotizadas facilmente e ter sucesso em recuperar as memórias perdidas, enquanto outras podem não responder à hipnose de forma alguma.

Por fim, é importante lembrar que a hipnoterapia não é uma panaceia para todos os problemas de memória. Se você perdeu memórias devido a um blecaute alcoólico, pode ser útil consultar um profissional de saúde mental ou um médico para avaliar a extensão dos danos e ajudá-lo a determinar as melhores opções de tratamento.

Olá! É possível.
Olá de fato a hipnoterapia é uma ferramenta que pode ajudar algumas pessoas mais do que outras, a questão do blecaute alcóolico associado a perda de memória deve ser acompanhado por um médico psiquiatra ou neurologista para avaliar maiores danos.
Entretanto me parece que você busca um caminho para resgatar uma memória perdida e quanto a esta situação pode ser mais complexo o caminho.
Buscar um psicólogo que possa acolher e ajuda-lo a entender seus comportamentos e sentimentos podem ajudar a eliminar suas dúvidas.
A hipnoterapia pode tudo e voce também... não existem regras, pois cada ser humano é unico. Nosso cerebro para nor proteger pode bloquear memórias e se vc conseguir trabalhar isso na terapia, pode se recordar do que houve.
Olá! Sempre existe a possibilidade, mas não a garantia.
Olá. O consumo de álcool em quantidades consideráveis, afeta a memória, alterando o processo de arquivo de dados no cérebro, em função da percepção de estímulos do ambiente estar mediada por um produto que muda a atenção e a interpretação do que se passa no contexto e internamente, no indivíduo: emoções, sentimentos e compreensão, afetados. Em certos casos, depois da eliminação do álcool no organismo, por completo, as memórias podem voltar. Se não voltarem, procure um médico e faça exames clínicos para saber que substâncias orgânicas estão deficitárias, pelo consumo excessivo, como, por exemplo, as vitaminas do complexo B, ferro, zinco, etc.. A hipnoterapia pode conduzi-lo (la) a recuperar as lembranças do que ocorreu, mas, não há garantia de tal. Procure um psicólogo e/ou psiquiatra para compreender melhor estas questões.
A hipnoterapia pode ajudar a recuperar suas memórias, sim. Porém, as pesquisas e publicações mais atuais reúnem evidências de que a hipnoterapia é mas eficaz para questões comportamentais, como uma ferramenta auxiliar numa terapia cognitivo-comportamental. É interessante ressaltar que existem muitas publicações sobre hipnoterapia no exterior, mas que não são muito divulgadas no Brasil. Se quiseres, dê uma olhada no site da APA (associação americana de psicologia), que tem uma sessão específica sobre hipnose. Quanto à tua questão, mais importante do que recuperar a memória do evento em si é entender porque chegaste a ter um "blackout" causado por ingestão de álcool em excesso, e trabalhar a tua regulação emocional fisiológica e cognitiva para que consigas evitar estes comportamentos autodestrutivos. Para isso, a hipnoterapia cognitiva é um dos tratamentos mais indicados. Procure um profissional habilitado para lhe atender. É importante que seja um psicólogo habilitado a trabalhar com hipnoterapia, que se baseie em práticas baseadas em evidências, e não um simples hipnotista.
Não existem evidências científicas suficientes (até onde eu sei claro)de que hipnoterapia é capaz de recuperar memórias. Até porque isso é muito difícil, uma vez que você nunca vai saber se a memória que você "recuperou"se trata do que realmente aconteceu ou de uma falsa memória induzida por qualquer tipo de terapia que seja(incluindo hipnose). Todos nós podemos criar falsas memórias, é uma tentativa do cérebro de recuperar uma informação perdida e este é um dos motivos que é bastante questionável qualquer coisa que tente "recuperar"sua memória. Caso você tenha algum problema comportamental com o álcool ou algum trauma relacionado ao acontecido sugiro que procure terapia mesmo para avaliar e tratar o problema.
Talvez, dependendo do caso, mas não é garantido.
Olá, a recuperação da memoria que você se refere é ao episodio do blecaute alcoólico? Pode ser que funcione. Se pergunte a importância disso para você.
Olá! Eu me preocuparia em pensar se esses blecautes são frequentes. Quais são os motivos que te levam a beber nessa quantidade? Pensando em prevenção, sabe? Até porque hoje aparece o esquecimento, amanhã pode vivenciar uma situação de violência... E depois bate arrependimento e outras consequências. Fico à disposição!
A hipnoterapia pode ser uma abordagem terapêutica útil para ajudar a recuperar a memória, incluindo partes dela que foram perdidas durante um blecaute alcoólico. No entanto, é importante ter em mente que a hipnose não é uma técnica infalível para recuperar a memória e pode não funcionar para todos. Além disso, a hipnose não é recomendada para pessoas com certos transtornos psicológicos ou psiquiátricos. É importante que você discuta essa opção com um profissional de saúde mental qualificado para avaliar se a hipnoterapia é adequada para o seu caso específico. Além disso, é importante lembrar que a terapia deve ser realizada por um profissional treinado e licenciado em hipnoterapia, que possa fornecer o tratamento adequado e seguro.
É possível recuperar sim, porém não é uma certeza. Pode acontecer a recuperação ou não.
Esse "apagão" de memória precisa primeiro ser investigado clinicamente. O álcool é nocivo para o sistema nervoso, desta forma uma avaliação neurológica deveria ser prioridade, e após isso um psicólogo poderá te ajudar no resgate de algumas memórias, quando, e se, isso for possível.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!