Meu exame TSH ULTRA SENSIVEL 0,30 microUI/mL, tenho 43 anos, tenho alguma alteração?

2 respostas
Meu exame TSH ULTRA SENSIVEL 0,30 microUI/mL, tenho 43 anos, tenho alguma alteração?
Não da para fechar diagnostico somente com esse exame. Está alterado porém é preciso novos exames para avaliação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um resultado de TSH ultra sensível de 0,30 microUI/mL está na extremidade inferior do intervalo de referência para a maioria dos laboratórios, que geralmente varia de cerca de 0,4 a 4,0 microUI/mL. No entanto, é importante notar que os intervalos de referência podem variar ligeiramente de um laboratório para outro e devem ser interpretados no contexto de sua saúde geral, sintomas e histórico médico.

Um TSH baixo pode indicar uma condição conhecida como hipertireoidismo, onde a tireoide está produzindo mais hormônios tireoidianos do que o necessário. O hipertireoidismo pode causar uma variedade de sintomas, incluindo, mas não limitado a, perda de peso inexplicada, ansiedade, palpitações cardíacas, intolerância ao calor, aumento da sudorese, tremores nas mãos e alterações no ciclo menstrual.

No entanto, um valor de TSH ligeiramente abaixo do normal nem sempre significa que há um problema significativo. A avaliação da função tireoidiana é complexa e geralmente envolve a consideração de outros hormônios tireoidianos, como T4 livre e T3 livre, para obter um quadro completo. Além disso, fatores temporários, como doenças agudas, certos medicamentos e variações na medição, podem afetar os níveis de TSH.

Se você tem 43 anos e seu TSH está ligeiramente abaixo do intervalo normal, mas você não está experimentando sintomas significativos, seu médico pode simplesmente recomendar monitoramento ao longo do tempo com repetição dos exames. Se houver sintomas de hipertireoidismo ou se outros exames de tireoide (como T4 livre e T3 livre) confirmarem alterações, pode ser necessário um tratamento específico.

O tratamento para o hipertireoidismo varia de acordo com a causa subjacente e a gravidade dos sintomas, podendo incluir medicamentos antitireoidianos, terapia com iodo radioativo ou, em casos raros, cirurgia tireoidiana.

É importante discutir seus resultados e quaisquer sintomas que você esteja experimentando com seu médico, que pode avaliar a necessidade de exames adicionais ou encaminhamento a um endocrinologista para uma avaliação mais detalhada e orientação sobre o tratamento, se necessário.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 305 perguntas sobre Synthroid
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.