Já tenho 80% de escavação (mas enxergo bem "ainda") e entre dois exames apenas aumentou a profundidade

2 respostas
Já tenho 80% de escavação (mas enxergo bem "ainda") e entre dois exames apenas aumentou a profundidade em uma certa área..Minha curva tensional foi boa. Como é possível enxergar bem com apenas 20% não-escavado? Quanto tempo de "visão normal" se não se descobrir o que está causando este aumento?
O que causa o aumento da escavação do nervo óptico, é a falta de suprimento sanguíneo no próprio nervo óptico, ou seja, o nervo tem pouco sangue, nasceu assim por natureza, não é culpa de ninguém e essa falta de sangue é agravada por fatores de risco como: hipertensão ocular, história familiar,raça, idade,diabetes,hipertensão arterial, tabagismo, genética, uso de corticóide e outros. Ocorre mais a partir dos 40 anos, é progressivo, não tem cura e o que fazemos é frear o processo de perda das fibras nervosas, transformando a lebre em tartaruga, tentando reduzir os fatores de risco, principalmente a influência nociva da pressão intra-ocular, com colírios e até cirurgia para diminuir a pressão e não para curar a doença(vamos tartarugando). O glaucoma é uma doença do nervo óptico (neuropatia óptica glaucomatosa) onde a pressão intra-ocular participa como principal fator de risco e que podemos controlar com complacência do paciente, colírios e ou cirurgia.Há glaucoma sem pressão ocular alta

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A escavação do nervo óptico representa a porção onde não se encontram as fibras nervosas que levam nossa visão do olho para o cérebro. Seu aumento sugere a presença de glaucoma, uma vez que essa doença é caracterizada pela perda progressiva dessas fibras e consequente comprometimento do campo visual, podendo levar a cegueira. Quando temos uma escavação grande como no seu caso, temos alguns aspectos a considerar, sendo os principais: tamanho do disco óptico e presença de perdas localizadas de rima neural (porção "não escavada"). É possível que o paciente apresente um disco óptico com escavação grande e tenha uma rima neural saudável com fibras suficientes para proporcionar uma visão normal, é o que denominamos como escavação grande fisiológica. De qualquer forma, todo paciente com disco óptico suspeito deve fazer uma série de exames com o oftalmologista para investigar a presença de glaucoma e manter seguimento frequente, mesmo que uma primeira avaliação esteja normal.

Especialistas

Guilherme Jose Pilz

Guilherme Jose Pilz

Oftalmologista

Rio Negrinho

Laura Capitian

Laura Capitian

Oftalmologista

São Paulo

Naiane Ramos Vidal

Naiane Ramos Vidal

Oftalmologista

Boa Vista

Rafaela Polezi

Rafaela Polezi

Oftalmologista

Penápolis

Alfredo Cassemiro

Alfredo Cassemiro

Oftalmologista

Porto Velho

Marcela Costa Cruz Andrade

Marcela Costa Cruz Andrade

Oftalmologista

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 714 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.