Lactantes pode realizar exame de bioimpedancia com nutricionista?

8 respostas
Lactantes pode realizar exame de bioimpedancia com nutricionista?
 Fernanda Ferreira Araújo
Nutricionista
Brasília
Olá, prezada!
A bioimpedância não é a melhor forma de se fazer uma avaliação antropométrica em uma lactante. Esse tipo de avaliação se utiliza de corrente elétrica de baixa potência, que circula de formas diferentes onde há maior ou menor presença de água, gerando o resultado. Ocorre que, em lactantes, a presença de leite nos seios pode gerar um resultado não muito correto. Aliás, a presença de silicone também influencia no resultado. A diferença é que, em comparação com avaliações posteriores, a quantidade de leite pode variar, influenciando ainda mais no resultado, o que não ocorreria com o silicone.
No entanto, esse fato pode ser conversado com seu nutricionista, que irá decidir a melhor forma de fazer a avaliação, minimizando as possibilidades de erro no resultado!
Beijo da nutri :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rebeca Regly Marchitto
Nutricionista
Rio de Janeiro
Oi, boa noite, em lactantes seria melhor fazer a avaliação antropométrica com o adipômetro, pois minimizaria possíveis erros.
Dr. Hygor Alvarenga
Nutricionista
São Paulo
Boa tarde, seria possível, mas não o melhor método, pois pode gerar uma grande alteração. Para gestantes é contra indicado pois a bioimpedância é uma corrente elétrica passando pelo corpo.
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
Sim, lactantes podem realizar exames de bioimpedância com um nutricionista, desde que seja feito de forma segura e adequada. A bioimpedância é um método não invasivo para estimar a composição corporal, incluindo a quantidade de massa gorda, massa magra e água corporal. No entanto, ao realizar qualquer exame ou procedimento durante o período de amamentação, é importante considerar algumas precauções:

Segurança: Verifique se o equipamento de bioimpedância está em boas condições, devidamente calibrado e se o profissional que realiza o exame possui experiência adequada.

Proteção da lactação: Durante o exame de bioimpedância, os eletrodos são colocados na pele para medir a resistência elétrica. É importante garantir que esses eletrodos não entrem em contato com os mamilos ou áreas próximas, para evitar qualquer desconforto ou interrupção na amamentação.

Orientação profissional: Consulte um nutricionista ou profissional de saúde especializado em amamentação e nutrição materna. Eles poderão fornecer orientações específicas sobre a realização do exame de bioimpedância durante a lactação, levando em consideração sua saúde e necessidades individuais.
Olá tudo bem?
Seria possível mas não teria resultados fidedignos na lactação quanto as circunferências e o adipômetro.
Sim, porém é importante estar atento a mudanças já esperadas na composição corporal. Avalie se realmente é necessário realizar tal exame neste momento. Consulte seu médico ou nutricionista sobre a viabilidade.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
Sim, podem! A bioimpedância não oferece riscos à mulher que está amamentando, pois é um exame rápido, indolor e que utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade, imperceptível ao corpo.

Mas atenção:
Durante a lactação, o corpo da mulher passa por alterações hormonais e de retenção hídrica, o que pode influenciar nos resultados do exame, principalmente na avaliação da água corporal.
Por isso, é importante que o nutricionista interprete os dados com cautela e sempre associe com outros parâmetros (peso, medidas, sintomas, evolução clínica).

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.