Me sinto mto cansada, com sono, fiz exame, meu Tsh deu 3,700 , a referência é até 4. A médica me

6 respostas
Me sinto mto cansada, com sono, fiz exame, meu Tsh deu 3,700 , a referência é até 4. A médica me pediu p verificar os anticorpos, posso estar com problema na tireóide?
Com TSH normal é pouco provável que seu sintoma de cansaço esteja relacionado à tireoide.
Observe se a qualidade de seu sono está boa, ou seja , se amanhece revigorada.
Observe se sua rotina não está muito pesada e se sua alimentação está equilibrada respeitando horários e alimentos saudáveis
Às vezes apenas esses ajustes são suficientes para se sentir melhor
Boa sorte

Esse exame isolado não é parâmetro para diagnóstico de hipotiroidite, deve-se avaliar T4,T3,T3 reverso, Ant-TPO, TRab e antitireoglobulina. Mas é também provável que você possa estar com fadiga crônica ou anemia ou diabetes. O importante será fazer exames bioquimicos para avaliar sua real condição de saude e fazer correlações com os sinais e sintomas, hábitos alimentares e estilo de vida, fatores determinantes para as doenças já citadas. Procure orientação com o seu nutri e boa sorte.
É importante você verificar a sua temperatura basal pela manhã , medir a temperatura por 5 dias pela manhã , normalmente temperatura abaixo de temperatura 36,4 pode predizer que sua tireoide não está funcionando em plena capacidade, independentemente se o seu TSH está dentro da referência, se você tem sintomas pode necessitar de suplementação para a tireoide: ferro, vitamina C, vitamina D, selênio, dentre outros. Cada caso é um caso.
Importante dizer que o estresse também interfere no funcionamento da tireoide, por isso regular a sua adrenal (glândula) que produz hormônios como o cortisol é fundamental. Primeiro corrigimos a adrenal para depois ajustar a tireoide. Digo ainda que dosar hormônios como ferritina, vitamina D, T4 livre, T3 livre, T3 reverso, anticorpos anti tireoideanos são fundamentais para saber se tem componente auto imune envolvido. A alimentação também interfere no funcionamento da tireoide. Espero ter te ajudado!! Abs
A Médica solicitou os anticorpos, pois caso eles estejam elevados, podem indicar Tireoidite de Hashimoto. É possível ter Tireoidite de Hashimoto sem hipotireoidismo, caso os hormônios tireoideanos estejam normais, mas essa condição requer um acompanhamento com dosagens hormonais periódicas. No seu caso, com o TSH normal, ainda não será necessário iniciar tratamento, porém com os anticorpos elevados, TSH alterado (elevado no caso do Hipotireoidismo) e a presença de sintomas, é possível iniciar tratamento. Lembrando que os sintomas que você apresenta também podem estar presentes em outras condições que precisam ser investigadas.
Seu TSH está absolutamente normal e seus sintomas muito provavelmente não estão relacionados à tireoide, mesmo que os títulos dos anticorpos antiitiroidianos estejam elevados. Sugiro, contudo, a realização de outros exames como T4 livre, hemograma, 25 (OH) vitamina D, creatinina, cortisol (às 8 h), ionograma e transaminases. Não há necessidade da dosagem de T3 livre, T3 reverso. ou selênio. Permita-me lembrar que NÃO existe "fadiga adrenal", terminologia que tem sido muito citada na internet e defendida por alguns profissionais que, muitas vezes, são pouco escrupulosos e visam apenas ao lucro fácil.
Atenciosamente,
Prof. Lucio Vilar
Olá, esse valor de TSH ainda está dentro da faixa normal ( no limite superior ) . Então ainda não se considera um hipotiroidismo laboratorial . A dosagem dos anticorpos anti-tiroideanos e , as vezes, o USG de tiroide servirão para confirmar se existe doença auto-imune -tiroidite , já em curso. Vai facilitar seu seguimento e predisposiçaõ para essa doença , no futuro.