Meu bebê tem sete meses e fez cocô com sangue por duas vezes seguidas, levei ele na emergência e o

1 respostas
Meu bebê tem sete meses e fez cocô com sangue por duas vezes seguidas, levei ele na emergência e o médico receitou tiorfan, andei pesquisando e vi que ele não é indicado nesse caso. Devo dar ao meu bebê?
Por óbvio: não posso responder, baseado em algumas linhas, sobre seu bebê.
O que posso dizer é que, como regra geral, diarréias agudas(que o leigo chama de virose) quando tem saída de sangue, pus ou febre normalmente requerem o uso de antibióticos. Mas não entenda isso como uma opinião específica para seu bebê.

Como chegamos á impressionante marca de 1,4 milhões de leitores, vou falar algo sobre a Gastroenterologia Pediátrica. Esse é um ramo fascinante, que tem diferenças da Gastro para adultos.
Como não há espaço para abordar toda a especialidade, falo de 3 doenças que muitas vezes atingem crianças.
Quem pode responder de modo PERSONALIZADO é o Médico Pediatra.

Sua pergunta traz o fascinante campo da Gastroenterologia Pediátrica.
Pela senhora e por quase 1,3 milhoes de leitores que tenho aqui, vou falar um pouquinho sobre essa área.
Claro que o que falo é genérico.
Tive a sorte de ser treinado nessa área em Johns Hopkins. O Hospital dessa Universidade, na época em que eu lá estava, recebeu o título de melhor Hospital americano por 5 anos em seguida. E a Universidade dispensa apresentações.
Pelos 1.400.000 pessoas que me leem aqui, falarei um pouquinho sobre doenças comuns em Gastroenterologia Pediátrica. Claro que o que falo é genérico, e somente a avaliação médica personalizada poderá auxiliar crianças com esses problemas.
E cada doença poderia ocupar todo um livro, então o tema não se completa em poucas linhas.

GASTRO PEDIATRIA

Não dá para ver a Gastroenterologia Pediátrica como uma Gastroenterologia de adultos acontecendo em crianças. Ao contrário, a especialidade tem suas características próprias.

Ao atender crianças devemos ter extrema paciência tanto com as crianças quanto com os pais.
Muitas vezes os familiares mostram grande ansiedade na Consulta, já que não entendem o que acontece com seus filhinhos. E o Médico de alto nível deve mostrar muita atenção com os pais e extrema prudência no exame, já que é importante conquistar a confiança do pequeno paciente.

DOENÇAS COMUNS EM CRIANÇAS

Falarei apenas de 3, por questão de espaço. Há pelo menos mais 10 doenças que também são comuns, como as diarréias por exemplo. Mas não há espaço para falar de tudo.

Doença de Refluxo-
assim como nos adultos, há a Doença de Refluxo desde bebês até todas as demais faixas pediátricas.
O diagnóstico exige extrema atenção pelo Médico, já que é possível que haja sintomas atípicos como asma. Sugiro ao leitor que veja minhas respostas sobre o assunto neste site, para entender melhor a Doença de Refluxo de modo geral.

Obstipação intestinal(intestino preso) - assim como em adultos, crianças muitas vezes assustam seus pais por ter intestino preso. E podem até mesmo ter consequências como fissuras anais. Pode haver bastante ansiedade na hora da evacuação, tanto nos pais quanto nas crianças. Já vi casos que a criança percebe essa ansiedade nos pais, de modo inconsciente, e tenta fazer do momento de evacuar um momento para chamar a atenção dos pais.

DOR ABDOMINAL RECORRENTE

É uma queixa relativamente frequente. Muitas vezes há dificuldade em estabelecer se a dor é orgânica(causada por doenças como úlcera, gastrite, duodenite, por exemplo) ou funcional (causada por doenças onde o funcionamento, por exemplo a motilidade, está alterada).
Nesse caso, pode haver problemas como dispepsia funcional, síndrome do intestino irritável, enxaqueca abdominal, dor abdominal funcional da infância e
síndrome da dor funcional na criança.
Claro que a verificação se existem problemas orgânicos pode ser complexa, já que a criança tem peculiaridades até para fazer exames. Por exemplo, já fiz muitas Endoscopias em crianças e aprendi que devemos trata-las de modo firme, mas ao mesmo tempo delicado para conquistar sua confiança. Nunca tive maiores problemas, mas sei que são situações que demandam tempo e grande paciência por parte do Médico experiente.

Nos Estados Unidos praticamente todas as Endoscopias Pediátricas que participei eram feitas com ajuda do Médico Anestesista. Isso nem sempre é possível no Brasil. Por exemplo, nas minhas Atividades Humanitárias no Sertão eu não vejo crianças, pois sei que estas são peculiares. Ás vezes uma adolescente de 16 anos é bastante madura para fazer um exame endoscópico e se comportar bem. E as vezes um moço de 18 anos comporta-se querendo chamar a atenção e de modo imaturo.
Mais do que nunca, cada caso é um caso. Não há casos iguais.

Resumo

As doenças Gastrointestinais na Criança são fascinantes, mas por vezes difíceis de investigar e tratar.
A criança não é um adulto em miniatura, e tem suas peculiaridades.
Isso exige do Médico que vá fazer essa especialidade a necessidade de uma formação de alto nível, aliada á Experiência e grande intuição de como tratar a ansiedade da criança e de seus pais.
Isso não é fácil de conseguir e demanda anos de estudo contínuo.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre Gastrites, Refluxo, Hernia de Hiato, Hemorróidas, Intestino Preso, Intestino Irritável, sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos

2) aos muitos que perguntam: atualmente não faço atendimento de Gastro Pediatria (pessoas de menos de 18 anos). Tive formação específica na Johns Hopkins University e, na época, os Hospitais desse local tinham ganho o Prêmio de Melhor Hospital dos Estados Unidos por 5 anos seguidos. É um local de alto nível.
Mas atender crianças significaria ter de adaptar todo meu atendimento para isso, o que é impossível neste momento.

3) CONSULTAS ONLINE (de modo parcial)
Devido aos muitos pedidos no Whats, faremos Consultas Online em dezembro, mas de modo parcial:
- não temos vagas para ver todos os que pedem. As consultas só são feitas se o Médico está em boas condições físicas. Ou seja: não está nas Atividades Humanitárias no Sertão, em trânsito ou nas Atividades Filantrópicas.
- quem administra todos os aspectos das Consultas é a ABEA Filantropia.
- não é possível marcar consultas pelo Doctoralia. Há muito perdemos a confiança no Doctoralia, apesar do sucesso de público que nos lê (milhoes de pessoas)
- a única forma de pedir uma Consulta Online é mandar um email para a abea. filantropia. O email está no google.
- Todos os valores das Consultas Online são doados á ABEA Filantropia. Ela é que emite os recibos.
- Faremos esse teste durante Dezembro

3) Bem importante:

NAO HAVERÁ ATENDIMENTO TELEFONICO NA CLINICA
nas proximas 2 semanas.

Não quero frustrações nos meus (queridos) pacientes

Por favor, não nos contate nesse período.

Caso queira mais informações, pode nos acrescer no Whats, é o mesmo número da clínica. Ficarei muito honrado se nos acrescentar !