Lipase alta (279.0 u/)l e amilase normal (80.0 u/l) pode ser pancreatite?

2 respostas
Lipase alta (279.0 u/)l e amilase normal (80.0 u/l) pode ser pancreatite?
Como falo sempre: um bom Médico faz um Raciocínio Clínico a partir dos dados de seu paciente. Uma boa Anamnse (História Clínica) já traz ao Médico de alta qualidade(em especial ao Gastroenterologista de alto nível) uma boa idéia do que está acontecendo.

Lembro que o Histórico Clínico deve ter ao menos uma descrição detalhada do problema atual, acrescidos de dados fundamentais:
- quais os medicamentos em uso
- que doenças concomitantes nosso paciente tem
- há internações anteriores?
- há cirurgias anteriores?
- há alergias?
- quais os hábitos de nosso paciente? alimentaçao, uso de álcool e fumo são fundamentais
- qual a situação nutricional do paciente? Há perda de peso? Há obesidade? há intolerância a alimentos? isso entre outros dados
- os Antecedentes Familiares. Em Gastroenterologia, tanto o câncer de estômago quanto o câncer de intestino devem ser pesquisados. Se há casos na família, em especial de parentes próximos, o nosso paciente deve ser orientado para Prevenção.
- e um bom Médico saberá avaliar a situação emocional de seu paciente. Conforme passam os anos de prática, aprendemos a ter noção do estado emocional do nosso paciente antes mesmo de completar a consulta. Nosso paciente é ansioso? Tem sintomas depressivos? É preocupado com sua saúde mais do que deveria? Tem medo de câncer? O bom Médico percebe isso em cada paciente, mesmo antes de terminar a consulta.
Após o Histórico Clínico faz-se o Exame físico. O Médico de alto nível então já terá identificado o tipo de problema de seu paciente. E poderá pedir(ou fazer) exames para CONFIRMAR seu Raciocínio Clínico
O que falo é uma autêntica arte, chamada Semiologia Médica. Nela aprendemos a diagnosticar o problema. Nessa arte, não somos incentivados a pedir um monte de exames a esmo. Mas sim a raciocinar, e só então pedir exames que sejam necessários.
Como falava o brilhante Sir William Osler a seus alunos:
É O PACIENTE QUE NOS CONTARÁ O QUE TEM.
Cabe ao Médico bem preparado entender o que o paciente está falando e identificar qual o problema.
E para que serve isso?
Sem saber exatamente qual o problema, não haverá tratamento de sucesso
Um diagnóstico exato leva ao tratamento correto e de sucesso.

Quanto a seu caso:
por favor, entenda que apenas 2 resultados, sem qualquer outro dado impedem qualquer médico(a) de qualidade a saber em detalhes o que está acontecendo. Para um diagnóstico exato é preciso um Raciocínio Clínico de alta qualidade.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.