Lobectomia pulmonar

10 respostas
Boa Tarde,

Tenho bronquiectasias na lobulo inferior esquerdo, sou comissário de Bordo numa companhia aérea e 21 anos.
Foi-me recomendada a realização de uma lobectomia, e gostaria de saber se a intervenção me iria afetar em termos profissionais?
Obrigado
Olá,
Sim, infelizmente sim,
Como trabalhamos dentro do tórax, você irá precisar de pelo menos 1 mês de afastamento antes de voar novamente. Apesar da aeronave ser pressurizada ainda pode ocorrer expansão de gás e um pequeno pneumotórax simples residual virar um pneumotórax hipertensivo que configura emergência.
Att

Boa tarde,

Pelo que parece q indicação está acertada. O repouso irá variar a depender do tipo de cirurgia. Quando se realiza uma cirurgia aberta, com afastamento das costelas, a dor no pos-operatório costuma ser mais intensa, o que leva a um retorno às atividades laborais mais demorado. Já nas técnicas minimamente invasiva, robótica e por vídeo, a dor é menor no pos-operatório. Dessa maneira o seu retorno ao trabalhoo será mais rápido. Mas pensando em incapacidade, nenhuma das técnicas lhe tornará incapaz para exercer a sua profissão atual.

Abs.
Difícil responder pois depende da área afetada de outras condições de saude associadas além de sua própria reserva funcional
Existem diversos tipo de bronquiectasias, podendo ser diagnosticadas ao nascimento, na infancia ou quando adulto, estas mais comumente adquiridas. A depender de outros fatores como cistos pulmonares ou doenca enfizematosa bolhosa, isto sim pode acarretar ruptura das bolhas em caso de alterações pressoricas atmosfericas abruptas. A cirurgia de lobectomia é uma cirurgia de grande porte que deve ser indicada por profissionais altamente treinados em cirurgia torácica podendo, quando bem indicada trazer melhora de suas queixas e sintomas.
A cirurgia de bronquiectasia proporciona melhora significativa da tosse e infecções repetidas. Os pacientes voltam melhor para suas atividades e a recuperação segue o caminho normal de qualquer cirurgia. Aberta, 30 dias. Vídeo ou robótica, 15 dias. Sobre sua atividade, não há evidência que seja diferente das outras profissões.
Olá! A lobectomia é indicada sim em casos de pacientes com bronquiectasia localizada, e na presença de sintomas, que podem ser tosse produtiva, infecções de repetição ou hemoptise (escarro com sangue). Com a retirada do lobo (e das brobquiectasias) os sintomas devem desaparecer. A cirurgia pode ser feita por técnica minimamente invasiva ( videoassistida ou robótica) e a recuperração costuma ser tranqüila. Converse com seu médico e ele poderá lhe tirar qualquer outra dúvida. Espero ter ajudado. Um abraço!
Bronquiectasias são dilatações não reversíveis dos brônquios, na maior parte das vezes, resultado de infecções prévias. Em muitos casos está indicada a cirurgia para a ressecção da área pulmonar acometida, devido grande propensão à infecções e possibilidade de sangramentos. Está recomendado fazer avaliação pulmonar no pré-operatório e assim poder estimar sua função pulmonar após a lobectomia. Se sua função pulmonar for boa, este procedimento não o afetará em termos profissionais.
Olá! Primeiramente devemos investigar a causa da bronquiectasia em paciente tão jovem quanto você. A partir daí podemos pensar na melhor estratégia terapêutica para o seu caso. Espero ter ajudado! Até breve!
Bom dia
Se a bronquiectasia está causando sintomas tipo infecção de repetição ou sangramento esta deve ser operada.
Isto vai melhorar sua qualidade de vida e não te causará problemas no trabalho
Claro que isso passa por uma avaliação minuciosa pré operatória.
Att
Não. Se afetar, acredito que seja em melhora de qualidade de vida no geral e em termos profissionais também.