Meu filho,6a e meio,tem extrema dificuldade c alguns fonemas do "r", por ex."pra";"bra","tra","bri"(ñ

12 respostas
Meu filho,6a e meio,tem extrema dificuldade c alguns fonemas do "r", por ex."pra";"bra","tra","bri"(ñ consegue falar o "r") e muita dificuldade com a família do "g" (ga..)q troca pelo "d" e o "c"(cá...)q troca pelo "t".A língua dele não consegue emitir esses sons. Que problema pode ser? Como tratar?
Ola amigo(a). Ao levar ao fonoaudiólogo, uma avaliaçao inicial será feita analisando os aspectos de fala, audição, motricidade orofacial e linguagem. No caso de trocas na fala, qualquer um desses aspectos pode estar alterado, ou todos. Aos 6 anos de idade a criança já encerrou o processo de aquisição de linguagem, que começou lá atrás, por volta dos 6 meses de idade. É necessário voce buscar o quanto antes o tratamento fonoaudiológico para a criança nao ficar prejudicada em outros aspectos, como na alfabetização. Boa sorte e tudo de bom para voces.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O seu filho apresenta trocas na fala e deve ser avaliado por um fonoaudiólogo, uma vez que, com essa idade todos os fonemas já devem ser articulados corretamente. O teste da Linguinha, avaliação da Motricidade Oral, de Audição e de Linguagem devem ser realizados e a terapia fonoaudiológica certamente será recomendada.

Seu filho apresenta uma dislalia, ou seja, uma troca de fonemas na fala. Recomendo que faça uma avaliação fonoaudiológica e inicie um tratamento o quanto antes, pois nessa faixa etária inicia-se o processo de aquisição de leitura e escrita (alfabetização). Durante esse processo, a criança escreve o que fala. Se fala errado, a escrita acaba ficando também alterada.
Atenciosamente,
Fabiana Martins Ribeiro

Mãezinha, olá!
Seu filho apresenta desvios fonológicos, que são essas trocas na fala, precisa passar por uma avaliação com Fonoaudiologa para saber a causa, se é apenas uma dificuldade em realizar os movimentos, ou se há alguma alteração motora. Um abraço!

Olá, sugiro que você realize uma avaliação o quanto antes com um fonoaudiólogo especializado em fala e linguagem. Somente esse profissional poderá verificar se a alteração trata-se de um desvio fonético ou desvio fonológico por exemplo podendo assim estabelecer a melhor conduta terapêutica para o caso do seu filho. Espero ter ajudado! Abraços.

Sugiro agendar uma avaliação audiológica completa [audiometria tonal, audiometria vocal, testes imitanciométricos e Avaliação do Processamento Auditivo Central]. Após essas avaliações poderemos lhe encaminhar para a fonoaudióloga especialista que melhor vai atender esse caso em especial. Assim, também sua criança estará com uma conduta melhor direcionada, otimizando o tratamento.

Olá! Sugiro que procure o quanto antes avaliação fonoaudiológica devido a idade de seu filho que ainda apresenta erros na fala. Visando minimizar o impacto negativo na interação social dele no cotidiano e para que os erros da fala não passem para a escrita. Asseguro que não haverá melhora da fala espontaneamente e sim através de fonoterapia. Abs

Verifique como está a audição e o desenvolvimento de linguagem. Se ele possui incapacidade ou incompetência muscular para produção de sons será verificado em avaliação. O profissional fonoaudiólogo é determinante para o caso. Talvez envolva fonoaudiólogos especialistas em linguagem e motricidade orofacial.

Passe por uma avaliação fonoaudiológica para que seja feito um diagnóstico e escolhida a melhor conduta. Boa sorte.

Olá, é muito importante que você leve o seu filho para uma avaliação completa de comunicação e linguagem, com um fonoaudiólogo especializado. A razão das trocas e omissões de fonemas podem ser inúmeras, por isso uma avaliação detalhada irá ser muito mais efetiva na terapia. Acho interessante fazer uma avaliação de processamento auditivo; esse exame identifica como o nosso cérebro processa o som. Ele é diferente da avaliação auditiva, que avalia se estamos ouvindo bem. O exame do PAC (Processamento Auditivo Central) avalia o que fazemos com o som que ouvimos. É muito bacana porque analisa individualmente as 12 tarefas do cérebro com relação ao som e identifica as que precisam de maior estímulo. Geralmente é útil associado as estratégias de terapia para aquisição da consciência fonológica. Boa Sorte.

Procure um especialista na área de fonoaudiologia que assim ele será submetido a uma avaliação e tratamento adequados ao seu quadro. As dificuldades serão vencidas e ele ficará muito bem.

Olá !!! Uma criança com 6 anos já produz todos os sons da fala . Essas dificuldades podem interferir na sociabilização e no desenvolvimento da linguagem escrita de seu filho .Sugiro uma avaliação fonoaudiológica para se detectar todas as dificuldades da linguagem oral ,incluindo a fala, e as possíveis causas do problema.

Especialistas

Israelle Carla Costa

Israelle Carla Costa

Fonoaudiólogo

Manaus

Jonatan De Moraes Bandeira

Jonatan De Moraes Bandeira

Fonoaudiólogo, Psicopedagogo

Patrícia Jorge

Patrícia Jorge

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Raquel dos Santos Fernandes Lutgens

Raquel dos Santos Fernandes Lutgens

Fonoaudiólogo

Americana

Eliane Mauro Santiago

Eliane Mauro Santiago

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Simone Zveiter Spilborghs

Simone Zveiter Spilborghs

Fonoaudiólogo

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Alterações da linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.