Lexapro aumenta o colesterol, triglicérides ou glicose?
5
respostas
Lexapro aumenta o colesterol, triglicérides ou glicose?
Não há evidências de um efeito direto no aumento de colesterol e triglicérides pelo Lexapro* (escitalopram), apesar de haver alguns estudos de aumento com medicações do mesmo grupo (inibidores seletivos de recaptura de serotonina). Por outro lado, há estudos que sugerem que pessoas diabéticas e deprimidas, tratadas com escitalopram, melhoram o controle do açúcar no sangue, o que mostra claramente que o tratamento da depressão (ou da ansiedade grave) traz muito mais benefícios do que riscos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não há nenhuma evidência de que o Lexapro promova alterações metabólicas diretamento. Contudo, o uso de alguns antidepressivos podem aumentar o apetite, assim, caso o paciente passe a se alimentar mais ou ingerindo mais doces e carboidratos, alterações podem ocorrem decorrentes da dieta.
O Lexapro (escitalopram) é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), e ele não costuma afetar diretamente o colesterol, triglicérides ou glicose.
A prática de exercícios, alimentação equibrada e um sono de qualidade vão te ajudar a ter resultados ainda melhores .
A prática de exercícios, alimentação equibrada e um sono de qualidade vão te ajudar a ter resultados ainda melhores .
Olá! Não. O Lexapro não causa diretamente aumento de colesterol, triglicérides ou glicose. Tem medicações psiquiátricas que fazem isso, mas o escitalopram é uma medicação bem limpa e com um potencial de ter bem menos efeitos colaterais.
De forma geral, o escitalopram (Lexapro) é considerado um dos antidepressivos com menor impacto metabólico dentro dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). No entanto, isso não significa que ele seja completamente neutro.
Perguntas relacionadas
- Após 30 dias de aumento de uma dose de 50mg para 100mg de Sertralina e com algumas crises de medo e desespero ainda, o médico sugeriu a troca para Escitalopram 10mg. Ele indicou tomar por dois dias 50mg de sertralina, mais dois dias 25mg, e aí iniciar o Escitalopram em 5mg por 4 dias, para passar para…
- Faço uso contínuo de escilatropam e o médico da upa passou pra eu tomar cetoprofeno e levofloxacino e eu esquecei de avisa a ele
- Tomo escitalopram de 10 mg quantos meses pra fazer efeito?
- estou tomando escitalopram e azitromicina, medicos falaram q é seguro, mas estou sentindo uma arritimia cardíaca, oq faço?
- Há algum efeito colateral se tomar o antialérgico Rizi M com o escitalopran? Causa sensação de moleza no corpo e falta de disposição?
- Aumentei a dose do escitalopran de 10 para 15 , é normal ter ansiedade ? Tem 3 dias que aumentei.
- Médico reduziu escitalopram para 5mg, e me deu o bupropiona 150 mg. Tomando a 16 dias , ainda sinto muita dor de cabeça e tontura. É normal? No início tinha outros efeitos colaterais, mas esses já passaram. Só a dor e tontura permanecem.
- Aumentei recentemente minha dose de Escitalopram. Tomava 10mg por mais de 4 anos, voltei a ter fortes crises e aumentei para 15mg por 5 dias e agora, há mais 5 dias, 20mg. Porém ainda me sinto bem ansiosa mesmo fazendo terapia e academia todos os dias, tendo que, eventualmente, recorrer ao Rivotril sublingual…
- Posso tomar velija e sonic juntos? Meu médico passou tenho fibromialgia, Tag e Síndrome do Pânico?
- Efeitos secundade escitalopram da ansiedade e palpitações quanto tempo leva a desaparecer
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 861 perguntas sobre Lexapro
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.