medo de estar no meio de gente: ir a festas, a praças de alimentação, a mercados, bancos... Isso é

16 respostas
medo de estar no meio de gente: ir a festas, a praças de alimentação, a mercados, bancos... Isso é fobia social? tem cura? qual é o melhor tratamento?
Agorafobia é o nome que damos ao comportamento de evitação como a princípio aqui descrito.
A sensação é de que determinadas exposições poderão levá-lo a situações onde se imagina inseguro, isso gera uma ansiedade antecipatória, carregada de muito sofrimento.
É importante entender que precisa buscar ajuda e que só um Psicólogo ou Médico Psiquiatra poderão avaliar melhor seus sintomas e realizar o diagnóstico.
O maior problema da Agorafibia, é que ela atinge muito a vida das pessoas, limitando sua rotina. Ir ao trabalho ou comparecer a compromissos sociais pode virar um drama. No entanto, para pessoas que está vivendo essa situação, basta a companhia de uma outra pessoa para que a ansiedade diminua ou desapareça.
A psicoterapia é o tratamento mais eficaz. A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) e a abordagem EMDR respondem com excelentes resultados, segundo pesquisas científicas, possuem uma efetividade para 90% dos casos.

Pode ser Fobia Social como também poder haver outros fatores psicológicos associados. Procurar um Psicólogo, este lhe dará um melhor parecer, e se necessário lhe encaminha para um outro profissional no auxilio ao tratamento.
Olá!
O diagnóstico para os seus sintomas só poderá ser feito por um profissional. Seja fobia social, ou outro transtorno, o profissional irá desenvolver com você o melhor tratamento. Não deixe de procurar ajuda, quanto antes começar o seu tratamento, melhor.
Com certeza é um quadro de ansiedade que merece todo o cuidado e atenção, por se tornar incapacitante. Procure um psicólogo e um psiquiatra para melhor avaliação do quadro.
Bom dia! Para ter um diagnóstico correto é necessário fazer uma visita ao psicólogo ou psiquiatra e então descrever com mais detalhes todos os seus sintomas.

Indico terapia cognitivo Comportamental.

Boa sorte.
O medo em princípio é uma expressão muito forte, que requer outras considerações e demandas, com relação a questão de espaços sociais pode pensar na hipótese de Fobia Social,não descartando a possibilidade deste "medo" está relacionado à outros aspectos subjetivos. De qualquer forma a Fobia Social é um transtorno de ansiedade que deve ser cuidado rápidamente por um profissional especializado, porque pode agravar para uma depressão crônica. As causas da Fobia Social em princípio poder ser genéticas e ambientais. O tratamento inicialmente em situação de emergência com medicamentos os chamados antidepressivos e fundamental tratamento psicoterapia. O tratamento com a Terapia Cognitivo Comportamental, tem tido bons êxitos.
Sim, esses sintomas podem ser de fobia social, porém, não unicamente de fobia social, portanto é imprescindível que se faça uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para um diagnóstico correto e, dessa forma, verificar o melhor tratamento (se apenas psicológico ou também medicamentoso).
Boa sorte.
Inicialmente seria muito bom para você iniciar um tratamento psicoterapêutico, com a ajuda de um profissional é possível identificar que tipo de transtorno esta ou não ocorrendo com você, até que ponto este medo esta influenciando na sua convivência social. É necessário o diagnóstico de um profissional, o psiquiatra pode fazer este diagnóstico e te auxiliar com tratamento medicamentoso, porém é fundamental iniciar terapia.
O acompanhamento clínico na Psicoterapia Existencial visa a atenção e compreensão sobre os sentimentos que geram sofrimento e dificuldades, como esse "medo de estar no meio de gente". Desse modo, é possível perceber os conceitos e idéias presentes na experiência que tomam o sentido de ameaça e de necessidade de evitação do convívio social. A psicoterapia trabalha de modo a alcançar o modo como esse tipo de restrição acontece através do amplitude existencial (nas estruturas fundamentais da existência), mobilizando espaço para que sejam iluminados novos sentidos.
Investir no acompanhamento psicoterapêutico é o melhor tratamento para buscar a saída dessa situação!
Provavelmente o diagnóstico será relacionado a fobia ou ansiedade generalizada, mas para um diagnóstico ser feito é necessário um acompanhamento direto e mais investigação por parte do profissional.
No entanto, considerando os sintomas que relatou o tratamento com um Terapeuta Comportamental poderá trazer bons resultados.
Os sintomas podem ser de Fobia Social ou Agorafobia, mas é preciso uma avaliação de um profissional para avaliar melhor. Procure um Psicólogo.

Att. José Dílson.
Olá, tente buscar ajuda de um
Profissional especializado.
A Terapia poderá lhe ajudar, será importante ser acompanhado por um psiquiatra
Sintomas indicativos de Ansiedade Social.
A melhor forma de validar e compreender o quadro é procurar um profissional habilitado, como um psicólogo ou psiquiatra.
A intervenção pode se dar através de reestruturação cognitiva, proposta pela Terapia Cognitivo Comportamental, exercícios de enfrentamento gradual, exposição segura ao objeto/situação fóbica de forma a dessensibilizar o emocional e corrigir a resposta.
Técnicas de Programação Neurolinguística também são bastante eficientes nesses casos.
Boa sorte e grande abraço
Sinais de ansiedade social sim. Recomendo terapia cognitivo comportamental através do treino de habilidade social. Tem tratamento sim, pois pode aprender a lidar melhor com o medo. Melhoras!!!
Tenho trabalhado com a abordagem EMDR, dessensibilização e reprocessamento, e tenho tido bons resultados com fobia social mesmo o cliente não tomando medicamentos. Nessa terapia são apagadas memórias e crenças relacionadas ao medo de estar em público. Clientes relatam que a melhora é constante e aos poucos vão conquistando seus espaços sociais sem perigos de recaídas. O EMDR é considerado a terapia de melhor resolução pelos institutos americanos de saúde. Vale a pena consultar um terapeuta dessa abordagem treinado pelo EMDR Brasil. Boa sorte.
Sim, pode ser sim, sinais de fobia social. Mas o mais indicado neste seu caso é conversar pessoalmente com um (a) psicólogo (a). Caso seja esse os seu desejo, estou a disposição para melhores esclarecimentos.