Mesmo depois de tirar o aparelho fixo e do período de ter usado a contenção móvel, posso continuar u

4 respostas
Mesmo depois de tirar o aparelho fixo e do período de ter usado a contenção móvel, posso continuar usando esporadicamente a contenção durante os anos seguintes?
A orientação inicial do uso da contenção ortodôntica é de um ano por 24h (retirando apenas para se alimentar) e mais um ano no período noturno. Após este período o(a) paciente tem sido orientado(a) a utilizar a contenção para dormir pois temos evidências científicas de remodelação óssea em todos os ossos da face, sendo assim, pode haver movimentação dos dentes.
Durante o uso da contenção o(a) paciente precisa passar em consultas periódicas com o(a) ortodontista.

O ideal é que você use a contenção sempre. Hoje, é a única maneira de manter os dentes na posição correta alcançada após a ortodontia. Existe a contenção fixa que une canino a canino inferiores, a qual não incomoda e não depende do paciente lembrar de usar, só que ela exige uma manutenção periódica no dentista para não acumular tártaro na região.
Olá! Você perguntou se pode usar esporaticamente ? Eu te oriento usar sempre , no minimo 3 x por semana. A força das fibras interceptais que geram memória elástica a movimentação dentária cessa em um ano. Então, passado este primeiro ano pós remoção do aparelho, o tratamento está estável e não ocorre mais recediva DESTE tratamento especifico finalizado. Entretanto, a ação muscular sobre a mastigação mais de um lado, deglutição atipica, respiração bucal , mão embaixo do travesseiro, e /ou qualquer outro hábito vicioso...vão atuando sobre os dentes e podem gerar forças resultantes de movimentação e novo desalinhamento. Isto não é mais uma recidiva deste tratamento finalizado, mas uma nova movimentação por presença de instabilidade muscular. Para evitar novos acometimentos e desalinhamento inesperado é prudente manter a manutenção do aparelho de contenção, com consulta semestral de acompanhamento do dentista, para neutralizar estas lentas e indesejadas movimentações dentárias causadas pelas parafunções. Espero ter ajudado. boa sorte
Pode usar sim porque a arcadas dentárias são dinâmicas e sujeitas a pequenas movimentações ,cuja intensidade está diretamente relacionada ao equilíbrio funcional assim a contenção pode ser útil ...Só avaliando caso a caso