Me sinto mal quando alguém faz algo de bom pra mim. É como se eu não merecesse. O que pode ser?

14 respostas
Me sinto mal quando alguém faz algo de bom pra mim. É como se eu não merecesse. O que pode ser?
Olá, bom dia. Se quando alguém faz algo de bom para você e sente que não mereceu, é muito importante que você busque uma psicoterapia para entender melhor isso, para cuidar e ressignificar essas situações. Não posso te dar uma resposta precisa, pois cada pessoa tem a sua singularidade conforme cada situação. Mas posso deixar reflexões: como é a sua autoestima? Pessoas com baixa autoestima costumam achar que não merecem coisas boas. A autoestima é formada desde que somos pequenininhos conforme o que vivemos na infância. Para que você aprofunde realmente nessa questão, busque um psicólogo. Fico a disposição, um abraço.

Olá, Bom dia! Sentir-se desmerecedor de um ato de gentileza de outras pessoas diz muito sobre a ideia que você faz de si mesmo. Essa sensação pode indicar uma questão de baixa autoestima, a qual evoluiu para isso por conta de vários fatores (história de vida, traumas, crenças). Seria interessante buscar uma psicoterapia para entender a razão de se sentir inferior e desmerecer atenção e carinho alheio. Isso diz muito sobre você e sua vida. Boa sorte!
Olá! São poucas informações para eu poder passar uma orientação mais específica, mas pode estar relacionado a dificuldades de autoestima. Um ponto importante é trabalhar questões de autoimagem (ou seja como você percebe a si mesmo). Entretanto você deve procurar um profissional da Psicologia o qual fará uma avaliação e, com as informações completas do teu caso, conseguirá te orientar com mais clareza.
Olá, tudo bem com você? Muitas vezes a baixa auto-estima faz com que a pessoa passe a ter comportamentos auto-sabotadores, eliminando da própria vida aquilo que lhe traria paz e felicidade. O processo psicoterapêutico é importante para que, ampliando a consciência desse ciclo de auto-sabotagem, a pessoa possa se libertar desse padrão comportamental e passar a viver a vida com mais prazer e liberdade de escolha, melhorando assim sua qualidade de vida como um todo.
Olá. Pode ser um sinal de baixa autoestima e baixo senso de merecimento. Se está te causando sofrimentos ou dúvidas, você pode buscar um profissional psicólogo para te ajudar a trabalhar essa questão.
Olá, esta pergunta eu devolveria para você se estivesse te atendendo! Logicamente que existem muitos fatores ocultos da nossa consciência que nos "conduzem" a determinadas atitudes e que acarretam em determinados sentimentos... somente com o trabalho terapêutico que poderíamos investigar melhor isto e quem sabe encontrar esta resposta por si mesmo(a).
Olá tudo bem? Se sentir mal quando recebe algum elogio ou algo de bom, pode estar relacionado ao modo como você mesmo se enxerga. Desta forma, não se sente merecedor de ser apreciado pelos outros. Acredito que um bom acompanhamento psicoterapêutico, vai te ajudar a compreender porque isso acontece.
Um grande abraço.
Olá, boa tarde! Olha, podem ser muitas coisas, que possivelmente estão baseadas em seu sistema de crenças sobre você e de como você compreende o mundo. Isso pode gerar inúmeros problemas, pois além de perder oportunidades, o coloca em um lugar triste. Seria interessante você buscar por acompanhamento psicológico para entender quais os motivos que o levam a ocupar esse lugar, assim como descobrir estratégias que o tirem dele.
Ola! Pode ser diversas coisas e para descobrir e entender melhor tudo isso, é necessario que vc faça psicoterapia. No processo de terapia, voce busca os trilhos que te deixam mal e comeca a entender o pq nao se sente merecedor(a), e sente que precisa viver na escassez. Provavelmente algo aconteceu la atrás e seu cerebro esta querendo te defender de algo, te dando esses sintomas. Busque a psicoterapia e entendera melhor. Espero ter ajudado. Fique bem
Oi, tudo bem? Olha, durante nossa vida vamos criando algumas crenças sobre nós mesmos e sobre o mundo. Nem sempre essas crenças são sua realidade ou aquilo que você gostaria de sentir. O processo de terapia pode te ajudar a entender melhor quais são essas crenças e porque se sente dessa forma, além de poder se questionar mais sobre o assunto. Espero ter ajudado, abraços!
Boa noite! è pouca informação, precisava conhecer mais você, pode ser baixa autoestima ou problemas com as suas crenças. Procure ajuda de um profissional da Psicologia.
Caríssimo(a), indico fortemente que inicie um processo de psicoterapia. A partir desse acompanhamento, você conseguirá elucidar o motivo de se sentir culpado quando alguém te favorece. Abraços!
É bastante comum experimentar sentimentos de inadequação ou não merecimento, mesmo diante de gestos positivos dos outros. Na terapia cognitivo-comportamental, esse fenômeno pode ser compreendido como uma manifestação de crenças disfuncionais, como a autocrítica excessiva ou baixa autoestima. Pode ser útil explorar suas experiências passadas e suas percepções sobre si mesmo para identificar as origens desses sentimentos. Juntos, podemos trabalhar para desafiar e modificar essas crenças negativas, cultivando uma visão mais realista e compassiva de si mesmo, permitindo assim uma aceitação mais plena dos gestos positivos dos outros.
Olá

Sentir-se mal ou como se não merecesse algo bom quando outras pessoas fazem algo por você pode estar relacionado a várias questões emocionais ou psicológicas. Aqui estão algumas possíveis explicações:

1. Baixa autoestima: Você pode ter uma visão negativa de si mesmo, o que faz com que sinta que não merece bondade ou gestos positivos de outros.

2. Culpa ou vergonha: Algumas pessoas se sentem culpadas ao receberem algo bom porque internamente acreditam que deveriam ser punidas ou que não são boas o suficiente.

3. Dificuldade em aceitar gentilezas: Pode ser um reflexo de não se sentir digno de atenção ou cuidado, frequentemente associado a experiências passadas que afetaram a maneira como você vê a si mesmo e aos relacionamentos.

4. Desconfiança em relação às intenções dos outros: Às vezes, se uma pessoa tem um histórico de relacionamentos abusivos ou manipulativos, ela pode ter dificuldade em acreditar que os gestos dos outros são genuínos e não têm segundas intenções.

Para lidar com esses sentimentos, você pode considerar algumas estratégias:

- Reflexão pessoal: Tente identificar as origens desses sentimentos. Perguntar-se sobre quando começou a sentir isso e o que esses momentos têm em comum pode ajudar a entender melhor suas emoções.

- Conversar sobre isso: Discutir esses sentimentos com alguém de confiança pode ser esclarecedor e reconfortante. Isso pode ser feito com amigos próximos ou familiares, ou em um contexto terapêutico.

- Terapia: Um psicólogo pode lhe ajudar a explorar essas emoções, entender suas raízes e trabalhar no desenvolvimento de uma autoimagem mais positiva.

É importante lembrar que merecer cuidado e gentileza não está condicionado a ser perfeito ou estar sempre no seu melhor. Todos merecem compaixão e bondade, incluindo você.

Espero ter contribuído com você!
Um forte abraço.
Dra. Michelle Teixeira

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!