Homem com 66 anos. Adenocarcinoma tipo acinar padrao 3+4 de gleason com comprometimento neoplasico de

3 respostas
Homem com 66 anos. Adenocarcinoma tipo acinar padrao 3+4 de gleason com comprometimento neoplasico de 15% e mais ausencia de permeaçao perineural categoria de risco 2.que tratamento mais indicado à fazer?
Olá,
Homens com menos de 75 anos, diagnosticados com cancer de próstata de risco intermediário (Gleason até 7; com PSA < 20; e doença apenas na próstata) tem como principais opções de tratamento a cirurgia para a retirada total da próstata (prostatectomia) ou a radioterapia + bloqueadores hormonais por até 1 ano.
É importante que não haja outra doença sem controle em atividade (como problemas cardíacos, diabetes, etc...) que estejam comprometendo a saúde geral do homem.
A escolha do melhor tratamento passa por uma avaliação completa por um Urologista. Para isto, é necessário uma consulta médica especializada, exame físico detalhado e a avaiação individual de cada exame.
Atenciosamente.
Dr. Bruno Benigno

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr Benigno citou os principais fatores clínicos em questão para uma tomada de decisão.
O perfil de efeitos colaterais após o tratamento são um pouco diferentes entre as opções existentes, por isso é importante na consulta especializada com seu Urologista que seja abordado sua expectativa de qualidade de vida em diferentes aspectos sociais, para que possam decidir juntos qual tratamento mais adequada ã sua expectativa e realidade.
Olá! O tratamento do câncer de próstata envolve uma integração e uma sintonia entre urologista, oncologista clínico, radio-oncologista e, obviamente, o próprio paciente. Questões envolvendo o score ou padrão de Gleason, a extensão do tumor ao exame urológico e aos exames de imagem, o nível do PSA total, demais exames laboratoriais (= exame de sangue), a condição clínica do paciente e a associação com outros problemas de saúde (comorbidades) são determinantes para a definição da melhor conduta terapêutica. Inicialmente, sugiro que você procure o seu urologista.

Especialistas

Esio Vasconcelos Marques

Esio Vasconcelos Marques

Urologista

Divinópolis

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 510 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.