Me orientaram a tratar a Fibromialgia com ventosaterapia deslizante! Seria a melhor alternativa? Já

9 respostas
Me orientaram a tratar a Fibromialgia com ventosaterapia deslizante!
Seria a melhor alternativa? Já que todo o meu corpo está acometido pela Fibromialgia.
Atenciosamente.
Não podemos dizer que é melhor ou pior. Apesar da ventosaterapia trabalhar sobre a dor diretamente. É uma técnica boa ....mas cabe ao fisioterapeutas avaliar a necessidade real se aplica-la!

A ventosaterapia pode ser sim uma das opções para tratamento da Fibromialgia, mas não pode-se afirmar que seja a melhor alternativa, visto que isso depende de uma avaliação funcional criteriosa para verificarmos as disfunções e manifestações clínicas da patologia em cada paciente, pois existem também várias outras técnicas de tratamento que podemos utilizar em associação para melhorar a qualidade de vida do paciente com fibromialgia como por exemplo: Acupuntura, Liberação miofascial, hidroterapia.
A característica do paciente com Fibromialgia, além da DOR muscular, é de que possui também alguns pontos específicos de maior tensão, pontos gatilho, e para auxiliar no tratamento de liberação destes pontos gatilho, a Ventosaterapia pode ajudar sim, porém, é importante que você procure um profissional Fisioterapeuta que conheça bem sobre este mapeamento da dor no corpo e saiba utilizar algumas técnicas associadas no seu tratamento.
O Agulhamento Seco ( Dry Needling) nestes pontos de dor, associado ao técnica de Liberação Miofascial podem ser muito mais eficazes neste tratamento.
A ventosa terapia, é uma técnica que ajuda na liberação miofascial. Pode ser um pouco dolorido, sendo assim, eu particularmente não utilizo em pacientes com fibromialgia, pois tende a ser desconfortável (dolorido), para o paciente que já está com uma sensibilidade alterada.
Existem outras técnicas que podem ser utilizadas em pacientes com fibromialgia, no qual trará mais conforto e alívio da dor. Entre elas está a acupuntura, feita com agulhas ou laser, e a moxabustão (moxa).
Acredito que não exista hoje um "melhor tratamento" para a fibromialgia. Depende muito da sensibilidade do seu corpo. Em minha experiência, alguns pacientes não suportam a dor durante o procedimento e depois ficam muito doloridos. Acredito que seria o caso de testar. Em especial, em dias mais quentes. Quando o tempo esfria, a resposta do paciente nunca é favorável e o deixa muito dolorido.
Não acredito ser o melhor tratamento..
Na realidade sabe-se que a fibromialgia está relacionada com o emocional. Já ouviu falar em TethaHealing? Acredito que te ajudaria muito mais ????
Seria um grande aliado ao seu tratamento. Acredito que associado a acupuntura, lhe faria muito bem
Bons resultados são obtidos com Acupuntura para Fibromialgia.
Quem tem fibromialgia tem outros problemas que a Acupuntura pode ajudar. com frequência associada a medicamentos , que serão reduzidos com a melhoria do quadro.
Olá, ventosas isoladas não se constituem em tratamento para nada isoladamente. A fibromialgia pode envolver múltiplos fatores: hormonais, de neurotransmissores, emocionais, situações de estresse, adaptativos, etc... Mas, na verdade, é a ponta de um iceberg. A acupuntura vai te aliviar as dores, mas penso que você deve buscar também uma aporte psicológico e homeopático (unicista) para estar fazendo um trabalho de autoconhecimento, algo mais profundo que diz respeito ao campo mental e consciencial- sua cura precisa acontecer de dentro para fora para ser verdadeira e não apensas um efeito paliativo. Boa sorte!