Mesmo a automutilação não sendo super grave é possível que haja a internação? Se sim, como posso int

29 respostas
Mesmo a automutilação não sendo super grave é possível que haja a internação? Se sim, como posso internar eu/alguém?
A automutilação, como a maioria dos sintomas (talvez todos) se explica pelas relações que a pessoa tem com outr@s -- ou nem acha ter. Tanto no presente como no passado. Entendo que a(s) pessoa(s) vivendo com aquela se sentem mau e procuram uma solução, afastando a pessoa problemática do seu ambiente. Mas isto não ajuda à pessoa que sofre de automutilação. A internação, se fosse possível, só levaria à calmar a pessoa, apagá-la, mas não a melhorar as suas relações. No entanto, destas, as outras pessoas, supostamente os adultos, fazem parte. Nesta perspetiva, são elas que poderiam contribuir à melhora da convivência. Ao invés de procurar resolver o problema como problema exclusivo da pessoa em questão, seria útil melhorar as próprias attitudes, desenvolver sentimentos próprios para serem mais humanos. Este é um trabalho que as pessoas adultas podem iniciar a través da psicoterapia delas mesmas.

Sugiro que você dê caminhos para a sua angústia através de uma terapia; a automutilação é um sintoma que precisa ser tratado. Com uma escuta profissional você terá um momento de acolhimento e cuidado, de falar mesmo. Poderá haver outras questões que irão surgir ao longo das sessões. Se é mais de uma pessoa, ambas precisam de tratamento. Cuide-se o quanto antes. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
O ato de causar dor a si próprio, ou automutilação, é considerado inadmissível para a maioria das pessoas, por isso muitos tem dificuldades para discutir tal assunto, amigos e familiares passam a considerar a internação uma possibilidade. Para os que desejam um tratamento, este em geral é realizado por meio de psicoterapia e medicamentos sem a necessidade de internação. Todavia, é importante considerar que com ou sem medicação, algo que pode ser efetivo para ajudar uma pessoa que pratica automutilação é autorizá-lo a falar, expressar-se, e isso pode ser trabalhado por meio de psicoterapia.
Sugiro que procure uma ajuda psicológica. Vai lhe ajudar muito!
Busque ajuda de um Psicólogo ou Psiquiatra para realizar uma avaliação clínica.
Olá! Procure por ajuda de um profissional da psicanálise/psicologia. Esse pode lhe ajudar, te escutando e te ajudando a compreender o que se passa com suas emoções. A automutilação é um sintoma da angústia não falada, não localizada. É uma dor que precisa ser compreendida, para não sentir na carne. Procure por ajuda!
Olá!
Uma internação pode trazer marcas psíquicas bastante profundas. Antes de chegar neste ponto há muito o que pode ser feito. Não foram trazidos mais dados dos acontecimentos, mas realmente, a mutilação pode ser uma forma de apaziguar a angústia. A dor no corpo como apaziguamento. Parece estranho, mas esta hipótese vem de observações clínicas. Quando se chega a este ponto, algo falhou nas relações em termos de possibilidade de simbolização!
Importante encontrar um espaço de fala, acolhimento num tratamento psicanalítico!
Automutilação é grave sim. Depende da região do corpo, necessário internação. Caso contrário, ajuda psicológica se torna uma emergência. Busque ajuda imediatamente. Essa pessoa está sofrendo e, provavelmente, já tentou informar e não foi atendida.
Olá, a automutilaçao pode ser entendida como o sintoma de uma angústia e considera-se grave, visto o risco que a pessoa se coloca ao optar por essa estratégia.
Em alguns casos, a internação se faz necessárias e a psicoterapia pode auxiliar na busca do entendimento desse sintoma, bem como, auxiliar com estratégias que vizem oportunizar novos recursos para lidar com essa angustia.
Fico a disposição.
Internar é a última fronteira quando se trata em saúde mental. É sempre uma experiência desgastante para todos os envolvidos e que traz poucos resultados positivos no médio/longo prazo. Ao mutilar seu corpo, o sujeito está buscando lograr um alívio de sua angústia. Será que é por conta de uma não conseguir sustentar sua própria imagem? Será que houve alguma situação onde houve prazer em receber dor, e logo está se infringindo?
Levanto essas poucas questões no escuro todavia, pois, não há uma causa específica. Antes de tentar qualquer internação, dar um lugar para que essa pessoa possa falar sobre isso sem que seja exercido sobre ela qualquer censura e/ou julgamento pode ser de grande valia para um prognóstico favorável para esse tipo de caso. Um tratamento psicnalítico pode ser esse o lugar que essa pessoa possa encontrar isso.
É importante que se busque um tratamento com psicólogo e psiquiatra, para lhe auxiliar a lidar com o sofrimento e a angústia, e ver realmente se precisa de internação, uma vez que o tratamento com profissionais da área de saúde mental podem auxiliar a não chegar no extremo. Como citado pelos colegas acima, a psicoterapia é muito importante, entretanto não deixe de procurar um médico psiquiatra também.
Olá! Importante deixar claro que a automutilação é grave, independente do tipo que seja, ok? O paciente deve ser internado em último caso. A primeira atitude é procurar imediatamente um psicólogo e caso seja necessário, conduzirá também para um médico psiquiatra para que ambos façam um tratamento em conjunto com o paciente. Busque uma linha que se identifique para que possa extravasar toda sua angústia e conflitos internos. Estou à disposição. Forte abraço!
Olá! A automutilação é um sintoma grave. Exige avaliação psicológica e psiquiátrica. A necessidade de uma internação depende da intensidade desse sintoma, além de outros aspectos ligados a condição mental e emocional da pessoa em sofrimento. Sugiro que procure ajuda profissional para a melhor orientação e tratamento.
A automutilação ou agressão intencional ao próprio corpo pode sim ser considerada um problema de saúde grave e merece total atenção, principalmente em casos que apresenta risco de vida. Em alguns casos a internação compulsória pode ser realizada e exige um laudo médico que a justifique. Procure ajuda profissional (médico psiquiatra e psicólogo).
Olá, automutilação são comuns em transtornos psiquiátricos, sendo mais comum no transtorno de personalidade.

