Meu exame de cortisol Salivar pela manhã deu 0,204 ug/dL , está normal ou baixo demais? obrigada

2 respostas
Meu exame de cortisol Salivar pela manhã deu 0,204 ug/dL , está normal ou baixo demais? obrigada
Bom dia, a coleta do exame salivar deve ser feita a meia noite. Pois os níveis de cortisol se alteram ao longo do dia, geralmente estando com níveis maiores durante a noite e inicio da manhã, no cortisol sérico.
Para colher corretamente você deve seguir sua rotina normal, incluindo horário que costuma dormir, levantar às 0:00horas e realizar a coleta. O cortisol salivar é um método preferencial para mulheres usando anticoncepcional o que pode contribuir para aumenta-lo. Já a coleta pela manhã é comumente feita na como cortisol sérico basal, coletado no sangue.

A análise do cortisol salivar é uma ferramenta valiosa para avaliar a função adrenal, especialmente porque o cortisol desempenha um papel crucial na resposta do corpo ao estresse, no metabolismo dos nutrientes, na regulação inflamatória e no ciclo sono-vigília. Os níveis de cortisol variam ao longo do dia, sendo tipicamente mais altos pela manhã logo após o despertar, diminuindo gradualmente ao longo do dia.

Para interpretar corretamente o seu resultado de cortisol salivar de 0,204 ug/dL, é importante considerar os valores de referência específicos do laboratório onde o exame foi realizado, pois pode haver variações nos métodos de análise e nos valores considerados normais. De maneira geral, os níveis de cortisol salivar pela manhã devem estar mais elevados, refletindo o pico matinal do cortisol, mas o que é considerado "normal" pode variar.

Se o seu resultado estiver abaixo do intervalo de referência normal para o período da manhã, isso pode indicar uma produção insuficiente de cortisol, uma condição conhecida como insuficiência adrenal ou, em casos mais graves, doença de Addison. No entanto, a interpretação desses resultados deve ser feita dentro de um contexto clínico mais amplo, levando em conta seus sintomas, histórico médico e outros exames.

Na medicina integrativa, a avaliação de um possível desequilíbrio no cortisol vai além da simples medição dos níveis hormonais. Considera-se também o estilo de vida, o nível de estresse, a alimentação, o padrão de sono e outros fatores que podem influenciar a saúde adrenal e o equilíbrio hormonal. Estratégias para gerenciar o estresse, melhorar a qualidade do sono, ajustar a dieta e, quando necessário, suplementação específica, podem ser recomendadas para ajudar a normalizar os níveis de cortisol e melhorar o bem-estar geral.

É fundamental que você discuta seus resultados com um profissional de saúde que possa interpretá-los no contexto de uma avaliação clínica completa. Este profissional pode recomendar exames adicionais, se necessário, e orientar sobre as melhores estratégias de tratamento ou ajustes no estilo de vida que possam ser benéficos para você. Lembre-se, a abordagem integrativa busca não apenas tratar os sintomas ou alterações laboratoriais isoladamente, mas melhorar a saúde e o bem-estar de forma holística.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.