Meu filho de 6 anos Apresentou um quadro febril (38 graus) e sonolência as 20hs da noite. Dei Paracetamol

3 respostas
Meu filho de 6 anos Apresentou um quadro febril (38 graus) e sonolência as 20hs da noite. Dei Paracetamol e a febre baixou, 6 hs depois voltou a subir. Não possui nenhuma dor. O term.infrav. na testa e o digital axilar registram a mesma temp. Quando utilizo o term. no ouvido dá 38,8! Será otite? O que recomendam fazer?
Dra. Geovana Hirata
Pediatra, Pneumologista pediátrico
São Paulo
Boa tarde...
A cabeça é o local onde mais perdemos calor, por isso que quando usa esse tipo de termômetro de orelha pode dar uma temperatura acima do normal e real, é esse aumento não tem relação com otite... orientaria usar SEMPRE o axilar, mais confiável...
E seu filho estiver com bom estado geral, sem cansaço, sem manchas pelo corpo, oriento esperar 48h do inicio da febre para levar ao médico... ainda não deve ter aberto o quadro clínico por completo...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A medida realizada com termômetro timpânico (no ouvido) geralmente mostra temperatura mais elevada do que a medida com termômetro axilar, essa diferença de valores é portanto, normal. O diagnóstico de otite só pode ser feito pelo médico, avaliando as condições da membrana timpânica, e não pela presença de febre apenas.
Dr. Orlei Kantor Junior
Pneumologista, Pneumologista pediátrico, Médico clínico geral
Curitiba
A temperatura de 38ºC é febrícula e não deve receber medicamento, apenas banho morno e diminuição da roupagem! A febre em pacientes que apresentam BOM ESTADO GERAL (come, brinca, dá risada, etc.) não deve receber medicamento! Os medicamentos apenas quando o paciente está abatido e se o banho e a retirada da roupagem, não forem suficientes! Deve-se esperar 4 horas para a medicação fazer efeito! Colocar o termômetro de meia em meia hora somente gera estresse para o paciente e para a mãe! Os termômetros de ouvido medem a quantidade de infravermelho da região e é mais alta. Porém, nas hipotermias esta técnica não é aconselhável!

Especialistas

Fernanda Wagner Fredo

Fernanda Wagner Fredo

Pediatra

Curitiba

Marinna Bárbara

Marinna Bárbara

Pediatra

Campos Dos Goytacazes

Ana Laura França

Ana Laura França

Pediatra

Luziânia

Luiza Moulin Marino

Luiza Moulin Marino

Pediatra

São Paulo

Nathalie Moura

Nathalie Moura

Pediatra

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 400 perguntas sobre Febre em crianças
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.