A internação vai depender de como o(a) paciente se apresenta clinicamente, se há quadro de intenção suicida, são consideradas as questões onde o médico veja que o(a) paciente esteja colocando em risco a própria vida, para que assim ele tenha indicação para internação.

Importante que essa pessoa esteja sendo assistida por um psiquiatra para que a internação seja solicitada, sendo possível a internação voluntária(com o(a) paciente indo por conta própria) ou a internação involuntária (com um parente que solicite e assuma a responsabilidade do tratamento junto ao médico). Acompanhamento psicológico também é fundamental junto com o psiquiatra.

Espero ter ajudado.

Abraço
Automutlilação exige atenção redobrada. É imprescindivel um acompanhamento profissional, não obrigatoriamente uma internação. Mas deve ser levado para uma avaliação psiquiátrica e psicologica para definição da conduta terapêutica que pode até ser uma internação, de preferencia voluntária do paciente para evitar problematicas maiores. Vale ressaltar que preferencialmente em leito de hospital geral e não psiquiátrico.
Espero ter ajudado.
Comportamentos auto prejudiciais, também conhecidos como automutilação não suicida, são tentativas de lidar com o estresse severo ferindo-se, usando meios como cortar-se.
O problema é que comportamentos auto prejudiciais, muitas vezes, agravam a situação levando à culpa, vergonha, constrangimento ou piora do estresse.
E ainda podem incorrer em acidentes que levam à internação.
A solução é entender a causa básica do estresse, através de avaliação psicológica e psicoterapia para encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com isso.
Um médico psiquiatra pode verificar está ação caso realmente seja necessário. Tente também fazer uma boa terapia em conjunto.
A automutilação é uma forma desesperada de a pessoa se "libertar" de uma dor emocional profunda. É melhor sentir uma dor física que enfrentar tamanho sofrimento psicológico. Esta pessoa precisa aprender a verbalizar suas emoções e conflitos internos. E a psicoterapia é o ambiente perfeito para isso. Ao verbalizar seu sofrimento a uma pessoa que a acolhe sem julgamentos, que é o psicólogo, ela conseguirá se entender e descobrir outros caminhos não invasivos fisicamente, para seus dilemas psicológicos.
Olá. Sugiro que procure tratamento psicológico pois a automutilação é uma manifestação de que está acontecendo alguma coisa que precisa ser tratado e resolvido, não chegando a ser caso de internação dependendo da situação. Estou à disposição!
A automutilação é um comportamento destrutivo. A terapia com um psicólogo pode ajudar muito. Mesmo que os machucados sejam leves ou profundos a terapia psicológica ajuda em muito. Inclusive pode ajudar os outros membros da casa a lidar com a situação.
Olá! Como meus colegas já disseram, internação é o último caso quando se fala de saúde mental, envolve estresse e situações aversivas para todos os envolvidos. O mais recomendado é que se procure imediatamente apoio psicológico para a pessoa em sofrimento, é necessário ver que quem se automutila está vivenciando um momento de intensa dor e que precisa, antes de qualquer coisa, de cuidado, de uma escuta que acolha e que intervenha, recorrendo, inclusive, a outras terapêuticas, como a medicamentosa a partir do encaminhamento para a psiquiatria. Importante frisar que esse suporte é oferecido também aos familiares, pois estes podem se beneficiar de um atendimento profissional. Um abraço e fique bem.
Não sei se a internação resolveria na realidade; já que ao ser posta no meio social ou no ambiente estressor novamente a pessoa demostraria o mesmo comportamento ( ou seja ao sair da clinica voltaria a ser do mesmo jeito). O mais correto em casos de automutilação é a terapia com o individuo inserido em seu ambiente cotidiano, realizando mudanças internas para que essa comportamental desapareça.
Olá!! Buscar um acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, para te auxiliar a lidar com o sofrimento é o primeiro passo. Como já explicado pelos colegas acima, a psicoterapia é muito importante, entretanto não deixe de procurar um médico psiquiatra também.
Bom dia!
Que bom que você perguntou e, por isso, está podendo ser orientada. Entende-se que a automutilação é uma saída que a pessoa usa para "acabar com a dor emocional" no momento e acaba por fazer uma dor física. Porém machucar-se não é uma saída saudável para lidar com seu sofrimento. A boa notícia é que vc veio até aqui buscar ajuda né? isso demonstra um olhar para vc mesm e um cuidado, assim como quer sair dessa. Sugiro que busque psicoterapia com um profissional que vc sinta confiança para expressar teus sentimentos de uma forma menos agressora com vc msm. Você irá aprender outras alternativas para usar nesses momentos, alternativas que não te prejudiquem. Explique aos seus pais ou um adulto de confiança de sua convivência o que está havendo e peça que te levem ao psicólogo. Este profissional vai te ouvir com muita atenção e cuidado para te avaliar e te guiar num caminho saudável para lidar com suas emoções. Até que isso aconteça, tente alguma dessas opções ao se ver irritada: falar com alguém que você goste, escrever como num diário sobre o que está sentindo, ouvir música, desenhar, ver filme/série, rasgar ou rabiscar papel, arranhar ou bater em uma almofada. Dessa forma, você poderá ter alívio do que está sentindo sem se ferir. Boa sorte! Sou a letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição. Caso queira conhecer meu trabalho @psi.leticiaaa
Olá!
Como vai?

