Já tive pancreatite alcoólica já faz mais de um ano, teria risco de ter pancreatite novamente se ing

2 respostas
Já tive pancreatite alcoólica já faz mais de um ano, teria risco de ter pancreatite novamente se ingerir álcool apenas mais uma vez ?
Vou abordar sua pergunta por 2 ou 3 ângulos:

a. as dietas nas doenças digestivas, onde me baseio em quase 35 anos de experiência atendendo aqui e no Exterior

b. o uso de álcool de modo geral

c. o quanto é importante o Médico de alto nível CONHECER em detalhes seu paciente

Prefiro sempre INFORMAR do que falar sobre um caso específico. E acho que os leitores gostam dessa abordagem, tanto que já passei dos 1.000.000 de leitores. Pelo senhor(a) e por eles, falo sobre as Dietas em Doenças Digestivas.

DIETAS

Sou um defensor das Dietas Personalizadas.
Hoje, faz pouco sentido o médico tirar da gaveta uma longa lista de alimentos "proibidos" , igual para a moça de 20 anos ou o senhor de 80.
Tudo deve ser adaptado.

É fácil entender. Por exemplo, o bom Médico deve saber QUEM é seu paciente para prescrever uma dieta adequada.
É PRECISO SABER:

- que idade tem

- tem alguma doença como Diabetes ou Hipertensão?

- é obeso?

- que estilo de vida tem? por exemplo, um moço que toma um cafezinho com colegas de escritório(café provoca queimação) é diferente de um senhor aposentado que de vez em quando bebe um golinho de cerveja com os amigos(álcool provoca refluxo e piora as gastrites)
O bom Médico entende essas peculiaridades e sabe ADAPTAR a dieta ao estilo de vida de seu paciente

- há fatores emocionais envolvidos? a experiência me ensina sempre que a maioria das doenças traz um fator emocional. Por exemplo, recebo muitos pacientes preocupados se sua doença não levará a um câncer. Cabe a mim explicar o que é a Doença e tranquilizar o paciente.

Concluo: no meu entender , as dietas para as Doenças Digestivas devem ser adaptadas a cada caso. Não há casos identicos, e assim, não há dietas identicas.
Muito embora eu seja liberal nas dietas, sou cauteloso quanto ao álcool e mais ainda quanto ao fumo. Mas tudo isso deve ser visto de modo individual, caso a caso.
Por exemplo: já tive pacientes que me falaram:
- Doutor, posso tomar um golinho de champanhe no casamento da minha filha?
E eu:
- claro que pode
Nesse caso é uma situação especial, controlada. Não haveria sentido em privar o meu paciente de um prazer único. Afinal, não é sempre que se casa uma filha e se pode comemorar...

No caso do refluxo aplico os mesmos princípios:

NAO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA A DIETA
É A DIETA QUE SE ADAPTA A CADA PACIENTE

No entanto:

para meus pacientes, embora permita um golinho ou outro muito de vez em quando, eu sou EXTREMAMENTE preocupado com os efeitos do álcool a longo prazo.
SE eu tivesse um paciente com Histórico de pancreatite alcoolica eu lhe RECOMENDARIA ENFATICAMENTE total abstinência de álcool
E se esse paciente precisasse de ajuda psicológica ou psiquiátrica eu NAO TERIA DÚVIDAS em ajuda-lo, encaminhando-o a profissionais de alto nível.
Conforme se passam os anos de prática clínica vamos aprendendo que a ajuda aos nossos pacientes vem TAMBÉM de conhecer sua situação emocional e seu estilo de vida.

Por último:

Uma palavrinha aos muitos que me procuram:

devido a uma agenda pessoal sempre intensa, com Atividades Humanitárias no Sertão e (modestas) atividades Filantrópicas no Interior de S. Paulo e PR com inúmeras viagens, não tenho, neste momento, condições de ver novos pacientes, nem mesmo por Consultas Online ( método seguro e eficiente). Peço aos que me procuram a paciência de aguardar.
Espero ter a agenda normal em breve.

MAS

--- se o assunto for urgente ou causar qualquer risco a sua saúde, recomendo procurar outro médico(a). Prefiro que tenham sua Saúde preservada do que eu ter a satisfação de ter uma Clínica lotada.
Entendo que é exatamente por colocar a Saúde de meus pacientes antes de outras consideraçoes é que estou próximo de chegar aos 35 anos de clínica.

2) NOVIDADE:
já é possível ler minha Coluna sobre Doenças Digestivas no Face do Jornal Sudoeste do Estado. Quem sabe sua dúvida esteja lá. E o senhor poderá ter informações confiáveis e atuais sobre as principais Doenças Digestivas, os exames, os tratamentos e as dietas.
Isso sem precisar ver o Doutor Google, que pode ter informações pouco confiáveis. Muitas vezes leigos sem qualquer formação médica escrevem na internet. Dão palpites sobre assuntos que desconhecem. E suas palavras confundem os leitores. Precisamos de informações SEGURAS e CONFIÁVEIS.

3) OUTRA NOVIDADE:

Quem tem interesse em Doenças do Intestino e prevenção de câncer (assunto que estudei na Organização Mundial de Saúde em Nova Iorque, e ponho em prática para meus pacientes) poderá assistir ao vídeo de prevenção de câncer de intestino.

O câncer de intestino é o segundo mais comum e pode ser fatal.

No vídeo, especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam sobre o mesmo, e eu completo, falando sobre a importância da Colonoscopia no diagnóstico, prevenção e acompanhamento.

O vídeo está no meu perfil neste site (Dr. Paulo Lopes).

Se você tem interesse em prevenção, vale a pena ver.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.