Meu amigo esteve tomando risperidona, parou e agora, de vez em quando diz que no céu deve ser melhor

21 respostas
Meu amigo esteve tomando risperidona, parou e agora, de vez em quando diz que no céu deve ser melhor do que na Terra, precisa leva-lo no psicologo?
Olá, seria interessante que esses pensamentos e reflexões fossem debatidos e aprofundados sim em terapia, pois já é comprovado cientificamente que o efeito da risperidona se tomado a longo prazo pode desencadear em pensamentos desorganizados e tambem sentimentos de melancolia. A terapia auxiliará na melhora desses pensamentos e dará a possibilidade dele se reorganizar.

Olá, se parou o respiradora por conta própria não é interessante, então buscar um psiquiatra para reorganizar a medicação é fundamental.
Buscar um psicólogo para restruturação cognitiva é também fundamental.
Um espaço de escuta especializada é o que seu amigo necessita com urgência.
Abraços!
Pelo visto, seu amigo está com ideação suicida. O mais indica é uma ajuda profissional nessas horas. Seria bom levá-lo ao psicólogo, justamente para ver essa questão dos seus pensamentos. Quem está passando por um momento como esse precisa de uma escuta especilizada e acolhedora. Espero que eu tenha te ajudado.
Olá, bom dia. É importante entender se ele parou de tomar por conta própria ou não. Se for o caso de ter parado por conta própria, então o primeiro passo seria entrar em contato com o psiquiatra e, além disso, marcar uma consulta com o psicólogo. De qualquer forma o acompanhamento com um psicólogo pode ajudá-lo a entender esses questionamentos. Espero ter ajudado, um abraço.
Debater este conteúdo no site terapêutico seria muito saudável para seu amigo.
Olá! Não é recomendado o corte abrupto e por conta própria de nenhuma medicação previamente prescrita, sendo assim, primeiramente é essencial que seu amigo retorne ao médico para esclarecer as questões acerca dos medicamentos, e juntamente ao médico, se faz necessário o acompanhamento psicológico para tratar desses pensamentos que têm rondado a cabeça dele.
Se cuidem!
Olá! Se ele precisou do auxílio do medicamento, provavelmente ele passou ou está passando por alguma situação dolorosa com a qual não está conseguindo lidar sozinho. Nesses casos, o apoio da família e dos amigos é fundamental, pois frases como essa ("no céu deve ser melhor do que na terra"), podem indicar que existe risco de suicídio, pois, veja bem, ir para o céu já denota por si só que a pessoa não estará mais aqui na terra, certo? Seria recomendado que o seu amigo procurasse um psicólogo para auxiliar ele nesse momento tão difícil pelo qual ele está passando. Caso ele recuse a procurar um profissional por conta própria, a família e os amigos mais próximos podem ajudar explicando para ele a importância de buscar ajuda e se mostrando disponíveis para ajudar e apoiar.
Olá. A pessoa precisa querer ajuda de um psicólogo, você não pode forçar, no máximo conversar. Você pode até sugerir e mostrar sua preocupação, mas só. Atenciosamente
Primeiro ao psiquiatra e depois psicólogo
A escuta qualificada pode ser muito útil para entender junto ao seu amigo sobre os pensamentos dele podendo ser o psiquiatra e o psicólogo os profissionais indicados.
Bom dia, se ele realmente para a medicação sem acompanhamento médico o mais indicado seria que fosse ao psiquiatra, nenhum tratamento pode ser interrompido abruptamente, como dizemos é preciso fazer o desmame, não ficou claro se isso ocorreu, mas pela sua fala parece que não, após a ida ao psiquiatra que vai organizar e estabiliza-lo emocionalmente sim e de grande importância o acompanhamento terapêutico para que ele possa ter um lugar de fala e trabalhar suas necessidades
Espero ter ajudado!
Abraços!
Sim! É preciso buscar ajuda psiquiátrica e psicológica!
Sim, uma consulta em psiquiatra e depois psicóloga. Para protegê-lo e fortalecê-lo emocionalmente.
Olá! Neste caso, o trabalho multidisciplinar é de fundamental importância. O acompanhamento psicológico para trabalhar as questões que estão gerando esses pensamentos e para investigar de onde vêm esses conflitos. E Ser acompanhado por um psiquiatra ( parte da medicação).
Psiquiatra e Psicólogo (tratamento concomitante)
Sim. Sugiro que ele volte a passar numa consulta com Psiquiatra mas que procure também um psicólogo. O discurso dele me fez pensar em ideação suicida e se isso for fato, um tratamento interdisciplinar pode ser bastante eficaz. Abs
Sim ! Seria muito importante que ele possa dividir essas questões com um profissional . Ele está dando sinais que as coisas não estão indo bem . Procure um profissional ou profissionais que possam ajudá-lo .
Olá! É preciso dar atenção a falas como essa, o acompanhamento com profissional da psiquiatria/psicólogo seria válido nesse momento, para melhor acompanhamento e avaliação do quadro.
Sugiro que retorne ao psiquiatra para rever quanto a interrupção do medicamento, integrando com avaliação psicomėtrica com psicólogo continuando a terapia.
A risperidona é um antipsicótico e o seu uso deve ser acompanhado por um profissional psiquiatra. Não é indicado parar com a medicação sem orientação médica, pois isso pode causar muitos efeitos desagradáveis. Alucinações e delírios podem ocorrer com a parada abrupta desta medicação. Procure o psiquiatra e reavalie a situação. Espero ter auxiliado.
Olá, boa tarde.
Espero que estejas bem.

Seu amigo parou de tomar os remédios por conta própria, ou por recomendação médica?

Há sempre um ponto de atenção bastante importante a ser levando em consideração quando se para de tomar remédios sem indicação médica, principalmente psicotrópicos, estabilizadores de humor, etc. Há uma melhora inicial nos primeiros meses e por conta disso, muitos pacientes decidem parar de tomar por conta própria, mas não é recomendado.

Outro ponto importante é que esta ideação suicida está ligada ao quadro que seu amigo apresenta. Com o abandono dos remédios, este pensamento pode ser mais recorrente.

O tratamento SEMPRE deve ser multidisciplinar para estes casos, ou seja, ele deve voltar ao psiquiatra, que indicará medicações para seu tratamento e, iniciar atendimentos com um psicólogo para entender de onde vem a ideação suicida e todo o seu quadro. A PSIQUIATRIA BUSCARÁ AJUDÁ-LO COM A ESTAILIZAÇÃO DO HUMOR VIA MEDICAMENTO, E A PSICOTERAPIA BUSCARÁ AJUDÁ—LO COM A ELABORAÇÃO DE ACONTECIMENTOS, PROCESSOS TRAUMÁTICOS, LUTOS, ENTRE OUTROS, QUE PODEM DESENCADEAR O QUADRO.

Eu diria que é bastante importante buscar atendimento psiquiátrico para estabilizar seu humor, mas é FUNDAMENTAL o atendimento por um profissional de psicologia para elucidar seus conflitos, elaboração e ressignificações.

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, basta chamar!