Meu bebe de 3 meses, fica desviando o olhar quando eu olho e quando eu o chamo não olha, temo que isso

7 respostas
Meu bebe de 3 meses, fica desviando o olhar quando eu olho e quando eu o chamo não olha, temo que isso seja traços de autismo, ou ainda é cedo p diagnosticar?
Apesar de o diagnóstico de transtorno do espectro autista ser possível em idades muito precoces, ainda não se deve considerar essa possibilidade. Antes, cabe avaliação especializada para descartar observações pontuais e outros tipos de déficits, além de orientação para se tranquilizar e saber como lidar com as possíveis situações

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
É muito cedo para diagnosticar autismo. É muito mais válido você fazer testes de visão e surdez do que pensar em autismo com essa idade. Compre brinquedos com luz e som, veja se ele se interessa, se ele procura. Chame-o de longe para ver se ele te procura. Faça barulhos que chamam a atenção da criança, cante músicas para ele e veja como ele reage. Conte isso ao seu Pediatra, que ele poderá te orientar melhor.
À disposição!
É muito cedo para fechar um diagnóstico sim. Mas se isso é algo que chama a sua atenção e te preocupa, seria muito importante consultar um profissional especializado em Estimulação Precoce em Psicanalise, esse profissional trabalha justamente com a relação mãe-bebê e os sofrimentos psíquicos já demonstrados pelo bebê, mesmo ainda tão pequeno.
Além de que isso que você descreve é um sinal de que as coisas não vão bem, porque os bebês adoram ouvir e olhar aqueles que lhe cuida.
Nunca é cedo para investigar a possibilidade do TEA. A partir da suspeita do autismo, a criança, irá receber encaminhamento para buscar terapias de estimulação precoce. Sendo confirmado, o diagnóstico do autismo, com maior idade, as terapias amenizarao os sintomas evitando sérios danos ao comportamento da criança. Sugiro buscar um Neurologista com experiência em TEA e um psicólogo com formação em ABA ( Análise do Comportamento aplicada).
Ola! E muito cedo para fechar um diagnostico de TEA. Hoje em dia se espera a evoluçao da criança até os 5 ou 6 anos para poder fechar um diagnostico mais preciso. Mas, mesmo sem diganostico fechado, é importante observar se existem mais sintomas e recorrer a um especialista (neuropediatra) para as intervençoes, caso o mesmo acredite que sejam necessarias. Ele avaliara a necessidade ou nao de iniciar as terapias com uma equipe multidisciplinar.
E importante lembrar, que mesmo apresentando uma sintomatologia de uma quadro de TEA, nao necessariamente sera um autista. Tudo dependera da evoluçao dessa criança, até a idade acima mencionada.
Ainda é cedo para diagnosticar, embora existem estudos que falam de sinais qua aparecem bem precocemente. É válido observar e sem muita angústia, ir estimulando e investigar outras coisas como surdez e teste de visão. Caso você se sinta muito angustiada procure um profissional para você poder falar sobre isso.
3 meses ainda é um tempo de desenvolvimento muito cedo para se concluir qualquer transtorno psicopatológico. Nessa idade a criança ainda está aprendendo a conhecer muito lentamente o mundo a sua volta, a perceber e capturar cada detalhe ao seu redor. O diagnóstico de autismo só pode ser concluído com um desenvolvimento maturativo de acordo com que as formações do olhar e da voz forem se desenvolvendo, o que quero dizer é de acordo com que a criança for percebendo a sua voz e o olhar, ela irá responder de maneira mais ativa, dependendo de como ela irá se comportar com esses chamados tanto da voz como do olhar, aí podemos diagnosticar se há alguma evidência de autismo ou de algum outro transtorno. Por enquanto relaxe e curta sua maternagem.
Cuidem-se!

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Caroline Dias

Caroline Dias

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 296 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.