Meu filho de 7 anos está com o triglicérides a 127 mg/dl e o valor de referência para idade é de inf

5 respostas
Meu filho de 7 anos está com o triglicérides a 127 mg/dl e o valor de referência para idade é de inferior a 75. Um médico disse que está normal já outro médico disse que está alto e ele precisa fazer uma dieta rigorosa e inclusive me passou a receita. Porém meu filho é autista e tem seletividade alimentar e não come muitas coisas mas ele come bem verduras. O que posso fazer para ajudar a diminuir esse triglicérides?
Olá! Tudo bem? É comum o aumento dos triglicerídeos em crianças autistas, ainda mais com a presença da seletividade alimentar. Recomendo que você busque ajuda de uma nutricionista infantil para realizar sessões de terapia alimentar e tratar a seletividade. Assim, consequentemente a alimentação ficará mais equilibrada e variada, e os exames irão melhorar. Uma dieta restrita para uma criança seletiva de 7 anos não é a melhor opção, devemos buscar tratar a causa do problema. Estou à disposição para qualquer dúvida!

Olá ! O ideal para a faixa de idade seria < 75 mg/dL , procure fazer trocas saudáveis dentro do que ele aceita, como os alimentos integrais, limitar o consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos , bolachas recheadas e bolinhos prontos. Sugiro um acompanhamento nutricional para questão da seletividade e redução dos triglicerídeos. Fico à disposição para ajudar!
O nível de triglicérides no sangue de 127 mg/dl é considerado relativamente baixo para adultos, mas pode ser considerado alto para uma criança de 7 anos, especialmente se o valor de referência para a idade for inferior a 75 mg/dl. É possível que alguns médicos tenham diferentes critérios de avaliação, o que pode levar a interpretações distintas dos resultados.Lembre-se de que cada criança é única, e é importante trabalhar em conjunto com profissionais de saúde para desenvolver um plano alimentar que seja adequado e seguro para o seu filho, considerando suas necessidades nutricionais e condição de saúde. Um nutricionista especializado em pediatria pode ser um recurso valioso para ajudar a elaborar uma dieta adequada e ajustada às preferências alimentares do seu filho.Evite alimentos processados e ricos em açúcar: Reduza a ingestão de alimentos processados, bebidas açucaradas, doces e alimentos com alto teor de gordura saturada e trans.

Aumente a atividade física: Incentive seu filho a praticar atividades físicas regulares, como brincadeiras ao ar livre, esportes ou outras formas de exercício.

Adaptação às preferências alimentares: Dado que ele tem seletividade alimentar, tente incluir alimentos ricos em ômega-3 (como peixes gordurosos), que podem ser benéficos para a saúde cardiovascular. Você também pode consultar um nutricionista para desenvolver um plano alimentar que atenda às necessidades nutricionais específicas do seu filho.

Considerar suplementação: Se necessário, discuta com o médico ou nutricionista a possibilidade de suplementação de ômega-3 ou outras vitaminas e minerais relevantes para a saúde do seu filho.

Acompanhamento médico: Certifique-se de fazer acompanhamento médico regularmente para monitorar a saúde do seu filho e verificar os níveis de triglicérides.
Os triglicerídeos elevados podem estar refletindo algo maior: resistência à insulina e possível maior risco para pré-diabetes ou diabetes. É importante avaliar o ganho de peso, corrigir sedentarismo e cuidar para reduzir a ingestão de açúcar e refinados. Mesmo em casos de seletividade alimentar, é possível reduzir gradativamente. É necessário ter paciência.
Um suplemento que ajuda muito a reduzir os triglicerídeos é o óleo de peixe (ômega-3), mas a dose precisa ser vista com um profissional. Existe a possibilidade de suplementar o óleo (líquido) com sabor de frutas que pode ser incorporado a alguns alimentos ou aquelas gomas (parecem balas) que têm óleo de peixe.
Para ajudar a diminuir os níveis de triglicérides do seu filho, que são um pouco elevados, considerando a seletividade alimentar dele, você pode adotar algumas estratégias. Inclua mais alimentos ricos em fibras na dieta, como frutas, legumes, grãos integrais e leguminosas. As fibras ajudam a reduzir os níveis de triglicérides. Evite alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes e alimentos processados, pois o excesso de açúcar pode aumentar os níveis de triglicérides. Incorpore alimentos ricos em ômega 3, como peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum), que podem ajudar a reduzir os triglicérides. Se seu filho não gosta de peixe, você pode considerar suplementos de ômega 3. E foque principalmente em promover a prática de atividade física, incentivando seu filho a se movimentar mais, seja através de brincadeiras ao ar livre, atividades recreativas ou esportes adequados à idade e às preferências dele.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!