Já tive pancreatite alcoólica já faz mais de um ano, teria risco de ter pancreatite novamente se ing

2 respostas
Já tive pancreatite alcoólica já faz mais de um ano, teria risco de ter pancreatite novamente se ingerir álcool apenas mais uma vez ?
Vou abordar sua pergunta por 2 ou 3 ângulos:

a. as dietas nas doenças digestivas, onde me baseio em quase 35 anos de experiência atendendo aqui e no Exterior

b. o uso de álcool de modo geral

c. o quanto é importante o Médico de alto nível CONHECER em detalhes seu paciente

Prefiro sempre INFORMAR do que falar sobre um caso específico. E acho que os leitores gostam dessa abordagem, tanto que já passei dos 1.000.000 de leitores. Pelo senhor(a) e por eles, falo sobre as Dietas em Doenças Digestivas.

DIETAS

Sou um defensor das Dietas Personalizadas.
Hoje, faz pouco sentido o médico tirar da gaveta uma longa lista de alimentos "proibidos" , igual para a moça de 20 anos ou o senhor de 80.
Tudo deve ser adaptado.

É fácil entender. Por exemplo, o bom Médico deve saber QUEM é seu paciente para prescrever uma dieta adequada.
É PRECISO SABER:

- que idade tem

- tem alguma doença como Diabetes ou Hipertensão?

- é obeso?

- que estilo de vida tem? por exemplo, um moço que toma um cafezinho com colegas de escritório(café provoca queimação) é diferente de um senhor aposentado que de vez em quando bebe um golinho de cerveja com os amigos(álcool provoca refluxo e piora as gastrites)
O bom Médico entende essas peculiaridades e sabe ADAPTAR a dieta ao estilo de vida de seu paciente

- há fatores emocionais envolvidos? a experiência me ensina sempre que a maioria das doenças traz um fator emocional. Por exemplo, recebo muitos pacientes preocupados se sua doença não levará a um câncer. Cabe a mim explicar o que é a Doença e tranquilizar o paciente.

Concluo: no meu entender , as dietas para as Doenças Digestivas devem ser adaptadas a cada caso. Não há casos identicos, e assim, não há dietas identicas.
Muito embora eu seja liberal nas dietas, sou cauteloso quanto ao álcool e mais ainda quanto ao fumo. Mas tudo isso deve ser visto de modo individual, caso a caso.
Por exemplo: já tive pacientes que me falaram:
- Doutor, posso tomar um golinho de champanhe no casamento da minha filha?
E eu:
- claro que pode
Nesse caso é uma situação especial, controlada. Não haveria sentido em privar o meu paciente de um prazer único. Afinal, não é sempre que se casa uma filha e se pode comemorar...

No caso do refluxo aplico os mesmos princípios:

NAO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA A DIETA
É A DIETA QUE SE ADAPTA A CADA PACIENTE

No entanto:

para meus pacientes, embora permita um golinho ou outro muito de vez em quando, eu sou EXTREMAMENTE preocupado com os efeitos do álcool a longo prazo.
SE eu tivesse um paciente com Histórico de pancreatite alcoolica eu lhe RECOMENDARIA ENFATICAMENTE total abstinência de álcool
E se esse paciente precisasse de ajuda psicológica ou psiquiátrica eu NAO TERIA DÚVIDAS em ajuda-lo, encaminhando-o a profissionais de alto nível.
Conforme se passam os anos de prática clínica vamos aprendendo que a ajuda aos nossos pacientes vem TAMBÉM de conhecer sua situação emocional e seu estilo de vida.

Por último:


Uma palavrinha aos muitos que me procuram:

devido a uma agenda pessoal sempre intensa, com Atividades Humanitárias no Sertão e (modestas) atividades Filantrópicas no Interior de S. Paulo e PR com inúmeras viagens, não tenho, neste momento, condições de ver novos pacientes, nem mesmo por Consultas Online ( método seguro e eficiente). Peço aos que me procuram a paciência de aguardar.
Espero ter a agenda normal em breve.

MAS

--- se o assunto for urgente ou causar qualquer risco a sua saúde, recomendo procurar outro médico(a). Prefiro que tenham sua Saúde preservada do que eu ter a satisfação de ter uma Clínica lotada.
Entendo que é exatamente por colocar a Saúde de meus pacientes antes de outras consideraçoes é que estou próximo de chegar aos 35 anos de clínica.


2) NOVIDADE:
já é possível ler minha Coluna sobre Doenças Digestivas no Face do Jornal Sudoeste do Estado. Quem sabe sua dúvida esteja lá. E o senhor poderá ter informações confiáveis e atuais sobre as principais Doenças Digestivas, os exames, os tratamentos e as dietas.
Isso sem precisar ver o Doutor Google, que pode ter informações pouco confiáveis. Muitas vezes leigos sem qualquer formação médica escrevem na internet. Dão palpites sobre assuntos que desconhecem. E suas palavras confundem os leitores. Precisamos de informações SEGURAS e CONFIÁVEIS.

3) OUTRA NOVIDADE:

Quem tem interesse em Doenças do Intestino e prevenção de câncer (assunto que estudei na Organização Mundial de Saúde em Nova Iorque, e ponho em prática para meus pacientes) poderá assistir ao vídeo de prevenção de câncer de intestino.

O câncer de intestino é o segundo mais comum e pode ser fatal.

No vídeo, especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam sobre o mesmo, e eu completo, falando sobre a importância da Colonoscopia no diagnóstico, prevenção e acompanhamento.

O vídeo está no meu perfil neste site (Dr. Paulo Lopes).

Se você tem interesse em prevenção, vale a pena ver.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Soraia Vianna

Soraia Vianna

Gastroenterologista

Brasília

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Marcelo Sander

Marcelo Sander

Gastroenterologista

Teófilo Otoni

Rafael Antoniazzi Abaid

Rafael Antoniazzi Abaid

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Cruz Do Sul

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 161 perguntas sobre Pancreatite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.