Imagino o quão preocupado(a) deve estar com relação à saúde e à integridade dessa pessoa a quem se refere. Recorrer à mutilação pode ser um pedido desesperado de socorro para alguém que já pode ter tentado sinalizar que necessita ajuda de muitas outras maneiras, mas que encontrou, nessa, sua última chance de ser acudido(a).
Entendo que recorrer à internação possa parecer uma alternativa viável para o momento, principalmente quando (e se) já foram tentadas, antes, outras abordagens. Muitas vezes, nos encontramos diante do sentimento de impotência de poder apoiar as pessoas que amamos e acabamos buscando suporte especializado para poder conter esses sintomas. Ainda que os critérios para que a internação aconteça devam ser avaliados junto à equipe multiprofissional (deverão ser considerados diversos fatores, como o contexto em que surgiu, suas causas, a duração, os prejuízos, etc.), sugiro considerá-la como última das saídas possíveis (afinal, como classificar o quão extrema é uma manifestação como essas uma vez que a mensagem e o sentido por detrás disso podem ser os fatores mais preponderantes?). Acredito que quem está em sofrimento profundo pode, muitas vezes, carecer ainda mais de demonstrações de cuidado, preocupação e afeto, em especial por parte daqueles que o cercam. Tão importante quanto, acredito que é imprescindível estender o convite a um processo terapêutico que o fará compreender, verdadeiramente, todos os elementos que, juntos, estão provocando essa reação autopunitiva.

Estou à disposição para que possam compartilhar suas angústias e encontrem melhores maneiras de suportar esse sofrimento pelo qual, juntos, devem estar passando agora.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
O procedimento de internação é diferente se é para você ou outra pessoa e é uma decisão a ser avaliada por profissionais da área. É importante fazer psicoterapia e fazer consulta com psiquiatra para avaliar necessidade de medicação. abraço
É importante considerar a psicoterapia para lidar com sua angústia e tratar a automutilação como um sintoma sério. Ao receber apoio profissional, você terá a oportunidade de expressar seus sentimentos de forma acolhedora... É possível que outras questões também surjam durante as sessões... Se mais de uma pessoa estiver envolvida, ambas devem procurar tratamento. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Do ponto de vista da Psicologia Sistêmica a automutilação se concentra em compreender os padrões relacionais e sistêmicos que podem contribuir para esse comportamento. A intervenção inicial geralmente envolve terapia individual e familiar para explorar as dinâmicas subjacentes, identificar fatores desencadeantes e fortalecer os recursos de enfrentamento. A internação é considerada apenas em situações de emergência, quando há um risco iminente para a segurança da pessoa, e geralmente é vista como uma medida temporária para estabilização, com ênfase em uma transição para o tratamento ambulatorial assim que possível.
Sugiro procurar a ajuda de um psicólogo